2 de março de 2012

56 comentários:

Umectação Capilar: Como comprar, usar e nutrir os fios com óleos vegetais e naturais.


Buenas Noches Cacheadas e Cacheados

Em um pedido especial, Adriane Reis, que pediu uma postagem mais esclarecida sobre a umectação capilar debatida no outra postagem sobre os óleos de argans como tendência atual no mercado de cosméticos. Nossa seguidora do blog Adriane se atendeu a necessidade de como funciona esse procedimento, qual a finalidade  dele e quais produtos pode ser utilizados nessa etapa de umectação capilar.

Falando sobre a necessidade dos cabelos cacheados, sejam eles naturais ou quimicamente tratados, que possuem o perfil mais carente de lipídios "Gordura e Oleosidade" dos fios, podemos compreender que essa etapa de umectação enquadra-se  muito na necessidade diária dos nossos cabelos cacheados, e repor esses nutrientes que necessitamos é fundamental para ter cachos hidratados e nutridos ao longo do dia.

Mas muitas dúvidas surgem em questão dos óleos utilizados nessa etapa de umectação. Algumas pessoas precisam saber quais podem ser utilizados e que benefícios eles trazem aos cabelos cacheados, além do procedimento correto para esse processo nutritivo trazer todos os benefícios necessários aos fios.

Podemos começar explicando quais óleos podem ser utilizados na umectação e qual a finalidade deles em nossos cabelos cacheados.

Obs: Se você pensou naquele óleo de farmácia pequeno e barato, pode esquecer ele, porque ele irá só prejudicar os fios e não obteremos os resultados desejados na aplicação =x.

Como já dei o alerta vou pegar exatamente o exemplo dele como um óleo que não dever ser utilizado em umectação. Porque a primeira regra fundamental da umectação é exatamente "Usar produtos 100% vegetais e naturais, livre de conservantes e processos químicos"

Essa é nossa lei quando falamos de umectação capilar, mas porque o óleo utilizado nesse procedimento precisa ser exatamente da maneira que está na regra?

Vamos pegar, por exemplo, o Óleo de Amendoas Doce da Farmacia, que gira em torno de R$3,00 reais.

O que ele possuí que impossibilita de usar nas umectações e o que ele contém que prejudica os cabelos?

Fique atento a exatamente 4 palavrinhas no rótulo desse produto 

Óleo mineral (mineral oil) 
Vaselina líquida (petrolatum)
Parafina líquida (paraffinum liquidum)
Silicone Insolúvel em Água

Esses componentes são os vilões para qualquer cabelo cacheado em uma visão geral, e no caso do óleo de amendoas doce da farmacia, ele tem exatamente óleo mineral e parafina.

No que esses componentes prejudicam os fios? 

Esses produtos agem naturalmente para segurar a hidratação e umectação dos fios, porém ele empreguina, cola e gruda nos cabelos, fazendo com que do mesmo modo que ele retenha sua própria hidratacão, ele também blinda o fio "Imagine um fio saturado e encapado" fazendo com que os procedimentos de Hidratação Nutrição e Reconstrução não cheguem aos fios.

Então todo procedimento que você fizer depois de passar um Óleo com essa composição, seus cabelos cacheados vão absorvar bem pouco do procedimento que está utilizando. E adivinha a única maneira de tirar esses componentes dos fios? Utilizando um shampoo em sequência de lavagens para remover os produtos que grudaram nos fios, mas para um cabelo cacheado isso só representaria mais ressecamentos e percas de oleosidade.

Por isso que gostamos de utilizar os produtos totalmente Vegetais e Naturais, além de obtermos o resultado nutritivo da umectação com perfeição, os cabelos cacheados estarão totalmente livres para receber mais cuidados em seus fios, sem ficar saturados ou encapados. Esse é o benefício de se utilizar um óleo vegetal natural sem conservantes e processos químicos.

Sabendo disso quais óleos eu posso escolher e aonde eu posso comprar esses produtos naturais.

Óleo de Abacate: É um óleo rico em vitaminas vitamina A e um altíssimo teor de vitamina E que é um poderoso antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento., que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem Hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.

Óleo de Jojoba: Quando massageado diretamente no couro cabeludo, dissolve o sebo engastado, os folículos do cabelo ficam livres das partículas estimulando a germinação das células na epiderme e um nenovado crescimento dos cabelos. O Óleo de Jojoba também torna o couro cabeludo menos ácido, regulando, portanto, as secreções glandulares.

Óleo de Rícino: Possível função parecida com o de jojoba em menor eficiência, atua diretamente no couro cabeludo controlando a oleosidade e a acidez do mesmo.

