25 de fevereiro de 2012

16 comentários:

10 Dicas para Passar pela Transição e Assumir seus Cachos

Bom dia pessoallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Animado pelo final de semana chegando e minha folga merecida, resolvi criar um post falando sobre os sofrimentos e alegrias da transição e como usar 10 dicas para melhor encarar essa fase que é considerada a mais difícil de todas, a bendita transição ^^

Para isso vou usar algumas fotos de uma menina de grande exemplo na comunidade cabelos cacheados, que é nossa amiga Vanessa Hellmann, que mostrou toda sua transição e foi de inspiração a milhares de pessoas conquistarem força e coragem para passar por essa fase dolorida e assumir seus cachos.


Obrigado a Vanessa hellmann pela contribuição, você é inspiração para muita gente =p

1° Dica: Renove a alma e tome uma decisão

Todas as escolhas e caminhos na transição são difíceis, principalmente porque o tempo de crescimento parece não ajudar e isso vai causando mais e mais desespero e dúvidas

É exatamente nesses sentimentos que você deve aprender a guiar seu coração, aprender a se renovar e compreender pelo o que está fazendo aquilo, compreender qual a necessidade da sua escolha e porque você está tomando a decisão.
Parece um monte de resposta complexa, mas tudo se encaixa em uma simples resposta. Renove sua alma, guie-se pelo coração e tome uma decisão.

A resposta para essa pergunta pode não parecer simples, muitas pessoas ainda não estão preparadas para assumir os cachos, porém esse questionamento visa aliviar a alma dos medos e trazer esperança, coragem e fé para seguir a transição.
Caindo e levantando com essa respostas, sabemos que no final chegaremos em um abraço abertado aos cachos e diremos "Tudo valeu a pena"

Por isso, se ainda existir algum vestigío de medo afugentando a alma, é hora de pensar algo mais sublime do seu coração.

Faça valer a pena por você mesmo

2° Dica: Encontre alguém para contar sua história e ser seu abrigo

É simplesmente impossível suportar uma transição sozinho, sem que não tenha ninguém para ouvir seus medos e dúvidas se a transição trará os cachos de volta. A fase é totalmente de sensibilidade e as dúvidas e medos, apesar de você estár decidido a seguir um caminho, sempre iram chegar até seu coração de uma forma muito forte e surreal. Afinal, estamos lidando com a beleza e auto estima das pessoas, dois componentes que são de suma importância para o bem estar natural das pessoas.

Por isso encontre alguém em que seja seu fiel confidente, e que principalmente tenha uma visão de apoio e carinho pela fase ao qual você está passando, assim os conselhos e elogios vão ser os mais sinceros possíveis e sua auto estima e vontade de continuar vão aumentar.

Essa dica é fundamental para prosseguir, ter alguém apoiando como porto seguro nas recaídas é extremamente importante para superar a transição. Se você quer sair da transição e ainda não têm essa pessoa, está na hora de ir buscar ela para ajudar você a crescer e superar a transição.

O importante é nunca se sentir sozinho a ponto de querer largar a transição ou ter recaídas novamente. Sensibilidade e carinho são tudo nessa fase.

3° Dica: Registre a Evolução dos Cachos

A melhor forma de conseguir se valorizar e continuar sua transição incompleta é fazendo um registro e voltar ao passado e ver o que você passou e o quanto já evoluiu na transição e os cachos começando a aparecer e se formar.

Se você registra tudo e pega uma foto de cabelo totalmente liso e depois olhar para ele e ver cachinhos nascendo, a alegria se torna contagiante porque só você que passa pela transição sabe o quanto passou para estar naquele estado de agora.

E isso é a maior valorização que você pode ter nessa etapa, sentir que a cada  passo está obtendo o que se deseja e que cada vez mais as fotos do passado mostram que seu cabelo está evoluindo e os cachos cada vez mais evidentes contagiando sua felicidade e suas escolhas de continuar a passar pela Transição.

