27 de fevereiro de 2012

24 comentários:

Rotina Low/No poo, condicionamento dos fios com Mel


Buenas Nochessssssssssss

Mais uma resenha longa fresquinha saindo do forno rs

E dessa vez vou falar sobre minha rotina de no poo deste domingo, assim como toda aplicação da técnica nesta etapa de nutrição dos fios. Gostaria de salientar que a técnica de enluvamento dos fios com mel e retirado com condicionador pode ser realizado por pessoas que utilizam suas etapas do cronograma normalmente, nada impede de usar a técnica para obter melhores resultados em sua rotina diária.

O procedimento é altamente nutritivo para cabelos crespos e cacheados, trazendo emoliência, nutrição, definição e oleosidade aos fios. Os produtos possuem um diferencial de serem completamente naturais, além de seu custo benefício ser baixo, podendo ser realizado por qualquer pessoa que sinta real necessidade de nutrir seus cabelos sem precisar investir muito.

Vou criar um tópico sobre todo conceito do low/no poo amanhã, por hoje vou me focar como funciona o ritual de tratamento, para a etapa de nutrição, com o condicionalmento dos fios sendo realizados com mel e condicionador de coco.

Então vamos lá

Primeiro Passo

Yamesterol + Sumo de 1 Limão:

Começamos o procedimento com essa combinação de produtos. O yamasterol irá agir como condicionamento dos fios, protegendo eles do ressecamento, enquanto o limão irá fazer o processo de limpar o couro cabeludo e abrir as cutículas dos fios, para que os próximos produtos possam atingir o resultado que esperamos de sua aplicação. Além do que o yamasterol é a base de babosa, um ótimo fortalecedor do fio e também do crescimento.

Lembrando que muitas pessoas possuem dúvida em como os cabelos vão abrir a cutícula para a entrada de nutriente dos próximos ingredientes da etapa e a resposta está no limão, que possuí Ph ácido fazendo com que as cutículas dos fios se abram, além de limpar a oleosidade do couro cabeludo.


Aqui está eu no chuveiro limpando e ao mesmo tempo condicionando meus fios com Yame + Sumo de limão. Repare que ele limpa bem o couro cabeludo enquanto o condicionador vai protegendo os fios do ressecamento do limão. Dá pra perceber um pouco de frizz e isso é altamente normal porque ele está limpando os cabelos e abrindo as cutículas, então seria natural um pouquinho de ressecamento. Mas nada comparada a um shampoo lotado de sulfato deixando meu cabelo uma palha e cachos todos tortos.

Fiz uma leve massagem capilar no couro cabeludo em movimentos circulares e depois levei aos comprimentos. É bom sentir que os cabelos não ficam embaraçados e o scachos continuam hidratados, e o melhor é sentir o couro cabeludo limpo.

Procedimento só pode ser feito 1x por semana, porque o limão é muito ácido e em excesso pode prejudicar os fios e o couro cabeludo. Nunca se esqueça de remover todo o limão do couro cabeludo. Enxague normalmente e siga com seu tratamento.

Segunda Passo

Enluvamento(Pente de Dente Largo) de Mel nos Cachos:

Esse procedimento visa repor a nutrição dos cabelos cacheados com um grande agente contra a porosidade que é o mel. Para cabelos cacheados de comprimento longo o enluvamento é mais indicado, porém se você possuí cachos embaraçados ou nó em seus cabelos, o aconselhável é usar um pente de dente largo que irá desembaraçar o fio e trazendo a oleosidade do mel em todo o comprimento dos fios.

É importante analisar que o melhor momento de você desembaraçar seus fios é depois da aplicação do mel, aonde os cabelos estaram emolientes e o pente não terá dificuldades em conseguir obter esse resultado. O enluvamento é feito para pessoas que querem somente nutrir seus fios e não precisa de um pente para desembaraçar e sim modelar os cachos.


Aqui está a aplicação no chuveiro com o mel, e usei o pente de dentes largos para poder desembaraçar os cachinhos e também a modelar os cachos com a emoliência do mel, trazendo nutrição a todos os fios. É importante enluvar, ou passar o pente, mais de uma vez nos locais em que o seus cabelos sentem maior necessidade.

Utilizei o mel em todo o meu cabelo, porque minha raiz é seca e os fios que nascem lá causam frizz pela falta de oleosidade dos fios. Cabelos com a raiz oleosa é aconselhável fazer o enluvamento do mel somente no comprimento para não ensebar a raiz e criar caspa.

Deixe por 5 minutos apenas no cabelo

Terceiro Passo

Enluvamento o Suave Coco por cima da Aplicação do Mel:

Precisamos de um condicionador emoliente, mas não tanto pesado, para fazer esse processo de enluvamento por cima dos fios com mel. O procedimento visa formar os cachos e completar o ciclo de condicionamento dos fios.



