9 de janeiro de 2013

24 comentários:

Cronograma Capilar: Aprendendo sobre o que seu cabelo precisa!



Bom Dia Cacheados e Cacheadas, como vocês estão? Espero que tenham curtido o Natal e o Ano Novo, porque agora é um ano novo repleto de realizações e esperança, e não podemos esquecer do trabalho e das coisas que gostamos de fazer com amor e com o intuito de ajudar todos vocês que acompanham o blog.


Primeira Postagem do Ano e vim abordar um assunto que é bastante frequente em forúns, grupos do face, e a maioria de perguntas direcionadas a mim, e no meu email, continua sendo cronograma capilar e principalmente como identificar do que seu cabelo precisa e em que etapa ele deve se focar para obter os melhores resultados.

Muitas pessoas se deparam todos os dias com uma  prateleira infinita de produtos capilares, com nomeclaturas novas e antigas, com composições complicadas e pouco claras, e com vendedores com pouco conhecimento pensando somente no salário do final do mês. 

É exatamente neste momento que nós, pessoas comuns, queremos uma luz para cuidar dos nossos cabelos, e nos deparamos com um mundo novo e complicado, aonde recebemos influência e pela alta necessidade de voltar para casa com uma solução, acabamos trocando tudo isso pela frustação e ilusão quando os produtos capilares não dão o resultado necessário ao nossos fios (chegando ao extremo de se jogar em uma química por não aguentar toda essa pressão), e pensamos em tudo que podemos fazer de diferente para conseguir acertar nos produtos e os cabelos voltarem a ter vida e alegria.

A dica mais valiosa que eu tenho pra mim e agora estou repassando a vocês é exatamente uma pergunta de reflexão que vocês devem sempre se fazer, afim de que vocês possam aos poucos entender sobre o cronograma capilar e como aliar as necessidades dos seus fios.

A reflexão é "Do que meu cabelo precisa?"

Gostaria de todos vocês que estão lendo a postagem me respondessem sinceramente essa pergunta, vocês sabem do que seu cabelo precisa?

É exatamente com essa dica que eu abro o caminho para vocês, se a resposta for NÃO, eu não sei do que meu cabelo precisa, está na hora de você praticar e repensar sobre sua postura em relação aos seus cabelos, algo que está ligado a sua auto estima, beleza, postura e atitude perante a sociedade.

Se você não sabe do que seu cabelo precisa, comece a trabalhar a SINTONIA com ele, afim de obter TODAS as respostas necessárias para cuidar deles. É incrível dizer isso, mas é seu cabelo que dia a dia dá todos os sinais do que ele precisa, muito mais do que os cursos que fiz, quando eu parei pra ver  o que meu cabelo precisava, fui capaz de dar tudo que ele precisava para ter um cabelo ao qual eu me orgulhasse e firmasse minha postura na sociedade.

Mas Ronaldo têm alguma maneira de trabalhar essa sintonia utilizando de técnicas, percepção e outros métodos?

Em regra não existe nenhuma técnica, existe a minha sensibilidade que criei com meu cabelo, e vou passar a vocês como e com quais técnicas minhas eu utilizei para aumentar essa sintonia e do que meu cabelo precisava e aliado a um cronograma que pudesse atender a todas suas necessidades, então vamos pras dicas.

Primeira Dica: Compreenda qual a natureza de seus cabelos. Como assim ronaldo? É tudo aquilo que você faz no seu cabelo que altere sua natureza, fazendo com que ele tenha mais necessidades e cuidados especificos por causa dessa alteração. 
PS: E se o cabelo for virgem esses cuidados serão menores de quem realiza grandes alterações, porém deve ficar atento as necessidades naturais do fio.

Como podemos classificar essas alterações?

Quimicas de Alteração da Forma do Fio: É considerado a forma mais danosa aos fios, porque a grande elevação do PH da química alisante, que permite que sua estrutura se altere para uma nova forma, seja Liso pra Cachos ou Cachos pra Liso, fragiliza muitos os cabelos, alterando seu estado natural e requerendo novos cuidados e novas necessidades aos fios. É necessária uma manutenção ESPECIAL do cronograma capilar focado em Reconstrução.