4° Dica: Supere com calma os padrões sociais

Todos sabemos que na nossa sociedade existe um padrão antigo e antiguado de dizer que "Cabelo cacheado é sinônimo de ruim" e que cabelo liso é sinônimo de bom. Apesar de nós cacheados lutarmos para um equilíbrio dos valores sociais, sabemos que muitas pessoas ainda carregam isso em mente e precisamos ter ciência disso para que não nos afete.

Por isso é que temos que moldar nossa alma e fortalecermos para que comentários de amigos ou familiares não atinjam nosso objetivo e a transição e os cachos virem mera ilusão. Confesso que é a parte mais delicada da transição, porque já ouvi da minha própria mãe que cabelo liso em mim ficava melhor, enquanto eu lutava pela transição.

São comentários como esse que acabam derrubando mesmo, aos poucos precisamos ter calma para enfrentar esses comentários e seguir em frente. Pense em toda luta, pense no caminho que já percorreu, pense no que você quer pra si mesmo e siga adiante.

Ser refém dos pensamentos dos outros só fará você viver uma vida PROS OUTROS E NÃO PRA SI MESMO.

Então vamos aceitar que, infelizmente, comentários assim vão partir da sociedade que fazemos parte, em outras ocasiões podem vir da pessoa que mais a gente ama e esperaria apoio, mas temos que nos focar e seguir em frente.

Cante alto aquele trecho da música do capital inicial e seja feliz

Se eu for ligar
Por que é que vão falar
Não faço nada...


5° Dica: Descubra novos acessórios e formas de utilizar os cabelos na transição

É importante ocupar a mente na fase de transição e você acaba se desfocando de ficar analisando  os cabelos diariamente e ainda procura outras alternativas para cuidar dele enquanto os cachos dos sonhos não fiquem totalmente livres da química.

Por isso que procurar e descobrir novos acessórios para serem utilizados nessa fase é uma boa maneira de dar um UP no visual que ainda incomoda e também para formar o seu estilo quando os cachos estiverem totalmente naturais.

Alguns acessórios ajudam a esconder a transição como bandanas, presilhas para coque e afins, enquanto outros acessórios ajudam a criar forma aos cachos, como o curl forms neste caso.

Então não tem nada para fazer e não para de ficar reparando nos cabelos em transição? Busque um acessório, distraia a mente e vise dar um UP no visual para continuar mantendo a força para manter a transição e ter cachos como recompensa.

6° Dica: Adquira conhecimento enquanto não possuí os seus cachos naturais

Essa também é uma das dicas mais valiosas para conseguir manter a fase de transição já visando os futuros cachos. A maioria das pessoas que passam por essa fase acabam adquirindo bastante conhecimento em cuidar dos cabelos cacheados, porque a vontade e determinação chegam a um nível tão importante para elas, que todo conhecimento para melhorar os cabelos e ajudar na transição elas adquirem.

Por isso nesta fase você vai ter tempo de sobra para pesquisar produtos, comprar produtos e cuidar dos cabelos da forma que eles merecem. Pesquise receitas caseiras, pesquise produtos que deram certo para cachos, pesquise novas técnicas e estilizações.

Pegue o amigo google e de um super tour pelo mundo dos cachos afim de buscar conhecimento e motivação para cuidar dos fios. Busque blogs e matérias de pessoas que já passaram da transição, procure resenhas de produtos, coloque a internet de cabeça pra baixo, mas busque conhecimento para cuidar dos seus cachos.

Sinceramente falando, adianta nada passar uma transição guerreira e suada se você depois de tudo isso não cuidar dos cachinhos como ele merece, então o que não sabe corra atrás e se informe, teste e use. Sua auto estima e sua inteligência vão agradecer.


7° Dica; Abdique de todas as químicas e processos a base de fonte de calor

Transição é uma escolha difícil e todos nós sabemos. Quanto mais você ficar longe de chapinha, escova ou químicas, mais seu cabelo vai conseguir crescer naturalmente, sem ser agredido e isso fará os resultados dos seus cuidados aparecerem com mais resultados e você verá cachos bem saudáveis o quanto antes.

