27 de julho de 2013

.

Guru dos Cachos Responde: Óleo de Rícino em Excesso Causa Dor de Cabeça?



Buenas Noches Cacheadas e Cacheados, como está sendo o sabadão em casa? Haha passar sábado em casa é tenso, ainda bem que aqui está friu e jaja tem pipoca e filme com o meu amor uhullllllllll

Hoje a postagem é o quadro guru dos cachos responde, com uma dúvida que têm me preocupo bastante pela frequência que recebo nos meus emails, a respeito da utilização em excesso do óleo de rícino causando efeitos reversos na saúde, como dores de cabeça.

Podem perceber que a pessoa que me solicitou a dúvida, e várias outras meninas também me comentaram e relataram o mesmo, tiveram um pouco de reação adversa quanto usaram o óleo de rícino direto no couro cabeludo durante muitas vezes por semana em várias semanas, podendo observar resultados como dores de cabeça que não tinham.



Meu conselho para Grasiele Machado é que ele descontinue o uso de Óleo de Rícino no couro cabeludo por um tempo "Não será uma atitude permanente" somente para o couro cabeludo se recuperar desse excesso de vitaminas e nutrientes que o óleo de rícino proporcionava no couro cabeludo.

A dor de cabeça foi proveniente do Óleo de Rícino Em Excesso? Sim, acredito que o excesso do produto "4 vezes por semana é considerado muito" pode ter causado uma absorção do bulbo piloso de muitos nutrientes característicos do óleo de rícino e ter causado uma dor de cabeça local em quem estava utilizando o produto.

Mas ronaldo pode mesmo o couro cabeludo absorver tanto a ponto de dar um efeito adverso que prejudique a saúde?

Acredito fielmente que sim, não por nenhum dado científico ou por uma argumentação fundamentada, mas sim por causa que aquele ditado é bem aplicado até hoje "Tudo em excesso faz mal" e acredito que no caso de nossa amiga Grasiele, o problema foi exatamente ela ter aplicado o óleo de rícino muitas vezes por semana diretamente no couro cabeludo.

Como poderíamos explicar a dor de cabeça causada pelo óleo? É simples, o bulbo pilosos é que absorve nos nutrientes dos produtos e óleos e joga diretamente no sangue, já que  é ele que forma o cabelo e também se alimenta dos nutrientes. As propriedades do óleo de rícino são várias, mas acredito que ele, em excesso, ativou muito a circulação sanguínea do couro cabeludo a ponto de transmitir pequenas dores de cabeça.

O que causou isso foi exatamente a aplicação de um ótimo óleo vegetal em excesso, seguindo aquela regra de que tudo em excesso faz muito mal. Faço administração do óleo de rícino 1x por semana como umectação e nunca tive reações como dor de cabeça, mas quem usa o óleo mais de 3x por semana deveria tomar certas precauções.

Lembrando que temos que tomar precauções com qualquer produto em excesso, seja Ojon, Argan Abacate, Macadâmia, Rosa Mosqueta, Jojoba e afins , o segredo está em usarem eles em uma quantidade e aplicação segura.

Nossa ronaldo você está forçando, eu faço 5 umectações por semana com óleo de rícino e não sinto nada rs

Sei que sempre aparece algumas pessoas para falarem o contrário, meu intuito aqui é somente alertar que cada couro  cabeludo e cabelo é diferente, pode sim não ter feito mal a você de acordo com seu organismo, mas isso não quer dizer que não poderá fazer mal em excesso para outras pessoas. Se algumas pessoas me notificaram os mesmos sintomas e todas aplicavam  o mesmo óleo em excesso, minha obrigação é passar a informação certa e coerente ao caso.



O que a Grasiele deve fazer é parar de aplicar o óleo de rícino e também diminuir a quantidade de umectações ou massagem no couro cabeludo.

Troque de óleo vegetal "A diversidade de óleos vegetais com nutrientes são excelentes" e faça, no máximo, duas aplicações 'eu aconselho uma por mês até se recuperar" de óleo no couro cabeludo nas umectações ou massagens capilar, faça esse processo fechando 2 meses. Depois desse intervalo você pode voltar aos poucos a usar o óleo de rícino e observar qual resultado que ele tem na sua saúde e nos seus fios.

Se caso não sentir mais dor usando o óleo de rícino 2x "no máximo" por semana então você sabe que essa é a quantidade ideal de umectações ou massagens que você deve fazer por semana.

Fica de alerta o uso excessivo de qualquer componente em excesso ao nosso couro cabeludo, podendo prejudicar nossa saúde ou nossos cachos.

Já vi muitas pessoas realizarem saturação de proteínas e quebrarem a fibra capilar e deixar ela rígida e dura, já vi gente abusar da nutrição e ficar com o cabelo com caspa e oleoso todo ensebado. A única coisa que pode ser feita sem limites é Hidratação, já que reposição hídrica é uma reposição de água nos fios, e água é o maior bem da humildade =p

Só ressaltando todos que acompanham o blog sabem que meu intuito não é formular postagens polêmicas, estou somente alertando que a saturação pode acontecer com qualquer componente e qualquer produto, então sempre use as coisas com moderação para ter os resultados garantidos pelas pessoas e pelo produto.

Bom final de semana

Fique bem e deus ilumine