Quimicas com Base Ácida: Pode parecer loucura, mas a novas químicas do mercado trabalham  com uma base ácida com PH elevado, que irá funcionar com o mesmo papel da química alisante, irá quebrar as pontes de cistina e dar uma nova forma ao fio, e essa base ácida é sempre aliada a uma proteína essencial da reconstrução capilar (No blog do Eu amo Cabelo tem uma matéria extraordinária sobre esse assuntos, eu recomendo que leiam) . Apesar dessa dita "Preocupação" os danos aos fios são bem intensos e precisam de uma manutenção especial. É necessária uma manutenção ESPECIAL do cronograma capilar focado em Reconstrução.


Química de Coloração: Responsável por grandes alterações de Queratina nos fios, a coloração age trazendo uma nova cor aos fios, porém retirando uma proteína essencial que mantém e nutre as vitalidades do fio, causando um ressecamento excessivo e uma porosidade se não for cuidado pronfundamente. Cabelos coloridos com o tempo necessitam de uma reposição lipídica mais frequente, combatendo sempre esse ressecamento causado por essa química. A coloração age retirando a barreira protetora de sebo dos cabelos, por isso a reposição lipídica, é necessário uma manutenção ESPECIAL do cronograma capilar focado em Nutrição.

Necessidades Naturais do Fio: Um cabelo virgem também necessita de cuidados, cabelos cacheados nascem com uma necessidade natural de lipídeos (gordura) por possuírem uma curvatura em forma de cachos, o sebo não desliza sobre todo o fio, deixando regiões ressecadas e fragilizadas. Outros cabelos lisos e cacheados também podem nascer naturalmente com porosidade excessiva, fios fragéis e finos e afins,  e essa necessidades precisam ser cuidadas. É necesário uma manutenção utilizando as 3 Etapas do cronograma capilar.

Segunda Dica: Tente ler o rótulo dos produtos aos quais você está comprando ou pretende comprar e sinta se esses componentes são os que seu cabelo mais possue carência. Esse novo aprendizado possibilita que você adquira produtos levando em conta o que seu cabelo precisa e utilizando ele no cronograma capilar. Por exemplo "Meu cabelo é cacheado e com luzes" o que eu mais preciso é de produtos de Nutrição, então eu sempre dou preferência a rótulos com composições como manteigas ou óleos ricos em lipídeos, assim tenho menos chance de errar nas escolhas e mais chances de acertar eles no cronograma capilar.

Terceira Dica: Anote sempre as experiencias negativas com produtos capilares e tente ser claro nos componentes que não derem certo nos seus cabelos. Isso permite definir o que seu cabelo não gostou naqueles produtos, afim de que você adquira conhecimento e sensibilidade e nas proximas compras não insistir na mesma gama de componentes que o cabelo não reagiu bem. Por exemplo "Meus cachos não se dão bem com produtos focados em Queratina "Reconstrução" e todos produtos que adquirir com grande concentração de Queratina é desastroso. Os cabelos ficam porosos, embaraçados e afins, esse é o meu caso =x hahahahahaa

Quarta dica: Essa é o inverso da terceira dica, aonde voce deve anotar todas suas experiencias positivas, avaliando a composições que utilizou, afim de saber  o que seu cabelo está gostando e poder comprar novos produtos buscando exatamente esses componentes que ajudam seus fios a terem um aspecto saudável e bonito. Por exemplo "Meu cabelo gosta muitos das proteínas Hidratantes como Proteina da Seda, Soja, Milho, Arroz e afins, além de gostar também de Manteigas de Abacate, Karité e Tutano, e de óleos como Argan, Oliva, Ricino, Uva.

Depois de você identificar qual a natureza dos seus fios, está na hora de compreender como cada etapa do cronograma capilar se enquadra de acordo com sua natureza e necessidade dos seus fios, prestando sempre atenção nas necessidades especiais descritas logo acima.

Lembrando de seguir sempre suas carências analisando a natureza do seu fio, esse é o primeiro fator para conseguir montar um cronograma que seus cabelos realmente necessitam.

Para enquadrar suas necessidades ao cronograma capilar, lembre-se sempre disso.

Ressecamento Leve e Frizz se enquadram na carência da Etapa de Hidratação.
Porosidade, volume e ressecamento excessivo se enquadram na carência da Etapa de Nutrição
Queda do cabelo e quebra se enquadram na carência da Etapa de Reconstrução.


Sabendo disso, una sua carência natural e analise o perfil das etapas, e seguindo as dicas, monte seu cronograma capilar aprendendo a guiar-se pelo o que seu cabelo precisa, trabalhando cada vez mais essa Sintonia e tendo os cabelos bonitos e saudáveis que vocês tanto almejam.

