19 de março de 2012

30 comentários:

Desabafo: Atendimento em Loja de Cosméticos


Buenas Noches Cacheadas e Cacheados, hoje a postagem é um simples desabafo sobre atendimento em lojas de cosméticos, que na maioria das vezes é formado por pessoas que não tem muita instrução e interesse em adquirir conhecimento daquilo que estão vendendo. Comprei os produtinhos da foto acima hoje e queria dizer o descontentamento e desabafo.

Sim, hoje eu passei na loja que vou sempre comprar alguns produtinhos novos "Estou na saga de testar produtos proibidos e também de uma cronograma de crescimento capilar" em prol do blog, porque eu sou mesmo adepto da técnica low/no poo, mas como muitas pessoas não tem condições nem conhecimento de seguir a risca a técnica, testo cronogramas e produtos proibidos para o blog ajudar a todos.

E são duas coisas que me incomodam numa loja de cosméticos, porque eu sou um cara de boa e apesar de ter meu conhecimento, entro mudo e saio calado da loja, porque gosto de prestar atenção e concentração no que estou fazendo. Principalmente porque voce pode perder dinheiro por coisas pequenas que nos seduzem como embalagem bonita de produtos, cheiro e lançamentos, fazem você adquirie o que você não precisa.

A primeira coisa que incomoda é empurrar produtos, principalmente os caros e das marcas mais TOP da loja. Sou um vendedor no meu trabalho a noite e o que busco é dar satisfação e conhecimento ao meu cliente mas quando eu viro um cliente busco o mesmo em troca e não empurrar o produto porque ele é caro apenas sem se preocupar se aquilo era fazer efeito nos meus cabelos.

Ouvir vendedora dizer: "A linha da Acquaflora e Amend são boas porque você não leva e bla bla bla" Já fico pensando, caramba são  as duas linhas mais caras da loja, com máscaras em torno de R$24,00 e uma coisa que eu gosto é honestidade na hora de vender, vai me recomendar uma linha inteira de produtos só pelo preço nao é algo que eu admiro e acho correto.

E uma das coisas que mais me indignam ou me fazem refletir nessa lojas é "Você sabe o perfil e resultado do produto que você está indicando?

Essa questão é uma das que mais me fazem refletir dentro dessas lojas, e acho que é o motivo pelo qual compro e busco tudo sozinho, mesmo antes de ter o conhecimento que eu tenho agora. Como você pode indicar um produto que você não sabe resultado nenhum, porque indiretamente você só sabe o preço e a satisfação do cliente aonde fica?

Dinheiro é investimento e produtos também são, então se você for um vendedor se atente ao que você vende e busque informação e conhecimento. Não estou dizendo para você comprar e testar produtos, mas a internet é um bom veículo para adquirir conhecimento, PRINCIPALMENTE DE RESENHAS, aonde você tem uma base do que as pessoas estão gostando ou não.

Clientes precisam sair bem das lojas de cosméticos, assim como no salão você vai na esperança de ter seus cabelos de volta ao estado saudável e bonito, na loja você deposita a mesma coisa e os vendedores são responsáveis por essa segurança e conhecimento que seria de obrigação serem transmitidos a você.

Me empurram algumas coisas e tudo produtos caros e pra que isso? Coisas baratas também pode obter resultados bons basta você pesquisar e ir atrás. E o mais engraçado é que houve uma situação engraçada na loja hoje, mesmo diante do fato de eu estar aborrecido e até ficar um pouco azedo.

Eu estava olhando tanto os rótulos "Mania de ver se os produtos da propaganda da frente da embalagem realmente estão nas lista de componentes do produto do rótulo de traz" e eu já tinha alguns produtos na minha cesta quando fui abordado por uma mãe e sua filha me perguntando sobre produtos, porque ela me viu eu ler tantos rótulos que "Ou me achou um doente mental hahahaha, ou que ele entende alguma coisa"
e veio me peguntar algumas coisas.

A filha dela tinha química nos cabelos, cabelos lisos, possivelmente um relaxamento, mas já dava pra ver uma quebra e um ressecamento neles e como na minha cesta tinha uma linha para Queda dos cabelos, ela olhou meus cabelos e perguntou "Seu cabelo é bonito você está levando isso pra alguém ou é pra você?"

E daí começo a haver um diálogo entre nós e eu fiz um cronograma na hora para a filha dela, a mãe decidida a comprar tudo que a filha precisasse e eu realmente decidi dividir o conhecimento e ajudar. Primeiro fui pela satisfação da quebra queda dela, então a linha da bioextratus era a melhor para isso porque ela tem Vitamina A, E e B em sua composição, além do jaborandi que é para o crescimento dos fios.

Mas falei a ela que essas linhas para crescimento são fracas na Hidratação, imagina na nutrição. Então indiquei logo as 3 etapas do cronograma, quando ia usar e o ciclo de lavagens e acabou ficando assim.