Óleo de Azeite Extra Virgem: É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios.

Óleo de Argan: O óleo natural de argan simplesmente dispensa comentários em sua funcionalidade e resultados, tanto nos cabelos, quanto para a saúde e para a pele. É um anti oxidante natural e extramamente rico em vitamina E, contém também omega 9 e 6, além de um produto natural fundamental para a cicratização e irritação no couro cabeludo.

Óleo de Coco: Possuí ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país.

Depois da escolha do óleo em questão iremos para a etapa final, como fazemos o procedimento de umectação capilar?

Existem três maneiras de se realizar uma umectação capilar altamente nutritiva e de resultados excelente nos fios e irei explicar os três procedimentos.


São elas

Umectação Capilar após o shampoo: Uma umectação com resultados satisfatórios é de grande necessidade que o os fios estejam aptos a receber todos esses nutrientes, porém a única forma dos fios absorvem 100% essa umectação, é necessário que a cutícula dos fios estejam abertas e expostas a receber os nutrientes da técnica.

E o shampoo age exatamente fazendo essa abertura das cutículas dos fios, além claro da sua ação de limpar os fios e o couro cabeludo, e o que representa abertura é exatamente o momento certo de fazer uma umectação capilar.

Como procedemos com essa etapa? Entramos no chuveiro e usamos o shampoo e enxaguamos. Será necessário que você saia do banho para fazer o restante do procedimento. Ao sair do banho você faz  uso do óleo natural de sua escolha enluvando os cabelos, e se necessário usando um pente de dentes largos para desembaraçar os fios.

Nessa hora trate com carinho os fios e demore o tempo necessário para trazer o óleo em todas regiões dos fios, seja enluvando ou usando um pente de dentes largos. Depois disso deixe os cabelos em torno de 1h a 2 horas sobre os fios, se necessário coloque uma touca térmica para continuar mantendo as cutículas dos fios abertas e mantendo e absoverndo os nutrientes.

Depois volte para o banho e proceda normalmente com sua rotina. Não vejo necessidade de utilizar uma máscara nessa etapa, já que o óleo vai fazer o processo nutritivo dos fios. Primeiro enxague o óleo vegetal com agua "Morna para Fria rs" naturalmente, e depois utilize um condicionador para remover os resíduos. Se sentir resíduos de óleo vegetal nos fios, repita novamente o uso do condicionador e enxague.

Umectação Capilar a moda a francesa:

Muitas pessoas comentam que essa técnica foi baseada principalmente a umectação capilar francesa, de acordo com as necessidades e clima do país, e eu não dúvido muito porque a técnica é bem interessante se enquadrando ao clima da região deles.

Como funciona essa forma de técnica de umectação?

O óleo vegetal é levado ao banho maria até sua elevação de estado friu para morno. Quando o óleo estiver morno é hora de proceder com a umectação capilar. Qual o significado dele estar morno?
Todo procedimento de calor abre as cutículas dos fios fazendo com que ele esteja propício a receber nutrientes. E como  a umectação precisa atingir o máximo de seus resultados, a abertura das cutículas é fundamental para os nutrientes entrarem nos fios.

Depois de morno enluvamos os fios com o óleo vegetal e depois, se necessário, usamos um pente de dente largos para desembaraçar os fios. Use uma touca normal para a abafar o couro cabeludo mantendo o calor do óleo vegetal e aumentado a absorção dos nutrientes.

Deixe a umectação por 1h ou 2 horas nos fios e depois no banho proceda normalmente com sua rotina diária de cuidados nos fios, shampoo + condicionador.

Umectação Capilar Noturna "Ao dormir"

Mais um estudo comprovou que o ato do corpo dormir faz com que as cutículas dos fios se abram e elas estejam propícios a receber nutrientes. Exatamente observando esse estudo comprovado que a umectação capilar ganhou espaço nesse procedimento noturno.

Sabendo-se que as cutículas estão abertas, fazemos o procedimento normalmente de umectação. Enluvamos os cabelos com o óleo vegetal, se necessário utilizamos um pente de dentes largos para desembaraçar os fios. Depois colocamos uma touca normal sobre os cabelos, para não sujar sua roupa de cama, e dormimos com o óleo sobre os cabelos.

A ação de dormir fará com que os fios se abram e absorvam os nutrientes do óleo vegetal. Pela manha  é necessário retirar totalmete o óleo vegetal dos fios e para isso proceda normalmente com sua rotina de shampoo + condicionador.

E agora acabou se as explicações sobre umectação capilar

Possuí alguma técnica nova e deseja compartilhar com o blog?

