Estou voltando na saga das postagens depois de alguns problema pessoais que me deixaram menos disposto a seguir minha vida e minha rotina. Também estou com problemas porque minha câmera digital não chega logo, comprei uma nova rs, então como acredito que fotos formam uma compreensão maior, não tenho postado muitos nesses dias que se passaram.
E hoje eu venho com uma dúvida da maioria das pessoas que me mandam email ou em redes sociais me perguntando sobre a nossa querida Etapa de Reconstrução do cronograma capilar das 3 etapas.
Como observei a necessidade da Etapa de Reconstrução ser explicada mais a fundo, resolvi fazer uma postagem que pudesse solucionar as variadas perguntas dos leitores do blog a respeito desse precodimento.
Então começaremos pelo princípio básico da dúvida da maioria das pessoas. O que faz a reconstrução capilar nos fios e qual a frequencia de cuidados que eu devo tomar com esta etapa de tratamento?
Para responder essas perguntas precisamos entrar na explicação da estrutura da fibra capilar para saber como atua as proteínas e porque vocês as utilizam nesse processo. Farei isso de uma forma simples e clara, sem muitos dados químicos para que todos possam entender porque fazemos a etapa de reconstrução nos fios.
Sabemos que a fibra "Cabelo" capilar consiste e se compõem-se de:
90% da proteína queratina que contém, na sua estrutura, 18 aminoácidos.
8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico.
2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.
Então levamos pelo dado técnico de que os cabelos têm 80% a 90% de sua composição na forma de proteínas, estas por sua vez são produzidas por nossas células do couro cabeludo usando como matéria-prima os aminoácidos.
Mas existem fatores que mexem nessa cadeia de aminoácidos e proteínas totalmente essencias aos cabelos, que acabam por enfraquece-los, deixando quebradiços, finos e com queda. E quais procedimentos mexem nesses fatores essenciais aos fios?
O envelhecimento do corpo, estresse emocional elevado, alimentação desregulada "Lembre-se que seu corpo absorve proteínas que são ingeridas pelo seu corpo, até seus fios" processos químicos e fontes intensas de calor.
Quando você está a merce desses procedimentos, que acabam por retirar proteínas dos fios, é que sentimos a necessidade de realizar uma reconstrução capilar. Porque a reconstrução capilar nada mais é que uma reposição de proteína que compoem 90% da estrutura dos fios, então sua reposição é essencial e vital para que seu cabelo não fique fino, quebradiço ou caia.
Por enquanto tudo perfeito e claro para todos não acham? Só que o problema principal da reconstrução é que cada cabelo possuí uma necessidade diferente de proteína avaliando sua exposição a esses fatores que enfraquecem os fios.
Pela lógica, todo cabelo sobre esses fatores adversos de química precisaria de queratina para repor, mas na prática não é exatamente assim que as coisas funcionam, e outras proteínas e aminoácidos serão necessários para repor o que foi perdido, focar somente na queratina talvez não traga os resultados necessários para ter fios saudáveis.
É exatamente nessa questão que entra a complexidade capilar e aquele velho e grande ditado "Cada cabelo uma senteça e o que funcionou para mim pode não funcionar para você"
Porém com conhecimento e sensibilidade com os fios podemos achar um equilíbrio do que cada pessoa precisa exatamente nessa etapa.
Mas ronaldo como podemos identificar as substâncias e componentes reconstrutores nos produtos de cosméticos para cabelos?
Essa não é uma questão simples, porque além de você ter que ler o rótulo atrás do produto, terá que identificar as proteínas que estarão em sua maioria em inglês. Mas eu estou aqui para dar um esclarecimento maior sobre os componentes protéicos afim de que todos possam com clareza saber se aquele produto é reconstrutor.
Aqui está uma lista feita das principais proteínas necessárias aos fios, assim como seus aminoácidos, em inglês e traduzida para que todos possam compreender.