Como tento passar o melhor conteúdo da internet para vocês, vou mostrar a vocês quando você compra um produto para a etapa do cronograma capilar de sua carência, e esse produto não da o resultado esperado, e alias, deixa seu cabelo num estado mais critico do que quando lavou. Quero mostrar isso pra vocês como a última dica, também existem produtos ruins a venda, então sempre pesquise e busque novas alternativas, seja  um comprador consciente e informado, sabendo de tudo isso é mais fácil você dar uma aula ao vendedor de cosméticos =p fica a dica rs

Produto comprado para a etapa de Nutrição Capilar, efeito Inverso do Produto que me causou porosidade e ressecamento PESADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, eu podia trocar esse pesado para PESADELO, mas como é ano novo e sou um namorado apaixonado, vou esquecer a vergonha e que meu cabelo ficou a treva em pessoa "BETANIAAAAAAAAAAAA AI VOU EU HAHAHA"

Mostrando os produtos que me causaram o efeito inverso, não estou dizendo isso como um feedback negativo, se bem que minha familia toda testou e o resultado foi horrível em todo mundo hahahaha, mas cada cabelo é uma sentença e eu acredito que em alguém esses produtos darão certo, pra mim não foi hahahaha.

Por favor se vocês tiverem crianças lendo a postagem com vocês, receio que seja melhor tirá-las, a cena é fortissíma do estado dos meus cachinhos =x



 O resultado foi uma porosidade, ressecamento pesado e embaraçado TOTAL, e quando fui passar o leave-in parecia que minha mão grudava e não saia mais, tamanho o nível de embaraçamento. Como eu tenho algumas fotos guardadas, vou mostrar como é meus cachos lavados e secos após o banho.



Percebam como é meu cabelo naturalmente após uma lavagem que não danifique eles, e essa é a última dica e a sensibilidade que quero trazer a todos vocês.

Aprendam a sentir quando seu cabelo pede socorro, aprenda a dar o que ele precisa, aprendar a ser um só com ele e mostre a sociedade o que você é.  Muito mais que um cronograma capilar, voce primeiro precisa se guiar com as necessidades do seu cabelo, depois enquadrar isso dentro do cronograma capilar.

Confio em vocês, postem suas dúvidas e idéias, a participação de vocês é fundamental.

Obrigado pessoal pela atenção, não se esqueçam se quiserem ajudar o blog, curtam a postagem pelo facebook e comentem dando opinião, quem movimenta o blog são vocês.

Vídeo Bonus pra você, ainda tentando perder a vergonha  e fazer um vídeo decente rs =x

















































24 comentários:

  1. Bom dia

    Olhe, ando tentando ser uma pessoa séria kkk, estava aqui toda intelectual lendo do nada vc diz Betânia ai vou eu, jamais imaginaria vc assim e vou descendo vc diz pra tirar as crianças, e vejo o desastre. Pronto

    kkkkkk em choque com essa Betânia hahahahaha kkkkkkkkkkk nunca mais você vai falar do meu topo kkkkkkkkkkk que treva eu engasguei meu café voando aqui kkkk ok sem dramas acontece kkkkkkk.


    Respiração normal voltando. Mais tarde volto para ler com calma kkk.

    Só posso dizer uma coisa meu cabelo ama ama nutrição, o topo tem melhorado bastante. De todos óleos que testei o melhor é o azeite de oliva.

    Depois volto. Abraços betania ops kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Essa máscara da salon foi HORRÍVEL pro meu cabelo, ficou pior que bombril :/

    ResponderExcluir
  3. Nara Carvalho

    Hhhahahahhaha eu estava todo comediante nessa postagem, é rir pra não chorar com o estado dos cachos rs

    Da turma que que gostam do azeite de oliva, uso mais no meu cabelo do que pra cozinhar hahahahahahahahah

    Espero que tenha gostado da postagem

    Fique bem betaniaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Ana Clara

    Uffaaaaaaaaaaaaaaaaaa, já nao me sinto o unico que essa mascara deixou meu cabelo um bombril, parece que eu só tinha lavado com shampoo anti residuos hahhhahahahahaha vai entender um produto caro desses dar um resultado tão péssimo assim, uma vez pra nunca mais.