Nós ensine sua umectação capilar preferida e conte os resultados obtidos nos cachos, combinado?

É só comentar e compartilhe o conhecimento de vocês, porque quanto mais melhor =p

Fiquem bem e um bom dia

Deus ilumine a todos

Obs: Lojas aonde pode se comprar os óleos vegetais e naturais

www.mundoverde.com.br/ 

www.sabaoeglicerina.com.br/

Também podemos encontrar esses produtos em lojas naturais e orgânicas do seu município









 







56 comentários:

  1. Olá Ronaldo! estou super curiosa com o resultado da enquete do outro post!

    Eu comprei o óleo de linhaça dourada e utilizei à noite. O cabelo fica com um brilho incrível!!!!

    Estou adorando as dicas do blog!!!!

    ResponderExcluir
  2. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo, vc é mega atencioso RONALDO, muitoooooooo obrigada vou fazer urgente seguindo suas dicas e volto para contar ok, muito bem explicado sem dúvidas, valeu mesmo .bjocassssssssssss millllllllllllllll

    ResponderExcluir
  3. Juuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Obrigado pelo comentário, estava sumida, devia estar aprontando com os cabelos neh?

    me diga aonde você comprou esse óleo, porque aqui em são paulo é dificil achar esse óleo de linhaça viu, também estava e estou na procura.


    O brilho da linhaça é muito surreal, eu imagino no óleo dele, porque no gel de linhaça já era um brilho sem igual.

    Obrigado viu, continue passeando pelo blog.

    FIque bem

    ResponderExcluir
  4. Adrianeeeeeee

    obrigado, você teve a dúvida já corri lá pra fazer rs, e ficou bem explicadinho mesmo, porque pessoas aplicadas merecem tal atenção.

    Sim sim continu nos cachos viu, com os procedimentos eles vão só agradecendo e vc vai se animando mais ainda pra cuidar deles.

    Forçaaaaaaaaa viu

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo querido! Eu comprei o óleo de linhaça num restaurante de comida vegetariana! Lá tinha tipo uma lojinhas, com produtos naturais e lá estava ele!!!!
    Olha, eu não tava sumida não, li todos os posts anteriores!!! Lembra que eu te falei de um finalizador da capicilim que comprei cheio de proibidos? To chateada até agora com o dinheiro que gastei!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi juuuuuuuuuu

    hhaahaha vou querer comprar esse óleo também rs Mas por aqui não é fácil achar um restaurante vegan, mas vou procurar sim viu.

    Sim eu lembro que vc havia me falado sim ju, mas sua intencao é mesmo cortar os produtinhos com silicones?

    Fique bem

    ResponderExcluir
  7. Oi Ronaldo, estou na comunidade cabelos cacheados e sempre acompanho o seu tópico =D Graças a ele estou conseguindo cuidar direitinho dos meus cachos.

    Estou pensando em fazer o cronograma na minha filha de 3 anos. Mas minha mãe fica me enchendo o saco, falando que não pode ficar passando creme de hidratação em criança. Agora eu sei porque meu cabelo era tão feio quando criança,kkk.
    Mas enfim, será mesmo que faz mal? Li uma vez que você prefere noo poo para crianças.
    Os cachos da minha pequena são lindos e super definidos, mas ela tem um pouco de frizz, eu tentei fazer noo poo uma vez nela e o problema do frizz acabou, mas percebi que ela coçava muito a cabeça. Mas li também que a limpeza com o limão só pode ser feita 1 x por semana, então resolvi parar por ela tava muito incomodada com a coceira.
    Você pode me dar umas dicas sobre cuidados com os cachos de crianças?
    Ah, e se eu começar a fazer o cronograma, também tenho que fazer a parte da reconstrução?

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Mais dicas....!!! Me indicaram óleo de jojoba..ouvi por aí que é muito bom!
    As cacheadas falam super bem do óleo de coco ( acho que da marca "Copra")..Ainda não encontrei, aqui em Salvador..mas, vou continuar procurando!!!

    Qdo encontrá-los farei a umectação e conto como ficou! =)

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Ronaldo ! Você parece que adivinha pensamentos ! Também estava cheia de dúvidas em relação a umectação !