Protéinas Presentes nos Produtos para Reconstrução Capilar
Hydrolyzed Keratin (Keratina Hidrolizada)
Hydrolyzed Collagen Protein (Proteína Hidrolizada do Colágeno)
Hydrolyzed Rice Protein (Proteína Hidrolizada do Arroz)
Hydrolyzed Corn Protein (Proteína Hidrolizada do Milho)
Hydrolyzed Oats (Proteína Hidrolizada da Aveia)
Hydrolyzed Silk Protein (Proteína Hidrolizada da Seda)
Hydrolyzed Soy Protein (Proteína Hidrolizada da Soja)
Hydrolyzed Wheat Protein (Proteína Hidrolizada do Trigo)
Creatine, arginine, cysteine (Creatina, Arginina, Cisteina)
Silk Amino Acids (Aminoácidos da Seda)
Silk Protein (Proteína da Seda)
Soy Protein (Proteína da Soja)
Wheat Amino Acids (Aminoácidos do Trigo)
Wheat Protein (Proteínas do Trigo)
A maioria das proteínas utilizadas em produtos capilares são hidrolisadas, um método químico de quebrar a estrutura de grandes dimensões da proteína para um fragmento menor da estrutura primária. Estes fragmentos de proteína ou aminoácidos são de melhor absorção no córtex do cabelo, por isso a maioria das proteínas são hidrolizadas em nossos produtos capilares.
Depois de conhecer as proteínas está na hora de compreender quais proteínas tem um perfil extremamente reconstrutor e quais proteínas dão fortalecimento, mas se focam em outras funções importantissímas aos cabelos, como por exemplo auxiliar na retenção de hidratação nos fios.
Queratina Hidrolizada ou Queratina: Compõe 90% da fibra capilar, é a proteína mais essêncial e importante para a manutenção e saúde dos fios, responsável pelo fortalecimento e vitalidade. Por ser uma proteína de caráter essencial para a vitalidade dos fios, sua ausência causa quebra, queda e outros fatores de enfraquecimento dos fios. Considero uma proteína de cárater sempre ligado a reconstrução capilar em qualquer ocasião, para pessoas que possuem os cabelos quimicamente tratados, um cronograma que reponha sempre essa proteína é extramente necessário para sua necessidade, porque quanto mais processos quimícos, mais perca de queratina você perderá e consequentemente mais queratina você terá que repor.
Proteína Cisteína: A cisteína está presente como um aminoácido dentro dos ligamentos da Queratina, por isso tem papel fundamental na reestruturação dos fios, assim como sua forma e sua saúde. Por ser um aminoácido ligado na função de unir as pontes cisteínicas, é exatamente nos processos químicos que essas pontes são quebradas dando novas formas ao fio, e assim compreendemos que esses processos químicos causam um defect nesse aminoácido e consequentemente afetando a proteína queratina e toda sua funcionalidade aos fios. É uma proteína de nível essencial aos fios, porque está ligado nas estruturas da queratina e sua reposição é necessária para a volta da vitalidade e formas dos fios.
Proteína Hidrolizada de Colágeno ou Colágeno: É rico em aminoácidos essenciais à manutenção do equilíbrio fisiológico dos cabelos, e portanto, é indicado como agente de performance em condicionamento, maciez e suavidade, principalmente os cabelos danificados por processos químicos, como tingimento, descoloração, permanentes, sol ou poluição em excesso. Age aumentando a resistência dos fios de cabelo e estas agressões e dá elasticidade ao mesmo.
Proteína Creatina: A creatina é um aminoácido que compõe a queratina dos cabelos. É uma importante proteína que constitui a fibra capilar. Sua ação nos cabelos é reparadora e diminui danos causados aos fios tanto por ações mecânicas (escovação dos cabelos, chapinha, secador), como químicas (alisamentos, relaxamentos, colorações e descolorações dos fios). Por ser uma partícula menor que a queratina, a creatina penetra mais facilmente no interior da fibra capilar. A Creatina estimula o poder da Queratina em suas várias capacidade de reconstrução capilar.