O condicionador tem também papel fundamental em remover a oleosidade e o mel que ficou nos fios,além de formar o fechamento da cutícula, rentendo a nutrição por mais tempo.
Enluve os cabelos com o condicionador e aguarde por 5 minutos e depois enxague.

Quarto Passo


Enluvar os fios com borrifador de vinagre de maça:

Muitas pessoas perguntam se após o condicionador fica algum vestigío de mel nos fios e complemetei a etapa com um produto que irá resolver esse problema em algumas pessoas, no meu caso o condicionador sempre tirou o mel dos fios.

É exatamente o vinagre de maça que terá uma função 2 em 1 nos fios. Primeiro ele irá remover os possíveis resíduos do mel nos cabelos e depois fechar totalmente as cutículas dos fios e dar brilho e manter a nutrição.
Para isso enluvamos o cabelo com um borrifador com vinagre de maça e retiramos com água e a nutrição esta feita, depois é só estilizar.

Receita do Borrifador

1 colher de chá de vinagre
1 copo de água filtrada

O resultado final dos cachos


E qual a rotina diária  de vocês? Será que podemos colocar algo que pontecialize os resultados? Você anda feliz com seus cachos e com sua rotina?

É guiando que se caminha, é caminhando que se aprende, é aprendendo que chegamos 

















24 comentários:

  1. Ronaldo, você retira o vinagre apenas com água? Olha, meu cabelo sendo crespo, precisa dessa etapa do vinagre???? Bjos mil.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk engraçado que você colocou na foto a ordem dos produtos de trás para frente conforme os passos hahaha zuei mesmo, ok parei.

    Quando fazia no poo, usava muito essa mistura de yama+limão para lavar, depois usava kanechow com azeite(tudo é azeite) kkk e pra fechar o vinagre, só que não assim no borrifador, enho paciência não.

    Usava essa mistura do vinagre depois das colorações.

    Huuum tópico novo é que bom.

    Beijos irmão!

    ResponderExcluir
  3. Ju Silva

    Se o cabelo for crespo não vejo a necessidade de passar o vinagre depois do procedimento do enluvamento do mel + suave coco.

    Acho melhor primeiro testar o procedimento até essa etapa, retirar com aguá o mel + suave coco, que ficará perfeito. Se não próxima aplicação vc sentir necessidade de testar o vinagre pra ver se obtém um resultado a mais também é permetido, mas não precisa ser complementado com ele, é só um toque a mais para fechar as cutículas dos fios mesmo, mas o condicionador já faz este papel.

    Obrigado pela visita

    Fique bem viu Ju

    ResponderExcluir
  4. Oi Ronaldo, adorei esse post! Aliás, o blog todo está divino!

    Já fiz umas 2 vezes o enluvamento com mel, e a juba agradece bastante; Dá brilho, nutre, fica muito macio e sem aquele volume indesejado. O frizz some, os cachos ficam lindos.

    a sensação é ótima!

    Essa dica é perfeita, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de começar a fazer no poo, mas nunco consigo.. =[
    Só uso shampoo 1 vez por semana e olhe lá, mas agora que fiz mechas to usando um shampoo desamarelador 1 vez por semana certinho.

    Adorei o post e o blog.
    Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  6. Renata França

    Realmente o enluvamento de mel traz um resultado que eu não consigo em muita máscara de nutrição, e o melhor é que podemos fazer com pouco custo benefício que é o mais importante para manter os cabelos cacheados.

    Obrigado pelo carinho e pelos comentários, volte sempre

    ResponderExcluir
  7. Evelyn!

    Você já esta no caminho rs Realmente analisando friamente o shampoo causa muito danos aos cabelos cacheados. Eu mesmo não posso ficar sem shampoo mas prefiro os sem sultado.

    Você que quer manter a cor seria bom vc comprar o shampoo da amend para cabelos tingidos, porque vc sabe que o shampoo vai removendo a coloração e como o da amend nao tem sulfato, a cor se mantém por mais tempo.

    Está só usando o shampoo pra desmarelar?

    Fique bem e volte sempre viu

    ResponderExcluir
  8. Oi Ronaldo ! Seu blog está d+++++ ! Muito legal essa ideia de reunir tudo sobre cabelos cacheados num lugar só. Isso facilita e muito a nossa vida ao invés de ficarmos buscando tópico por tópico no Orkut.

    A minha perguntinha é sobre a medida ..

    1 sumo de limão + quanto de condicionador ?

    ResponderExcluir
  9. adorei as dicas vou fazer

    ResponderExcluir
  10. Tati Oliveira

    Obrigado viu fico muito feliz pelo comentário.

    Tem alguns esclarecimentos viu. Dependendo da região do brasil, tem limões que são quase do tamanho de uma laranja, ai eu recomendo usar meia banda do limao, agora se vc morar em local aonde o limão é daquele tamnho pequeno é 1 limão como sumo mesmo.