    Post super explicativo, adorei !!! Mas ficou uma pergunta na minha cabeça: passar ou não os óleos vegetais na raiz ? Ou somente comprimento e pontas ?

    bjus

    ResponderExcluir
  10. É sim Ronaldo, tenho visto taaaannntos depoimento positivos de que adota low/no poo que estou me inspirando... E apesar de hidratar muito meus cabelos, seguir o cronograma que aprendi com vcs, apesar de serem bem definidos os meus cachos, não consigo me livrar do frizz e a única explicações que encontro são os silicones e também os shampoos com sulfato, por isso pretendo mudar os meus produtinhos! :)

    ResponderExcluir
  11. Mari Firmino

    Primeira postagem suaa eeeeeeeeeeeeeee

    Parabéns viu e continu postando, vocÊs fazem parte desse cantinho.
    Rs vc acompanha bastante na comunidade mesmo, porque sempre me perguntavam sobre cabelos de crianças no tópico da comunidade.

    Eu gosto de ter um cuidado a mais com cabelos de criança, aquele mito de que nao pode passar produtos em cabelos de crianças é puro mito, a diferença é que o cabelo de uma criança está mais apta a observer nutrientes e a cutícula dos fios ainda está em formação, além de ser mais frágil por esse aspecto.

    Realmente eu indico o low poo para crianças, mais pelo fato de evitar silicones, parabenos, petroquimicos e outros conservantes que fazem mal ao couro cabeludo e aos fios.

    Você pode começar com o low poo "Pouco shampoo" isso irá fazer com que ela coce menos a cabeça com a impressao de que o couro cabeludo precisa ser limpo.

    Para isso vc pode começar a escolher ou pesquisar um shampoo de pouca agressão nos fios, como ela é crianças os shampoo de criança vão equilibrar o ph dela. Como da jonsohn é sem sultato, seria uma boa pedida para seu bebe, assim como procurar outros shampoos sem sulfatos.

    Então com esse revezando de shampoo menos agressor e a limpeza de limão 1x por semana, vc consegue manter o couro cabeludo dela limpo, evita as coceiras e ainda consegue tirar o frizz dos cachinhos dela. É o que posso recomendar, além de sempre investir em produtos naturais, hidratações caseiras são bem vindas.

    Dá uma olhada na listinha de low poo que coloquei aqui, tem produtos bastante interessantes já pra cada etapa.

    Se você começar a fazer o cronograma e o cabelo nao tiver quimicas, no caso o do seu bebe, a reconstrução é feita no ultimo dia da semana de tratamento do mes.

    É necessário fazer sim, porém não precisa ser uma reconstrução pesada, e sim uma reconstrução mais leve como a da máscara da amend anti age, elseve reconstrucao total 5 e também a da lunablu repair.

    hahahah e só pra ressaltar meu apelido era piruca =x quando criança hahaha minha mae nao passava creme hahahaha mas vc é uma mae diferente, faça diferente hahaha

    Fique bem e qualquer duvida estou aqui

    ResponderExcluir
  12. Sandrinha Andrade

    procura algumas lojas no mundo verde,lá tem o óleo de coco da copra.

    Entra no site deles e va em lojas e coloca seu Cep, lá eles vao mostrar as lojas do mundo verde na bahia. Se nao me engano tem em torno de 6 lojas dessa rede na bahia, só dar uma conferida viu.

    Fique bem e nos mostre os resultados

    ResponderExcluir
  13. Tati Oliveira

    Temos que analisar a raiz e a oleosidade do couro cabeludo para responder esse questionamento.

    Por exemplo, meu couro cabeludo é seco, não produz muita oleosidade, então a umectação até nos cabelos da raiz é aceitável e aplicável.

    Então vamos observar o seu couro cabeludo, se ele for oleoso ou tiver tendência a oleosidade, o aconselhavel mesmo é evitar a região da raiz e couro cabeludo e só se concentrar no comprimento e pontas viu.

    Fique bem e bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. Ju Silva

    Realmente algo que ajuda muito a tirar o frizz é começar devagarzinho o low poo "Pouco shampoo" e ir observando as necessidades e reações dos cabelos.

    Quando comecei a evitar um pouco shampoo e alternando com os sem sulfatos os cabelos reagiram muito bem, porque foi uma agressão a menos, e depois o resto da técnica trouxe o resultado nos fios e sem frizz.

    Gosto muito da técnica porque os resultados são evidentes, qualquer dúvida porque e quando começar estou aqui viu.

    Fique bem e bom final de semana

    Eu acho seu cachinho bnem definido e com um volume excelente, continue assim =p

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela dica! Conheço essa loja!Imaginei que encontraria esses óleos em lojas especializadas em produtos de cabelo,etc. rsrs..não tinha imaginado que poderia encontrar lá...e olha, que ontem passei bem pertinho...agora já sei!

    Bom final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  16. Ronaldo, muito obrigada por me responder!!!!