    Obrigado pelo comentário Ana, é uma satisfação

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ronaldo. Adotei meu cabelo natural em março/12, após 10 anos de relaxamento. Meu fio é do tipo 4B/4C e tenho dificuldade na etapa hidratação (mesmo sempre lendo rótulos ainda não encontrei "o" xampu e "a" máscara hidratantes) pois sempre vejo muita máscara reconstrutora/nutritiva, mas não apenas hidratante. E meu cabelo não precisa de tanta nutrição, posso fazer uma vez a cada quinzena ou uma mera umectação com óleo que já fica bom. Mas hidratação precisa sempre!!!
    Vc tem alguma dica pra me dar?
    Grata e parabéns pelo blog!
    Andréa da Luz - editora www.naovivosemcosmeticos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Andréa da Luz, é uma honra receber um comentário seu neste blog. Quando você fez aquele vídeo de desabafo falando sobre seus cachos, eu divulguei em muitos grupos e comunidades de redes sociais porque para mim, aquele desabafo foi o mais sincero que eu já vi na internet e demonstra todas as dúvidas e medo de alguém que quer simplesmente se sentir bem consigo mesma.
    Para responder sua pergunta preciso saber que rotina de cuidados você tem utilizado. Me dei a espiadinha de olhar seu último vídeo e vi alguns produtos que vc está utilizando. Conheço a rosa e achei interessante vc dizer que seu cabelo precisa mais de hidratação do que nutrição, porque cachos com a estrutura que vc citou precisam mais de uma reposição lipidica do que uma reposição hidrica. Mas gostaria de saber essas perguntas, o que vc está achando desses produtos que está utilizando e quais melhoras voce acredita que possa obter?

    Fique bem e continue visitando o blog, e parabens pela gestação, filhos com certeza iluminam nossa vida e nossa luta.

    ResponderExcluir
  7. OI, Meu cabelo é quimicamente tratado é a melhor coisa que fiz foi seguir o cronograma capilar, ele parou de cair, tá bonito, hidratado. Aí aconteceram duas coisas: fiz relaxamento e as festas de fim de ano me tiraram do ritmo do crono, (fora as piscinas com cloro nesse calor), resultado cabelos bonitos mas quebradiços =\
    Vou seguir sua dica sobre reconstrução e ver o que acontece!!!
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi .. tenho uma dúvida ... meu cabelo é virgem ...sem quimica ... Sem coloração ..crespo do tipo 4A ...façO a tecnica Low poo .. e hj estava procurando uma nova mascara para etapa de nutrição baratinha ....encontrei apenas duas resenhas sobre a Mascara Elseve Liss Intense em cabelo crespo .. fiquei com receio por ter a proposta de alisamento temporario mas resolvi investi meus miudinho (8,60)... e aí fiz boa escolha?? ...

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já leio o sigo seu blog a algum tempo, aliás foi um dos primeiros lugares que li sobre cronograma capilar. Parabéns pelo blog, gosto bastante, eu também tenho um blog e convido vc a conhecê-lo. Vou deixar o link aqui de um post que fiz sobre o pH, acho que vc pode gostar...Beijos!

    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/2012/08/o-que-e-ph-e-qual-sua-importancia.html

    ResponderExcluir
  10. Gaby

    Realmente por causa do relaxamento e da piscina seu cabelo ficou bastante danificado, é importante voce repor as proteinas do seu cabelo com a etapa de reconstrução, mas antes tente fazer uma semana de cronograma caprichada para depois chegar na etapa de Reconstrução, assim seu cabelo vai reagir melhor ao procedimento. Também pode acrescentar no cronograma a umectação, a piscina tem muito sal e o ph do cloro é elevado, em torno de ph 7, enquanto o cabelo tem ph é em torno de 4 há 5,5, então os cabelos em contato com esse ph causa ressecamento e fragilidade a ele, o bom é depois dele ficar reconstruído vocÊ fazer uma boa nutrição para continuar ficar com o cabelo bem hidratado nutrido e bonito. Continue acompanhando o blog e comentando, é muito importante. Fique bem

    ResponderExcluir
  11. Cleide Kadoshi

    Fez uma boa escolha, eu particularmente uso essa mascara e gosto muito, o resultado é bem nutritivo e os cachos agradecem. Essa proposta alisante nao tem quimica então nao tem problema nenuhum fique tranquila, foi até comprovado que cachos gostam desses produtos bem emolientes que seriam pra cabelos lisos, a explicação é que como eses produtos são projetados para deixar os lisos MAIS lisos, nos cachos esses produtos trazem emoliencia, nutrem e soltam os cachinhos de uma forma natural. Aprovo a escolha, depois me conte os resultados.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carolina