Proteína Arginina: A argina é um dos aminoácidos essenciais que compõem a formação da queratina, ela compõe 9% do peso molecular da queratina, constituindo o catalisador que une os restantes aminoácidos para criar uma molécula que é a base de um cabelo resistente, saudável e brilhan
A arginina tem uma carga eléctrica duplamente positiva, e como tal é atraída exactamente para as zonas com maiores estragos, porque estas têm cargas eléctricas negativas. Ou seja: o cabelo estragado “atrai” a quantidade exatamente necessária para se reparar.
Proteínas Hidrolizadas do Trigo ou Proteína do Trigo : É responsáveis por promover a recuperação de cabelos danificados. Age formando um filme sobre os fios impedindo a perda de água e diminui a porosidade das escamas dos fios de cabelo. Auxilia no tratamento dos fios melhorando a maleabilidade, intensifica o brilho dos cabelos. A presença do glúten (glutenina e gliadina) constituinte da proteína do trigo, promove o reparo das ligações de ponte de enxofre da queratina natural dos cabelos, reestabelecendo a saúde dos fios.
Esclarecimentos sobre as proteínas acima: Considero as proteínas acima de caráter reconstrutor vital e necessário para os fios, porque essas são as que mais possuem finalidades características de reconstrução verdadeiramente. Porém existem grandes excessões nessa analise e vou dar a vocês dois porques esses componentes podem variar nas composições e podem auxiliado a outras substâncias se enquadrarem para etapa de hidratação e nutrição.
Primeiro: Para um produto ser uma composição elaborada especificamente em reconstrução, os ingredientes da composição precisam ser concentrados e balanceados na proteína que irá fazer essa reconstrução capilar, lembrando que o Colágeno e a Arginina são reconstrutores de caráter leve, aonde auxiliam mais na elasticidade e fortalecimento dos fios.
Então muitos produtos capilares possuem leves concentrações de proteína, como a Hidramax Colágeno, que tem pouca concentração dessa proteína e o restante dos componentes são hidratantes, que acaba por tornar o produto Hidratante e não Reconstrutor.
Segundo: A maioria dos produtos extremamente focados para reconstrução possuem em sua composição mais de uma proteína essencial para o fortalecimento dos fios, por isso podemos ver produtos com Queratina e Cisteína, Queratina e Proteína do Trigo, Creatina e Proteína do Trigo e assim por diante, e essa ligação de mais de uma proteína em sua composição torna o produto de caráter reconstrutor, por exemplo a Amend Anti Age que possue Creatina e Proteína do Trigo em sua composição tornando-a reconstrutora.
Grupo das Proteínas para Auxílio da Hidratações e Nutrições
Proteína Hidrolizada do Arroz, Proteína Hidrolizada do Milho, Proteína Hidrolizada da Aveia, Proteína Hidrolizada da Seda, Proteína Hidrolizada da Soja.
Essas proteínas possuem caracteristicas semelhantes nos produtos capilares, por isso acabei por definir ela como proteínas hidratantes que possuem um resultado e características diferentes das outras proteínas ou aminoácidos essencias para uma reconstrução capilar. Por isso apesar de toda proteína ser considerada reconstrutora, essas em especial, acabam por ajudar na hidratação dos fios e também na absorção nas duas etapas que antecedem a reconstrução capilar.
Há muitos relatos sobre o poder dessas proteínas potencializaram o aumento da absorção dos cabelos na etapa de Hidratação e Nutrição, e até ajudarem na hidratação e condicionamento dos fios em suas várias aplicações. Como analise pessoal essas proteínas são excelentes, em uma rotina semanal ou quinzenal, para trazer resultados hidratantes e fortalecer seu cronograma capilar.
Um bom exemplo de produto, no caso uma Máscara da Bioextratus de Shitake, com esse perfil de proteínas.
Composição da Máscara BioExtratus Shitake
Estou dando o exemplo de quatro máscaras que são consideradas reconstrutoras, e vamos analisar juntos se elas são realmente para essa função e se elas fazem o prometido em cabelos que necessitam de proteínas e outros cabelos que precisam de uma reposição proteíca mais moderada.