    Vou começar a fazer low poo nela então. Faço tudo para ela ter orgulho dos cachinhos dela.

    Hoje fiz a receita do gel de aveia e passei nela, nossa, ficou lindo! Depois vou tirar uma foto e colocar na comunidade do face.

    Nossa Ronaldo nem me fale de apelidos de infância. kkkk. O meu era Bombril, hoje eu dou risada, mas na época me fez sofrer muito e odiar o meu cabelo. Eu vivia sonhado que um dia eu acharia um shampoo que deixaria meu cabelo liso.kkk. Não quero que minha filha passe por isso, por isso quero cuidar muito dos cachinhos dela.

    Muito obrigada Ronaldo por doar parte do seu tempo para nos passar informações tão preciosas.

    =)

    Bjo.

    ResponderExcluir
  17. oie, eu faço meu óleo de coco em casa hahaha daqui uns dias vou mandar um pra vc.

    Minha umectação faço de várias formas, faço a noite até prefiro, lavo antes os cabelos e eles molhados coloco o óleo ou de coco, ou de uva , azeite ou a pasta do tutano e de manha lavo de novo.

    Outra forma é antes de alguma hidratação.Lavo , passo o óleo enluvando, deixo um tempo na touca plástica, e depois venho com o creme. depois enxáguo e passo condicionador.

    Uso sempre minha touca de plástico para abafar, e não enxarco os cabelos não.kkkkk

    Beijks

    ResponderExcluir
  18. Meninas vocês poderiam postar como fazem a umectações de vocês. Beijks compartilhar, quem sabe aprendo mais um jeito.

    ResponderExcluir
  19. Olha Gente, eu prefiro fazer a umictação com o os cabelos sujos. Passo à noite (no momento estou usando o óleo de linhaça) e pela manhã lavo como de costume. Se eu faço com eles limpos(já testei), meu cabelo fica muuuuito pesado!

    Ronaldo, obrigado pelo elogio, vindo de vc vale dobrado!!! :) Estou mesmo convencida a adotar a rotina Low Poo. E tenho um pedido a você: Muitas meninas, inclusive eu, tem dúvidas do que exatamente procurar nos rótulos (aquelas substâncias que são proibidas). Tenho dúvidas nos nomes técnicos mesmo!!!! Será que você poderia fazer um post sobre isso? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. UmIctação foi ótimo.... kkkkkkk. Corrigindo, eu faço UmEctação gente! :)

    ResponderExcluir
  21. Ronaldo, a dica da Ju foi muito bacana! Apoio!rs.

    ResponderExcluir
  22. Ju esqueci de dizer amor, que já fiz assim tbm, mais a doida aqui tem uma cisma de achar que se não passar um shampoo antes nada vai penetrar rs, e olha que já fiz No poo e penso em voltar a fazer. ótima dica a sua para um novo post, estou esperando o Low No poo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Ronaldo .. eu de novo !

    Lendo o comentário que você fez pra Maria Firmino sobre produtos sem sulfato .. vi que você deu a dica dos shampoos da Johnson.

    Essa foi uma dúvida que eu tive: se eles eram livres de sulfatos ou não.

    Até cheguei a perguntar na comunidade mas depois acabei achando na internet a confirmação de que o componente que eles têm (SODIUM TRIDECETH SULFATE) é um sulfato sim.

    ResponderExcluir
  24. Mari Firmo

    Quem nunca teve um apelido de infancia sobre os cabelos, deu até uma ideia de fazer uma postagem sobre isso hahahahahaahha

    Ai ai, mas ainda bem que podemos olhar o passado, adquirir força e rir de tudo aquilo que passou e aconteceu, realmente é gratificante se orgulhar dos cachos.

    Guie sua filha me admira muito, pode ter certeza que ela terá cachinhos lindos e saudáveis, vai s er a sensacao da escola hahahahaha

    Vou torcer para o low poo dar os resultados viu, se precisar estou aqui, tenha um bom começo de semana e deus ilumine sua familia.

    Fique bem

    ResponderExcluir
  25. Nara

    Touca de plástico, essa eu não conheço, depois você me mostra.

    Sempre falam que a touca de aluminio é melhor do que a metalizada que vende nas perfumarias, se você ja testou as duas nos conte os resultados.

    No meu cabelo é melhor molhado, levemente umidecido, hahaha no seco rola não, fica dificil desembaraçar os cachos, esse bombril a noite fica indomavel hahahaa

    Obrigado pelos comentários viu

    ResponderExcluir
  26. Ju Silva

    Adorei a idéia viu, realmente requer uma atenção maior por ser uma postagem um pouco complicado, porque também vejo certas dificuldades para associar e identificar esses produtos nos rótulos ou saber a essencia deles para que possamos evitar eles, afim de trazer retorno aos cabelos cacheados.