Muitas pessoas passam pela transição, mas não conseguem abdicar da chapinha e escova para esconder essa fase difícil. O processo de transição vai ocorrer, porém será mais demorado, o cabelo ficará mais danificado e quando você chegar nos cachos eles estaram precisando de mais cuidados pelo efeito dessa duplinha que acaba agredindo bastante os fios.

O que você puder evitar desses componentes, por favor evite.

Quanto mais rápido for a transição e cachos saudáveis crescendo, mais os resultados serão satisfatórios para que você não desanime do resultado final da sua escolha. Por isso disciplina na hora da sedução das Chapinhas.

8° Dica: Nunca pare o cronograma de Tratamento das 3 Etapas

Quando o desanimo bate e as escolhas parecem não sustentar sua vontade de ter cachos, você acaba largando tudo pro alto e acaba deixando algo mais primordial de lado, cuidar dos cabelos em transição.

Nunca pare o cronograma de tratamento em hipotese alguma, mesmo que caia uma tempestade de desanimo e comentários sobre seus cabelos.
Tenha perseverança até o final e lembre-se que cuidar dos cabelos é primordial para ver os cachos se formarem e sobreporem a forma lisa dos cabelos.

Por isso pense duas vezes antes de começar a dizer que amanha eu Hidrato e esse dia nunca chega. É com pequenos detalhes que acabamos por largar as Etapas e os cabelos já estão em transição precisando de cuidados, imagina sem cuidados nenhum?

Então sempre se foque em cuidar dos cabelos em transição. Se está chateada(o) ou magoada(o) com alguma situação ou problema com a transição, converse com aquele amigo da dica 2 e erga-se novamente.

9° Dica: Corte aos Poucos as Pontas dos Cabelos

Toda pessoa quando fala em cortas as pontas já dá uma virada de olhos e quase entra em estado de coma hahahahahaha

Mas muita calma nessa hora, importante saber no que consiste essa dica e aplicar ela de acordo com suas necessidas. É vital cortar as pontas para o ciclo de transição diminuir, e isso varia de quanta coragem você têm e do quanto está preparada para suportar.

Independente do quanto você corte, entenda que o corte é uma necessidade básica do ciclo dos fios, uma renovação natural que temos que fazer e respeitar. Na transição esse ciclo é mais necessário ainda, porque ajudará na formação dos cachos e também para começar a remover o máximo de química dos fios.

Por isso respite MUITO fundo e mostre-se capaz de fazer um corte de acordo com sua coragem e preparo e continue a cuidar dos cachos. O importante é fazer isso para que os cabelos também sintam essa renovação e ajude a definir e crescer os cachos naturais.

10° Dica: Faço dos seus cachos um estilo único e raro da sua beleza
O cacho mais bonito é aquele proveniente da sua própria diretriz curvílenea nascida no âmbito da sua particularidade, caráter, corpo e alma.

Traduzindo

O cacho mais bonito é aquele que somente você que passou pela transição pode nos mostrar. Ele acaba virando parte do seu caráter, da sua alma e do seu corpo.

Sinônimo de orgulho e admiração ele se torna parte de você, parte do amadurecimento e evolução.

Esse é seu estilo, uma pessoa que não entrega as pontas e mostra que as adversidades é o que fazem das conquistas do nosso dia a dia se tornarem vitórias e inspirações aos outros e nossa história construída nas superações.

Por isso, peguem as dicas e se joguem nos cachos.