    Já tinha lido sua matéria e achei bem interessante e claro, ja me inscrevi no seu blog, para saber mais novidades sobre suas postagens viu. Vai ajudar muito para fazer minha postagem e os testes com os phs, e tambémvou abrir um espaço pro leitor pedir qual produtos eles querem testar o ph. Obrigado pela visita, seu blog está bem organizadinho, continue postando por lá.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ronaldo amo o seu blog ! meus cabelos são naturais mas usei relaxante por uns 5 anos já faz 2 anos que estou livre da química, ele é tipo 3c bem enrolado , castanho claro, fino, volumoso e seco/poroso imagina!kkkkk o cronograma ajudou um pouco mas eu tenho uma dificuldade, eu não meu cabelo!kkk ele não gosta de óleo, tentei o de oliva desastre total,manteigas de karitê entre outaras só se for o 3º, 4º e por aí vai ingredientes da mascara e olhe lá, ele gosta mais de hidrtação mas eu tenho uma porosidade no topo do cabelo que só essa etapa não dá jeito!sim salvando só óleo da elserve que até agora foi o único que meu cabelo gostou +- tem que ser pinguinhos se passar d+ vira uma farofa, te confesso que já estou meio perdida to pensando em dá chance ao óleo de côco foi o único que ñ testei ainda!mim dá uma luz! sim outra dúvida os produtos da pantene principalmente as mascaras de restauração elas tem ação mais hidrante do que de restauradora e pode ser utilizadas na 1 etapa? Feliz ano novo pra vc!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ronaldo...tudo bem?
    Nossa, eu AMEI seu blog...estou me sentindo compreendida, e já que estou por aqui você poderia me tirar algumas dúvidas?

    Estou em fase de transição, depois de 14 anos de quimica resolvi, deixar meu cabelo mais natural, pois ele já andava sem forma.


    Como estou sofrendo com ele..rs..tenho feito tranças para dormis..várias, por todo o cabelo. Isso pode fazer algum mal?

    Meu cabelo está bemm poroso e sem vida e já vou me preparar para seguir o cronograma de restauração.

    Uma outra dúvida, eu uso capacete..( sofro)..o que é pessimo, pois muitas vezes preciso usá-lo logo de manha após lavar o cabelo. Você poderia me indicar algo para minimizar este problema.

    Agradeço desde já..

    Desculpe o POST..enorme :)

    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  15. O que são estes tipos capilares ( 4a, 4B, 4C) que suas leitoras estão comentando???
    como posso saber que tipo é meu cabelo?

    ResponderExcluir
  16. Muitas dúvidas vamos devagar rs mas vou responder o máximo de informações que voce possa utilizar na sua rotina. Mas gostaria de fazer uma pergunta. Então seu cabelo não gosta de umectação com óleos naturais seria isso?

    Porque se seu cabelo se deu um pouco bem com o óleo elseve é porque ele se adaptou um pouco bem aos silicones, e vc podia investir um pouco mais nisso. Esse topo os cabelos são finos neh? Por isso se por muito pesa e por serem finos ficam farofados rs, o meu tambem fica farofado as vezes.

    O topo também pode ser ação do Sol que está retirando os nutrientes dele e deixando eles porosos ressecados e com uma textura diferente do restante dos fioS. Aconselho a realizar um procedimento com mels nos fios, afim de trazer novamente pra esses fios do topo nutrientes, primeiro vc usar um shampoo de sua escolha, retira e depois enluva os mels nos fios, deixa alguns minutos,passa a mascara de tratamento por cima e enluva novamente, deixe o tempo da mascara e retire, é uma receita que da bom resultados.

    O oleo de coco é diferenciado e realmente pode dar certo no controle dessa porosidade no topo, tambem aconselho a comprar esse oleo vegetal com silicones restruturante Complexo de Proteínas e Óleo de Macadâmia da Farmaervas, passe só no topo antes das mascaras de tratamento ou antes de dormir e retire no dia seguinte.

    As mascaras da Pantene podem ser enquadradas em hidratação sim, porque o foco em potencial dos produtos da linha são o pantenol, glicerina e afins, que são emolientes hdidratantes.

    Qualquer outra ajuda só chamar viu,, obrigado por comentar

    Fique bem

    ResponderExcluir
  17. Sim um pouco, não crie o habito de uma rotina, porque os cachos nao conseguiram respirar durante a noite, ou use um leavein bem leve em pouca quantidade só para proteger os fios, e faça as tranças e durma com elas.