    Estou preparando já a postagem, é um pouco de informação e vou por exemplos e informações afim de que possamos solucionar o máximo de dúvidas possível. Além de indentificar os produtos proibidos acredito que haja a necessidade de entender porque eles fazem mal aos fios e até a saude.

    Obrigado viu, já esta sendo providenciado, gostei da ideia, excelente

    Parabens

    ResponderExcluir
  27. Tati Oliveira

    Temos que observar que a própria técnica abre margem para muitas outras vertentes. O que quero dizer que em primeira analise a técnica nao é totalmente contra sulfatos, tanto que a comunidade low/no poo, assim como a lista oficial, permite alguns sultafos em shampoo para ser utilizado nas técnicas.

    DISODIUM LAURETH SULFOCCINATE é liberado para a técnica mas é um sulfato entendeu? O que quero dizer no caso especifico que lhe dei sobre o shampoo Johnsons Baby - Sabonete Glicerinado é que ele pode ter esse componente, ele pode ser sim considerado um sulfato, porém ele é um sulfato muito inferior em agressão em relação aos verdadeiros vilões.

    Como é formulado para criancas e o cuidado para se confeccionar esses shampoos sao com pura atenção, acredito que esse sulfato não irá atrapalhar alguém que esteja inicinando um low poo e precise de um shampoo que agrida menos os fios, por isso essa citação.

    Sinceramente essas novas gamas de sulfatos, chamados lá fora de low sulfate, é exatamete visando a diminuicao da agressao dos sulfatos nos fios, entao novos componentes estao sendo testado para dimunuir essa agrssao e limpar o couro cabeludo e os fios.

    Pra vc ter idéia Tati, essas novas gamas de sulfatos, assim como os de shampoo para baby, sao substancias caras e dificeis de serem criadas.

    Enquanto um sulfato popular altamente agressivo como o "Sodium laureth sulfate" custa US$0,25 por kilo nos produtos, outros sulfatos menos agresivos e criados especialmente para nao agredir os fios, como o SODIUM TRIDECETH SULFATE" custam em torno de US$1,40 por kilo.

    Agora faça as contas, estamos falando em milhões de produtosvendidos por mês, agora entende porque as empresas querem continuar com os populares sulfatos e baratos ao querer um sulfato caro e que agrida menos os fios?

    É essa a questão

    A tendencia esta sendo o low sulfate lá fora, porque ja observam que a forma do shampoo limpar os fios é altamente abusiva para a saude deles.

    Uma hora a tendencia entrara no brasil e tudo ficara melhor pra nos.

    Sendo sulfato ou nao, o importante é ir para os que menos agridem os fios e realmente abdicar e deixar de lado os sulfatos baratos que ressecam

    ResponderExcluir
  28. Ronaldo, já estou querendo me intrometer na sua resposta para a Tati Oliveira... Hahahahaha. Eu já li também que tudo depende da posição que determinado ingrediente está na lista da composição no rótulo. Tem alguns liberados que tem sulfato, mas está no final na lista, o que significa que a quantidade é bem menor, pois a lista é decrescente. É isso? Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Sim varia mesmo, tem alguns sulfatos que são liberados para a técnica por serem menos agressivos, e como o low poo utiliza de uma manutencao menos frequente de shampoo, nada melhor do que pegar um shampoo com um sulfato menos agressivo, no caso os shampoos que dei como exemplo.

    É sim quanto mais pro final o ingrediente, menor é seu valor na composição.

    Obrigado pelos esclarecimentos JU

    Fique bem

    ResponderExcluir
  30. Ronaldo .. você é nossa enciclopédia viva dos cachos rsrsrsr .. Muito boa a explicação sobre os sulfatos. Não tinha noção de nada do que você me disse.

    Valeu mesmo. :)

    ResponderExcluir
  31. viva o aos cachos graças ao RONALDOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  32. Sempre dou uma passadinha aki e estou adorando !!

    ResponderExcluir
  33. Ronaldo, tenho uma dúvida.

    Um tempo atrás uma menina falou lá na comunidade que fazia umectação com azeite de dendê, e que o cabelo dela ficava ótimo.
    Queria a sua opinião, sobre isso.