Clamem a si mesmas, eu tentei

Quem gostar da post e quiser compartilhar a vontade


















16 comentários:

  1. Realmente são historias cheias de inspiração Amanda, aonde podemos acreditar que podemos ter esperança e que toda transição pode dar certo

    Te amo

    ResponderExcluir
  2. oieeeeeee...tenho uma novidade pra te contar...decidi deixar o hene e a principio mudar de cor o meu cabelo, mas vendo tantos cabelos lindos lá na comu tbm estou pensando em voltar aos cachinhos...e ai oq vc me diz??? vou precisar ainda mais da sua ajuda amigo...rsrsrsrs
    bjsssss keka banagouro

    ResponderExcluir
  3. Nossa keka que decisão

    Parabéns fico muito orgulho de você, se realmente amadurecer essa idéia e sair da química, com certeza produtinhos pra cuidar bem dos seus cachinhos voce tem hahahahaahahah

    Eu acharia interessante ver essa transição e essa força de vontade vindo de você, essa fase muda uma mulher, traz coisas produtivas pra vida também, é um momento interessante

    Vai fundo viuuuuuuuu e se precisar só chamar

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo blog Ronaldo!!! muito legal e necessário a todos os cachinhos do mundo kkk!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Adorei as dicas!! Muito valiosas para nós que estamos no momento de transição!!! Adoreii!!!! =]

    Tamires Batista

    ResponderExcluir
  6. Jane

    Obrigado, visite mais vezes e qualquer dúvida estaremos aqui para comentar viu.

    Fico feliz com cada comentário, vamos ter muitos e muitos mais, um dia te vejo no banner viu rs

    ResponderExcluir
  7. Tamires

    Transicao é super dificil, mas acredito na força de vontade e apoio das pessoas.

    Muitas pessoas me apoiaram, agora me sinto na vontade como ser humano de dar acolhimento e uma palavra amiga.

    passar transicao sozinho ninguem merece, é impossivel.


    O que nos motiva é sermos motivados, e isso tem que ser constante.

    Vamo que vamo

    ResponderExcluir
  8. nossa adoreii seu blog! muito legal amei !
    agora me sinto mais segura, estou começando agora so faz 1 mes que estou sem quimica ,tenho definitiva e quero voltar ao cachos, nao vejo a hora de senti-los na minha cabeça,kkk bjs adorei suas dicas

    ResponderExcluir
  9. Olá... Amei sei blog... Muito util... já faz algum tempo que estou deixando meus cabelos voltarem ao seu natural... Mas é muitttooo dificil.. Confesso que já fiz essa porcaria de progressiva outras vezes, e tbm já consegui tirar todo alisamento, mas duraram 3 longos anos. Como fui burra em fazer a progressiva novamente,,, Mas já faz uns 6 meses que nao faço nada, nem selagem. o problema é que meu cabelo da frete é crespo, e o resto é cacheado. o que faço com a parte da frente para nao ficar com frizz? Ah uma dica muito valiosa é: Comprei um difusor, e a parte que está alisada, ficou quase igual a raiz... então nao está tão estranho assim.. Mas to com receito de ficar usando diariamente o difusor e acabar danificando o fio.. Tbm quero saber algo pra fazer os cabelos crescerem mais rapido!!!! Bjos.. Myla

    ResponderExcluir
  10. olá pessoal do blog, meu nome é Mariane, cheguei até vcs pq estou passando pelo processo de tansição (me ajudemmmmm...rs), Bom eu coloquei isso na minha mente e não há quem tire...Já fez um aninho que não passo quimica nem tinta quase 15 dedos de raiz natureba...e agora?
    bjus

    ResponderExcluir
  11. gente estou passando pela transição
    adorei muito o seu blog fiz um vídeo sobre a minha transição
    http://www.youtube.com/watch?v=arW4hD6LYOo&feature=plcp
    assistem meus amores

