13 de agosto de 2013

.

Cachos Porosos, Extremamente Ressecados Precisando Remover Nós e Frizz? Com Mel + Ceramidas a Solução Existe


Buenas Noches Cacheados e Cacheadas como vocês estão?

Muitas pessoas me perguntam qual o principal tratamento que realizo quando eu faço meu retoque das luzes, e incrivelmente quando eu faço esse processo químico é que meus cabelos ficam propícios a porosidade, cachos extremamente ressecados, nós e o bendito frizz.

Exatamente por esses fatores que acontecem comigo logo após as luzes, resolvi fazer uma postagem do meu tratamento intensivo, e simples, que realizo para conseguir controlar e solucionar os problemas com porosidade e nós embolado os cachos.

Farei uma matéria especial sobre cachos com luzes em breve, mas nessa postagem irei somente abordar meu tratamento capilar que cuide e controle a porosidade e nós causados, não só pelas luzes, mas sim para qualquer pessoa que sofra desse tipo  de problema. Vamos lá pessoal?



Sim sim sim, essa é uma das únicas receitas caseiras que realizo e obtenho resultados satisfatórios com a aplicação dela em meus cachos. É fácil de fazer, suporta muito bem os resultados que quero obter, além de ser um produto barato e de fácil acesso.

Muita gente fica se perguntando porque o Mel é tão fundamental assim? A resposta também é totalmente simples, porque o mel é EXTREMAMENTE RICO EM CERAMIDAS, sendo totalmente vital para a nutrição do bulbo capilar e para o fortalecimento dos fios.

As pessoas as vezes brigam e discutem tentando compreender se a Ceramidas é Nutritiva ou Reconstrutora, e eu sinceramente não caio a mercê dessa disputa. 

Para mim a ceramidas pode ser tanto nutritiva quanto reconstrutora. Uma das funções primordiais da ceramidas é se unir sobre as micros escamas dos fios para selar o cabelo, impedindo a perca de nutrientes e deixa-los fortes.

Exatamente por isso que um cabelo poroso precisa de ceramidas, porque o cabelo poroso possuí DIFICULDADE em manter os nutrientes dentro da fibra capilar, então a ceramidas agindo como pequeno tijolos vai fazer a função de tentar manter esses nutrientes e fazer com que os cabelos fiquem mais fortes e saudáveis.

E a segunda maior função das ceramidas "Que nada mais é do que lipídeos"  é principalmente nutrir o bulbo capilar dando força e vitalidade aos fios, além de produzir naturalmente uma barreira protetora que auxiliaria os fios na hidratação e também em sua saúde capilar.

Por isso que a ceramidas é tão importante contra a porosidade, nós e frizz, porque esses três problemas estão envolvidos diretamente com a barreira lipídica de nossos cachos, e o que melhor repõem esses lipídeos que perdemos é nossa querida ceramidas.

Se vocês quiserem se aprofundar nessa questão, também tenho uma postagem aqui que fala muito bem de cabelos porosos e até dá várias dicas de máscaras podendo ser usadas nessa etapa capilar.

Podem perceber que sempre faço uma analise do que meus cachos precisam e uso aquilo que ele realmente está necessitando no momento. Então se o cacho está um pouco poroso e com nós essa é uma ótima receita para combater de vez seus problemas. Bora comigo?





Meu ritual capilar com mel e ceramidas funciona de uma maneira bem simples e fácil de ser utilizada, não é necessário produtos caros ou importados, você pode fazer com opções baratas que melhor possam atender as suas necessidade.

Vou descrever passo a passo como funciona esse ritual, mas pela foto já podemos perceber como é aplicado em cada etapa os produtos que selecionei para fazer esse tratamento. O que irei fazer é explicar como esses produtos funcionam e agem em comunhão entre si =p

Primeira Etapa: 



Minha escolha foi o Shampoo Creme de Lunablu que têm uma composição ótima, e também permite que a limpeza dos cachos seja realizado pela surfactante cocamidopropryl betaine, que é considerado um dos mais leves para realizar a limpeza do couro cabeludo e do comprimento.

O principal diferencial de ter escolhido esse shampoo é porque ele tem um PH baixo que vai favorecer muito em não agravar minha porosidade, além de fazer uma limpeza suave.

Sempre escolho um shampoo creme e não é a toa, o shampoo creme possuí uma capacidade e potencial muito grande de Hidratação, então além dele não remover nossa oleosidade natural ele ainda AJUDA a oleosidade natural a se desenvolver, e cachos precisam de sua oleosidade mais do que ninguém.

Esse perfil de shampoo também permite que os cachos não embolem, já suavizando os nós na lavagem com uma técnica chamada "Alinhamento dos Cachos" ao qual irei realizar uma matéria especial para explicar melhor como funciona.

Segunda Etapa: 



Já sabemos que escolhemos o mel para realizar o tratamento intensivo que ira combater os males que tanto estamos discutindo nessa postagem. Mas temos que aprender a aplicar o mel nos cachos para absorver o melhor desse produto em nossos fios. 

Então agora eu vou explicar como funciona essa etapa, fazendo uso de fotos para podemos compreender melhor como iremos aplicar e utilizar o Mel nos fios.


    
O segredo do mel sobre os cachos está exatamente na água como uma forma de moldar e selar esse nutriente dentro do cacho, fazendo o cacho ganhar forma e ainda receber todos os nutrientes do mel.