    ResponderExcluir
  34. minha dúvida é : umectação reduz pontas duplas?
    xeru : )

    ResponderExcluir
  35. Olá Ronaldo, faço parte da comunidade de cabelos cacheados e sempre fico atenta às novidades postadas pelas/os colegas. Minha dúvida é: e as manteigas, uso o mesmo procedimento? Comprei manteiga de Karité e a tenho usado, derretida, nos cremes de hidratação. Posso fazer umectação com elas? Pura (sólida) ou derretida?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Oi mari firmo

    O azeite de dende, desde que seja o 100% natural, sem a adição de produtos quimicos em sua composição ou extração, possuí resultados significantes nos cabelos.

    Primeiro porque o azeite de dende e mais emoliente e oleoso que o normal, e segundo que azeite de dende é composto por vitamina A "Que ajuda no fortalecimento dos fiose crescimento" por isso é um grande aliado aos cachos, porque possu uma vitamina dificil de se achar.

    Só cuidado ao manusear ele, porque ele mancha as roupas e fronhas, tenha garantias de que ele nao tenha contato com nada alem de sua touca que vc for utilizar viu

    Fique bem

    ResponderExcluir
  37. amanda barbosa
    Oi meu amorzinho *_*

    Ajuda nas pontas duplas mas não é determinante, o que realmente tem relacao forte com as pontas é o corte que irá dar um novo ciclo de crescimento aos fios fazendo com que aquelas pontas desgastadas desaparecam.

    Além da umectação é bom usar um oleo vegetal natural para usar como se fosse um reparador de pontas, amassanda as pontas duplas com 2 gotas de oleo vegetal misturado na palma das maos e amassando. Essa oleosidade ira desfazer um pouco as pontas duplas que ficaram com um caimento mais singular.

    Beijao amor

    SAUDADES

    ResponderExcluir
  38. Silvana

    Sim sim

    Excelente pergunta

    As manteigas podem ser utilizadas dos mesmo modo que óleo, porque a manteiga é a fase sólida do óleo, no caso se você adicionar fonte de calor ou esfregar nas mãos essa manteiga se tornara um oleo rs e vc fara o procedimento normalmente.

    Manteigas são ricas em componentes QUE NUTREM OS FIOS, e podem ser aplicadas como umectacao igual os oleos fazendo exatamente os mesmo procedimentos.

    Quanto ao manuseio vai de voce, solida ou em forma de oleo. Eu pego ela em forma solida aqueco um pouco nas maos e depois passo nos fios.

    Fique bem e obrigado por visitar o blog, perguntas como a sua ajudam e muito

    ResponderExcluir
  39. Ronaldo, olha eu aqui de novo.
    Estava pesquisando sobre crescimento dos cabelos das indianas, e achei os cabelos delas muito bonitos e bem cuidados. Descobri que elas usam muito óleo de coco, e outros óleos indianos. Outras adicionam algumas ervas no óleo quente (o único que entendi é a folha de hibisco) e passam até no couro cabeludo.
    Bom , minha pergunta é, eu posso fazer umectação com óleo de coco feito em casa?
    Vi que algumas indianas fazem...
    Vi esse vídeo ensinando: http://www.youtube.com/watch?v=ZevW7WEeczo

    Desde já obrigada por esclarecer minhas dúvidas!!!! =D

    Abraço =)

    ResponderExcluir
  40. Oi mari

    Os cachos do seu filho são muito lindos, fiquei viajando pensando nos filhos que terei com minha namorada amanda, ai ai, muito bom cachinhos.

    Essa das ervas nao me é estranho, acho que podemos fazer uma infusao de ervas medicinais e acrescentar ao oleo quente, só ainda nao achei o caminho para fazer isso hahahahaha mas ´uma boa ideia sim.

    Na verdade para crescimento vc pode pegar esses oleos essenciais e fazer massagem capilar a noite e dormir com eles no fios para penetrarem no couro cabeludo. super recomendo.

    Pode fazer sim, nara tentou me ensinar a fazer esse oleo, mas nossa rendeu bastante, hahahahahahaah opa amanha to comprando cocos viu, culpa sua rs uhahuahuahuaua


    FIque bem viu esta liberado sm

    ResponderExcluir
  41. Obrigada Ronaldo, tenho certeza que seus filhos serão muito lindos e bem cacheadinhos =D

    Nossa ontem fiquei o dia inteiro lendo e vendo videos dos cabelos das indianas, e fiquei fascinada com a tamanho que elas deixam crescer.
    Eu nunca tive cabelo comprido, então resolvi aderir o projeto rapunzel, hahaha. Vamos ver seu eu aguento ficar sem cortar. Meu objetivo é chegar até a cintura =P

    Vou tentar fazer esse óleo de coco, porque esses dias fui ver o preço da copra estava 26 reais. E ultimamente não tô podendo gastar muito =(

    Espero que dê certo!!!