    beijinhosss

    ResponderExcluir
  12. Estou passando pela fase de transição pela segunda vez, comecei a alisar muito nova, com dez anos, minha mãe é negra e tem os cabelos crespos, eu sou loira de cabelos cacheados. Sempre quis cabelos lisinhos, via minha mãe alisar o dela e pedi para que ela alisasse o meu e o usei assim por muitos anos. Quando engravidei abandonei o alisante, que nunca foi sulficiente para tirar meus cachos ele só tirava a definição o que facilitava na hora da escova. Depois da gravidez recuperei meus cachos, mas com um bebezinho não tinha tempo de cuidar do cabelo, meu cabelo literalmente mofou. Então alisei novamente para facilitar. Meu filho já tem 4 anos, pinto meu cabelo de loiro e aposentei o alisante a 6 meses, é duro ter que esperar o cabelo crescer, mas vou aguentar firme, afinal quem não quer um cabelo a lá Ana Paula Arosio. Eu quero e vou conseguir. Cachos são invejáveis e não são pra qualquer, requer cuidados e atitude. Quando se pensa em anjos qual a primeira imagem que lhe vem a cabeça? Cachinhos loiros! É esse o visual que eu quero ter, e seu blog me ajudará muito. Quero aderir ao Low/No Poo mas tenho produtos proibidos comprados recentemente, conforme forem acabando serão substituídos pelos totalmete livres. Amo seu blog, estarei sempre aqui conferindo, tem um blog que talvez vc goste, é o Acorda Bonita! Passa lá!

    ResponderExcluir
  13. Estou a 1 ano e 2 meses sem colocar um cheiro de química no meu cabelo.. como o Post disse, muitas vezes cai desânimo por ficar armado, raiz cacheada crescendo com o resto liso.. mas não desistam!!! vocês conseguem assim como eu estou conseguindo.. Comecei desacreditada que não iria conseguir me livrar do alisamento, mas me surpreendi. Tenha perseverança, força de vontade e paciência!

    ResponderExcluir
  14. Oi amigos tudo bem!!!?? eu usei hene durante 3 anos, meu cabelo estava no comprimento mt obom, nas costas jah!! ontem resolvi cortar, pq queria meus cachos novamente, e eu cortei o cabelo de acordo com o tamanho da minha coragem....POUCO ABAIXO DA ORELHA.....confesso q estou apreensiva de sair, ontem fui pra faculdade de cabelo preso, mal consigo prender de tao curto, mas hj estou no intervalo do meu curso de cabelo solto, SIM ESTÁ SUPER CHEIO PARECENDO UM COGUMELO ahahaha, ficaria lindo se estivesse CHEIO POREM CACHEADO porem ainda tem hene entao esta aquela mescla de cacho com liso, ta um horror mas foi uma decisao minha e lendo este post me animou bastante!!!!!!! Quero agradecer ao Ronaldo Cachos pq este blog será mto importante nesta minha etapa. faz exatamente 4 anos q nao sei como era meu cabelo de verdade :D até o final do ano vamos ver como vai ficar !!!!! to animada

    ResponderExcluir
  15. Meu querido Ronaldo, descobri o seu blog meio que por acaso, nesse final de semana. Me chamo Janaina, tenho 31 ano e desde que me entendo por gnt luto contra meus cabelos. Li esse post com os olhos cheios de lágrimas, pq, infelizmente, ainda olho pros cabelos de outras mulheres e penso: "Pq q não nasci com esse cabelo?" Eu já tentei mto me aceitar, mas, é como vc flw: A sociedade nos remete a isso. Fiquei quase 2 anos sem passar química no cabelo, mas, durante esse tempo continuei com a escova e a chapinha... Agora faço uma escova chamada "Escova Brasileira" q deixa os cachos mas, tira o volume, só q é um trabalho tremendo. Eu juro q qro me aceitar como sou, mas, ainda não consegui acha produtos q tirem o extremo frizz q meus cachos tem, antes, quando eu era pequena, eles eram bem definidos, apertadinhos, depois q comecei com as químicas os cacho nunca mais foram os mesmos... Me senti incentivada com esse blog, só que eu não sei por onde começar, estou lendo tudo, mas, msm assim me sinto perdida!
    Bom, é isso, desculpa pelo desabafo e obrigada por ajudar a tantas pessoas com suas experiências e busca pela sabedoria! Um abç. Janaina

    ResponderExcluir