Obs: Colocarei em negrito os componentes mais importantes e diferentes de cada Máscara considerada Reconstrutora.
Loreal Elseve Reparação Total 5
Composição: Acqua/water, Behentrimonium Chloride, Stearyl Alcohol, Glycerin, Cetyl Alcohol, Elaeis Guinensis Oil, Palm Oil, Hydrocyethylcellulose, Stearamidopropyl Dimethylamine, Chlorhexidine Dihydrocloride, Limonene, 2-Oleamido-1,3-Octadecanediol, Alpha-Isomethylinone, Octyldodecanol, Methylparaben, Citric Acid, Buthylphenyl Methylpropional, Citronellol, Hexyl Cinamal, Glyceril Linoleate, Glyceryl Oleate, Glyceril Linolenate, Parfum/Fragrance.
Você não vê nenhuma proteína tipicamente reconstrutora como os 3 reis "Apelido para as proteínas de reconstrução mais importantes", Queratina, Creatina, Cisteína na composição então se meu cabelo sofresse agressão de alguma química essa máscara tomaria conta do recado? Resposta Sincera NÃO
É uma boa composição mas precisaria ser potencializada com Queratina Liquida
Amend Anti Age
Composição: Aqua(Water), Cetearyl Alcohol/Behentrimonium Methosulfato, Cetearyl Alcohol, Ethylhexyl Stearato, Dibutyl Adipato, Cetrimonium Chloride, Hydrolyzed Wheat Protein. Amodimeticone/C11-15 Pareth-7/Laureth-9/Glycerin/Trideceth-12, Parfum, Tocopheryl Acetato, Dissodium EDTA, BHT, Creatine, Methylchloroisothiazolinone/ Methylisothiazolinone.
Duas proteínas para reconstrução nessa Máscara da Amend, a Proteína Hidrolizada de Trigo e a Creatina, ambas reconstrutoras, o que faz ser tipicamente considerada uma Máscara Reconstrutora para ser utilizada de acordo com as necessidades dos fios, de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias =p
Kerastase Age Recharge
Composição: Aqua/Water, Hydroxypropyl Starch Phosphate, Quaternium-87, Stearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Amodimethicone, Candelilla Cera/Candelilla Wax, Methylparaben, C11-15 Pareth-7, C12-16 Pareth-9, Glycerin, Trideceth-12, Tocopheryl Acetate, Citric Acid, Chlorhexidine Dihydrochloride, Hydroxypropyltrimonium Hydrolyzed Wheat protein, 2-Oleamido 1,3-Octadecanediol CI 42090/ Blue 1, CI 19140/ Yellow 5, Fragrance.
Para uma Máscara reconstrutora desse nível é muito pouca proteína importante para suplir a carencia de um cabelo quimicamente tratado, com certeza o seu foco estão nas ceramidas, em componente nutritivos e um toque de proteína hidrolizada de trigo, que sozinha não consegue fazer o papel reconstrutor sozinho.
Ao meu ver teria que ser potencializada com Queratina Líquida para dar o efeito e reposição esperada de uma etapa de Reconstrução.
Seda Keratinology
Composição: Não tenho mas olhei de relance no Mercado e ela tem uma concentração boa de Queratina e mais alguns componentes que auxiliam nessa reconstrução e por isso ganha a classificação de uma Máscara Reconstrutora por tudo que envolve sua aplicação. Não se esqueçam, quanto mais uma Máscara Reconstrutora mais ela vai suplir as carencia de um cabelo quimicamente tratado, mas para um cabelo natural isso poderá causar o efeito rebote de resssecamento, aspereza =p
Por enquanto é isso cacheados e cacheadas, qualquer dúvida sobre a etapa de reconstrução e como identificar produtos reconstrutores, mandem suas duvidas nessa postagem que terei total atenção para juntos iluminar um conhecimento e solução.
Fiquem bem
Deus ilumine a todos