    Depois me fala o resultado do seu.

    abraço =D

    ResponderExcluir
  42. Oláaa, Bom eu comprei exatamento o oleo de amendoas doce, mas na composição so vem escrito oleo natugal vegetal e aroma de amendoas doce.
    Mesmo assim não é indicado para a Humectação???
    obrigada

    ResponderExcluir
  43. oi ronaldo, tudo bem? comecei a fazer no poo ha duas semanas. Posso fazer umectaçao? ou qdo fizer terei de usar o xampu?

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelo Blog e pelo post tão claro e gostoso de ler!!!
    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  45. Oie Ronaldo... Tudo belezinha? Ah! Meu cabelo ama umectação! Huhu! Aqui na drogaria perto de casa vende óleo de amendoas doce puro R$: 14,00. Concordo qdo vc diz que na umectação não pode se usar óleos baratinhos e se atentar a composição. Seguinto-te, se desejar retribuir... Bjus. Xucexxo!rs. http://blogdajhosy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Oi Ronaldo! Conheci seu blog através do grupo do CRONO no face... Adorei o blog! Super informativo, e com temas que eu curto! Tem muita informação bacana aqui que quero ler com calma... sou uma apaixonada por produtos orgânicos e naturais! Parabéns pelos posts! Bjinhos
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi Ronaldo, gostaria de saber se na hora da umectação, quando usa-se o shampoo, ou antes ou depois, pode ser o shampoo sulfate free?

    ResponderExcluir
  48. Ronaldo
    preciso lhe agradecer por esse post. Meus cachos nunca estiveram tão bonitos qto agora que estou usando uma mistura de óleo de abacate com óleo de argan orgânico.
    Aposentei os inúmeros produtos caros que estava usando e estou amando usar os óleos vegetais que vc indicou.
    Muito obrigada pela dica.
    Lhe desejo tudo de bom!

    ResponderExcluir
  49. Oi ronaldo muito bom o post, fiz a nutrição ficaram muito bons os fios super hidratados.

    ResponderExcluir
  50. Joseane Magro de Lima

    Já estou seguindo também, seu blog é bem maneiro, dei uma olhada lá e tem muitas informações boas e importantes, realmente vou continuar lendo e continue postando, é devar que se começa nesse mundo de blogger.

    Que bom que gostou das dicas, realmente nem sempreaqueles oleos de 3 reais valem a pena, o barato sai caro e o cabelo todo melecado, vc fez uma bela escolha

    Abraços

    ResponderExcluir
  51. Erika Nasch

    Agora que vi esse seu comentário nessa postagem acredita? aahahahah to lerdo demais

    Obrigado pelo apoio, to acompanhando seu blog e vi a materia da ureia, fiquei só pensando, hidratação de urina hahahah que medo

    Fique bem

    ResponderExcluir
  52. Tati S.

    Na umectação que vc deixa ela de noite e retira de dia, você passa o shampoo "Pode ser sem sulfato" para retirar o óleo e ai vc faz o procedimento restante sem problemas. É sempre bom tirar o oleo com o shampoo, os shampoos sems sulfato tem agente de limpeza de sobra pra tirar o oleo viu, nao se preocupe.

    Abraços

    ResponderExcluir
  53. Lu

    Oi demorei pra responder porque to perdido com tanto comentários no blog, me diga aonde se comprou esse argan organico, até eu quero ele hahahahahaa

    aceito doações hahaha

    brincadeira

    que bom que o blog pode ajudar, fico imensamente feliz por essa evolucao.

    Abraços e volte sempre

    Em breve vai ter sorteio de comemoracao aos mil membros

    ResponderExcluir
  54. sheyla news

    Que bomn que vc obteve bons resultados, fico feliz por isso viu

    Fique bem

    ResponderExcluir
  55. Oi Ronaldo sou nova por aqui :D gostaria de saber se pode fazer com Oleo de girassol daqueles usado pra fazer comida? sera que essa pergunta é muito idiota? é que estou começando agora a conhecer a tecnica obrigada bjao

    ResponderExcluir
  56. Dani

    Sua pergunta nao é idiota não, todo mundo tem dúvidas e quando ajudava as pessoas na comunidade cabelos cacheados veio muito essa pergunta. O óleo de girassol de cozinha não é muito indicado porque ele é extraido por processos químicos e não a frio, então existe a preocupação desse óleo não ser puro e existir alguma impureza entendeu.

    Qualquer outra duvida estou aqui

    Fique bem

    ResponderExcluir