Porque o segredo está na água? Porque esse método deve ser utilizado com o cabelo encharcado, eu sei que a água dilui tudo que entra em contato com ela, de certa forma ela estaria diluindo o mel. Mas só quem tem cabelo cacheado sabe o quanto a água é importante para modelar o cacho e remover o frizz, e aplicar o mel encima da água vai permitir que o mel fique selado sobre o cacho preservando sua forma natural.

Um dos pontos negativos de se aplicar o mel em um cabelo semi úmido "Quase Seco" é que isso fará muita frisão nos cachos "Um cacho que já está danificado" e você irá perder toda a definição que o shampoo creme  e a água proporcionaram. Não queremos perder esses cachos definidos certo?

Por isso que aplico o mel sobre o cabelo encharcado, podem perceber que o cacho fica super definido "Sem frizz" e não tem tanta diluição do mel como imaginaríamos que estivesse só na teoria rs.



Enluvar é uma arte que requer prática todos os dias, o que potencializa o resultado e aplicação do mel. Então não tenha medo de pegar seus cachos com mechas e realizar aquele enluvamento intensivo que você sente seus cachos ficarem mole mole.

O ato de enluvar vai permitir maior definição dos cachos e também ir removendo os nós e o frizz.

Muita gente vai questionar como a aplicação do mel pode melhorar e reduzir os nós causados nos cabelos cacheados. Realizei alguns estudos "Farei postagem mais detalhada sobre isso" aonde avaliei e analisei que os cabelos cacheados que sofrem danos na barreira lipídica dos fios, seja por processos químicos como descoloração, coloração ou luzes, ou também descuidos de tratamento capilar, estão mais propícios a ficarem com nós sobre toda a extensão dos cachos.

Adivinha quem é prova viva desse estudo? Eu mesmo rs

Quando eu tinha cachos virgens "Coloração Preta" eu nunca tive um nó sequer nos cachos, podia ficar 5 dias sem lavar que eles nunca apareciam, meu cacho era tão simples que nem precisava desembaraçar.

Agora com minhas luzes "Que afeta minha oleosidade natural dos cachos" se eu me descuidar das nutrições e não repor essa oleosidade, os nós infestam nos meus cachos que chegam até ficar no comprimento.

Então o mel é um dos melhores tratamentos para os nós, porque ele permite regularizar esses lipídeos e suavizar e até remover os nós.
Faça o enluvamento do mel de modo a definir os cachos e aplicar em toda região e extensão dos cachos, permitindo visualizar uma melhoria nos nós.

Deixe o mel uns 10 minutos sobre os cachos para ele poder ser absorvido e vá para a próxima etapa do tratamento.

Terceira Etapa:



Para potencializar nada melhor do que usar uma Máscara a Base de Ceramidas que irá realizar um tratamento intensivo na fibra capilar. Já que estamos nos focando na ceramidas nesse tratamento, é importante usar uma máscara de ceramidas nessa etapa, ou então misturar ceramidas líquida numa Máscara com Poucos Ativos, para não haver problema de muitos ativos que possam tirar o foco da utilização da ceramidas.

Sei que muita gente não tem condições de comprar produtos tão caros, por isso se caso você não tiver, ou não querer, investir na Absolut Repair "Que na minha visão é a máscara mais potente que possuí ceramidas" você pode investir na Máscara da Elseve Reparação Total 5 que também possuí ceramidas "A mesma ceramidas patenteada da Loreal, porém em menor concentração" isso já vai permitir bons resultados.

A aplicação da Máscara será por cima  do Mel utilizado na etapa anterior. O intuito dessa técnica e fazer uma interação da Máscara com Mel e depositar o máximo de ceramidas sobre a fibra capilar, trazendo de volta nutrição e fortalecimento dos cachos.

Também enluvo a máscara sobre os cachos afim de obter melhor resultados, o importante é fazer a comunhão com máscara a base de ceramidas e mel.

Depois de enluvar deixe a Máscara por uns vinte minutos nos cachos, depois remova com água e vá para a próxima etapa.

Quarta Etapa:


Não sou muito adepto de usar condicionador para selar as cutículas, porém nessa etapa contra o combate a porosidade ele se torna extremamente importante, além do que o processo de definição dos cachos e desembaraçar para remover os nós será realizado com o uso do condicionador.

Por isso escolhi um condicionador com um PH extremamente baixo e muito hidratante, permitindo que eu realizasse o desembaraçar os cachos com eficiência, e ainda permitir que os cachos ficassem extremamente selados e com os nutrientes dentro dele.

Essa é minha forma mais tradicional para cuidar da porosidade quando faço luzes, e também consigo bons resultados minimizando os nós e frizz.

Tenho outra técnica para cuidar dos nós nos cabelos cacheados e irei explicar na próxima postagem, por enquanto esse é meu ritual para cuidar dos cachos porosos e extremamente ressecados, espero que tenham gostado.

Muito obrigado quem acompanhou essa postagem, amanha vai ter postagem sobre shampoos cremes e quais as opções nacionais e importadas desse produto, vem acompanhar comigo.

Quem ainda não acompanhou o sorteio, vou dar uma ajuda. Vejam essa postagem e se inscrevam, até agora 500 cacheadas já se inscreveram e você vai ficar aí parado?

Boa Noite Especial Para Vocês

Fiquem bem e deus ilumine a Todos

Atenciosamente

Ronaldo Cachos