    Temos que achar um jeito na sua rotina, nao é bom abafar o cabelo que está molhado, ainda mais com capacete, mas sei que sao medidas de seguranca, mas unico jeito que vejo é secar os cabelos em casa com um difusor e modelar os cachos, porque o meio de locomocao vc nao pode mudar entao ficamso sem caminho, ou arrumar os cachos no ponto de destino, e envolver quando sair de casa os cachos secos com um lenço, são as opçoes. -x desculpa nao dar mais ajuda nesse quesito.

    Vc ja faz umectações capilares? Quais produtos tem utilizado?

    Fique bem e estou aqui

    ResponderExcluir
  18. Poli

    São os tipos de estrutura de cachos, se vc tiver cabelo cacheado, eles sçao classificados por estrutura, a dão nomeclatura de letras como as que voce viu entendeu. Por exemplo meus cachos sçao tipo 3c rs

    Voce acha aqui os tipos de cachos

    http://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/cabelos-cacheados-qual-e-o-seu-tipo-de-cacho

    Fique bem

    ResponderExcluir
  19. Valeu ronaldo! é meu cabelo ñ é muito fã de óleos pesados tanto faz se é ou não natural! e o de azeite ele é pesado, por esse que meu cabelo gostou desse da elserve, por ele ser leve e mesmo assim são pingos se passar D+ vira farofa!vou testar o mel,o óelo de côco e esse da farmaervas. semana passada eu comprei aglicerina bi destilada e usei e pra minha supresa diminuiu 50% do ressecado do topo do cabelo e só deixei agir 3 minutos junto com a mascara, fiquei feliz!vou utilizar suas dicas junto com a glicerina. Valeu denovo!muito obrigada!**)!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ronaldo..muitoo Obrigada...
    Eu tenho revesado sabe..os dias que lavo o cabelo de manhã vou trabalhar a pé..rs
    Bom...sobre Umectação, nunca fiz poderia me orientar?

    Outra coisa, fui a uma perfumaria pedir uma máscara de RESTAURAÇÃO..e a moça me veio novamente indicando mascaras com poder mais hidratante.
    Tem mais alguma que poderia me indicar?

    Obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  21. Ronaldo

    Eu usei somente a mascara dessa linha e meu cabelo se deu super bem, conforme comentei no post sobre a linha capicilin de oleo de argan, shampoo com oleo de argan como diz vc: "meu cabelo nao gosta", experimenta essa mascara com outro shampoo, ela é de 3 minutos, e eu procuro deixar exatamente os 3 minutos indicados, meu cabelo tem se dado bem com mascaras de 3 minutos, tem mudado ate a estrutura dele. Eu não sigo muito essa ideia de comprar shampoo e tudo da mesma linha nao, eu adoro os da elseve e queravit da bioextratus, vario com outros, mas ate agora esses meu cabelo gostou mais.

    ResponderExcluir
  22. Ronaldo, ótimas dicas! Sempre venho bisbilhotar por aqui e acho que sim, vc tem razão temos que saber identificar a necessidade dos nossos fios, mas é um longo trabalho, é difícil! rs.

    Os meus sempre foram mais necessitados de H, mas depois das luzes, anda sugando ceramidas e N...ai ai...kkkk bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Ronaldo, tudo bem?
    Excelente post, está muito bem explicado.
    Permita me dizer uma coisa... ali na parte sobre químicas ácidas, está escrito que existem químicas do mercado de hoje que possuem uma base ácida com pH elevado. Ácidos possuem pH baixo, e não elevado, ao não ser que você quis dizer que o pH baixo era muito baixo, com a palavra elevado, e eu interpretei de outra forma :P

    Parabéns pelo blog, e espero que você não se zangue pelo que eu disse kkkkkkkk

    Abraços,
    Fernando.

    www.cabelomaniacos.com.br

    ResponderExcluir
  24. suenia kelle

    Tem um produtinho que recebi essa semana para fazer resenha e me surpreendeu, talvez te interesse, apesar do preço ser um tiquinho salgado pra quem for comprar.

    É o óleo perfect da Lunablu, ele é mais leve que o dá Elseve e a consistencia dele é mais rala e bem leve, meu cabelo gostou muito mais que meu querido elseve, se for do seu interesse, recomendo ele pela textura bem leve e aquosa e pelo brilho que doa.

    Fique bem

    ResponderExcluir