    A proporção de yamasterol seria a mesma proporção que vc usaria de shampoo, acho que 3 a 4 quantidas "Apertadas de 1segundo para sair o produto" é o suficiente para limpar o couro cabeludo e depois o comprimento.

    Fique bem

    ResponderExcluir
  11. Olá Ro Ro, como vai?
    Super diquinha essa do mel hein?
    Eu jah fiz aplicando a máscara de nutrição com ceramidas por cima e ficou ótimo também!
    Seu blog está maravilhoso ; )
    Um beijo =*

    ResponderExcluir
  12. Ronaldo .. tava no Orkut .. lembrei desse seu post aqui e surgiu uma dúvida: se eu entendi direito o que li, você diz que esse processo de enluvamento com mel substitui uma nutrição. Correto ?

    E no caso de fazer uma umectação com mel ? Será que pode também ?

    ResponderExcluir
  13. Oi ligiaaaaaaaaa

    Verdade, a ceramidas é excelente também para ajudar na nutricao dos fios, muito boa dica viuuuuuuuu.

    Obrigado pelo elogio e passe mais vezes viu

    Quero por sua transicao no blog rs vc tem a historia mais incrivel de superacao =p

    ResponderExcluir
  14. Substitui sim tati, porque o mel é muito emoliente e oleoso e aliado a um bom condicionador também de propriedade emoliente os resultados são satisfatorios como uma nutrição.

    Sim a umectação com mel também é aceitável, eu mesmo já fiz e obtive grandes resutados, e foi mais fácil de retirar no dia seguinte do que alguns outros óleos que uso.

    Fique bem e obrigado por vi comentar aqui

    ResponderExcluir
  15. Ronaldo ,

    Eu acredito que ja disse a voce que nao resido no Brasil.E que tenho dificuldades d eencontrar produtos.

    Mas a minha pergutna mesmo essa tecnica e usasa no dia do co-wash?

    Eu nao tenh oyamasterol aqui e nem o suave coco.Eu poderia trocar o yamasterol por uma mascara?E uso o oleo reparacao da Fructis par ao co-wash,posso substituir o suave coco por ele?

    att

    helania

    ResponderExcluir
  16. Helan

    Sim vc me disse mesmo que é dificil achar produtos por ai mesmo.

    Tem um condicionador internacional bom para low poo que se chama VO5 é muito bom para co whash é um pouco superior ao suave coco, se vc achar ele por ai, pegue ele hahahahahaha

    Sim vc pode usar o oleo reparacao para o co wasg nas o yamasterol nao pode ser trocado por uma mascara infelizmente.

    O que vc pode fazer é usar um condicionador sem ser hidratante e mais herbal igual o yama para substituir ele se seja liberado, e depois fazer o enluvamento de mel e retirar com o oleo reparacao da garnier =p

    Fique bem

    ResponderExcluir
  17. Ronaldo ,

    Se eu entendi nesse processo no 1 passo eu devo substituir o yama ,por um condionador masi herbal emnos hidratante.E isso?.Voce teria uma dica para mim?Esse vo5 seria herbal?

    Att

    helan

    ResponderExcluir
  18. Ro,

    Posso te chamar assim?

    Olha so,fiz assim:

    Substitui o yamasterol(dogaaa,que nao tenho)por elseve condicionador vermelho e retirei com oleo reparacao da garnier.

    Como posso indentificar o um creme herbal como o yamasterol?

    Att

    helan

    ResponderExcluir
  19. Helan

    Pode chamar assim sem problemas viu =p

    Sobre o condicionador herbal realmente é dificil achar algum no brasil que seja liberado, lá fora temos mais tipos desses condicionadores, como os da Aubrey Organic que sao os melhores produtos liberados nesse quesito de Herbal.

    Um condicionador herbal tem função menos hidratante porém mais anti septica e adstrigente entendeu, por isso para quem quer usar co-whash eles sao fundamentais.

    A caracteristica de um condicionador Herbal é exatamente os produtos organicos e naturais com principio de cuidar do couro cabeludo como a jojoba, jaborandi, ricino, camomila, rosa mosqueta, camelia, babosa, aloe vera, tea tree e assim por diante.

    O herbal é um condicionador menos condicionante em quesito Hidratacao porem mais focado em manutenção do couro cabeluod e remocao anti septica.

    Fique bem =p entendeu?

    ResponderExcluir
  20. Ro,

    Que jeitinho que voce tem de explicar as coisas.srsrsr
    Entendi tudinhooo,Ta na ponta da lingua

    Obrigada novamente

    ResponderExcluir
  21. Queria fazer essa técnica mais meus cabelos
    são muitos oleosos na raiz e seco nas pontas???????será que dá certo???????

    ResponderExcluir
  22. ronaldo vc sabia que mel clareia os cabelos???
    abra seu e-mail que eu te explico como faz....

    ResponderExcluir
  23. Ronado, não to achando o condicionador suave de coco aqui =[ =[

    Qual outro condicionador posso usar ??

    Bjoo

    ResponderExcluir