BioExtratus 1x por semana " Hidratação Fraca com Crescimento, quebra e queda"
Capicilim Óleo de Argan 1x por semana "Nutrição com um toque de queratina" ideal para quimicamente tratados"
Seda Nutri Cachos "Hidratação 1x por semana Forte Ela nao tem cabelos cacheados mas  os componentes dos produtos que importam nos resultados dos fios"
Amend Anti Age ou Elseve Reparação Total 5 "Como ela tinha queratina liquida em casa pedi pra ela potencializar as máscaras de 15 em 15 dias"

E todo mundo olhando na loja meio espantado com tudo o que aconteceu "Nossa ele não é vendedor, mas deu uma informação legal. Mas acredito que qualquer pessoa com vontade de aprender e crescer profissionalmente pode ter esse conhecimento. Alias é a profissão delas, nada mais justo você se interessar pelo o que vende e até bancar algum curso que valorize sua informação e o seu trabalho. Quem sabe uma pequena loja de cosméticos pode aflorar um dom que você têm? Quem sabe se você investir em você daqui há 3 anos você é consultora de cosméticos capilares de uma marca grande? Se não fazer, tentar, ousar e arriscar você nunca vai saber se era pra ser ou não, pense nisso.

As empresas e lojas de cosméticos um aviso para ver vocês crescerem mais e mais

Ministrem cursos aos seus funcionários e deem um respaldo mais qualificado aos seus clientes. Os consumidores já mostraram que desejam uma forma de atendimento mais qualificado perdendo a estigma do ACHISMO E OLHOMETRO "Há seu cabelo é cacheado e tem quimica "Leva a linha de reconstrução da Tresemme" Dinheiro é investimento e vem suado do nosso bolso e nada melhor do que valorizar isso e o bem estar dos clientes. 

Eu não peço ajuda nas lojas não por causa do meu conhecimento, todo ser humano está em constante evolução, mas sim porque muitos não vão poder me ajudar nas coisas que eu preciso.

Imagina entrar numa loja e falar "Você poderia me indicar linhas de nutrição que não contenha parafina liquida, oleo mineral nem silicones? Seria como dar um Nó na cabeça de muitos.

Um curso qualifica o trabalho e garante MELHORAS no atendimento e no conhecimento informado, a internet da uma base para melhorar ainda mais esse conhecimento, então busque e melhore o atendimento de você, porque nossa necessidade é a brecha para o futuro e melhoria de amanha.

Porque se você abordar alguém dentro da loja e diz "Você precisa de ajuda?" lembre-se sempre que você será o responsável para iluminar nossos pensamentos e escolhas, assim como comprar seguro de que aquilo obterá resultados e não será dinheiro jogado fora.

Desabafo feito rs



































30 comentários:

  1. adorei teu comentario amor. Essas loucas a empurrar produtos novos e considerados ótimos por elas ai abrem 'sinta o cheiro' sinta a consistencia faz aquela propaganda maravilhosa e mesmo que seja caro elas querem te convencer , lucro pra elas é o que realmente interessa. ou talvez conta se nos dedos quem esta preocupado em te passar um produto que realmente possa valer a pena ao cabelo. eu ja passei muito por isso e fui seduzida tbm rsrsrs.posso até fazer uma breve comparação como em lojas de roupas ''ah ficou tão bom'', e voce sabe que na verdade tá horrivel ,enfim só visando lucro. tá faltando gente realmente qualificada. fica tbm o aviso nas entrelinhas.
    Mas depois que conheci a comunidade e teu espaço lá a sensaçao que tive foi de estar fazendo realmente a coisa certa e o choque das besteiras que comprei achando certo , ainda errei em algumas compras mas o conhecimento ficou e agora no teu blog tenho o caminho certo a seguir com os meus cabelos de forma saudável e consciente.

    adorei o desabafo.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Com certeza meu amorzinho. Acredito que cad apessoa ja passou por essas situações aonde o importante é o lucro, a satisfação pessoal e o investimento da pessoa nao sao levados em consideracao em nenhum momento. É sempre aquilo, olho o cheiro e a consistencia hahaha depois vem as legacoes que o produto é lancamento o TOP de linha e vc nao pode ficar sem.

    É em lojas de roupas mesma coisa, qualquer coisa da loja fica bom em vc mas a verdade é que nao é bem assim, deveriam ser honestos ao inves de pensar na venda acima de tudo.

    mas ainda bem que as coisas estao mudando e até vc meu amor esta mais consciente e com mais conhecimento para adquirir os produtos.

    Saudades amor

    Te amo bebe obrigado pelo desabafo hahaha

    ResponderExcluir
  3. Total de acordo, aqui não é diferente, e até por isso um dia pretendo tornar a Lojinha da Vanessa uma loja física, pra além de tentar ajudar as pessoas nas suas escolhas por email, fazê-lo tb pessoalmente (apesar da minha cidade não ter mto o perfil, Joinville, mas tem pessoas que querem sim cuidar bem dos cabelos).
    lojinhadavanessa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É desse jeito mesmo.
    Quando vou a uma loja de cosméticos, já sei o que preciso. Logo vem um batalhão de representantes e funcionárias me empurrando coisas. Agradeço, digo que vou ver alguns produtos. Aí fica aquela coisa, toda hora chega um e perco a concentração, porque também leio todo rótulo, até que acabo dizendo com toda educação: "pode deixar, aqui eu me viro bem". Elas me olham assim... Daqui a pouco chega outra, com algo na mão, e por incrível que pareça, embalagem bonita, marca boa, produto caro, mas a composição... tudo que não presta, agradeço, elas insistem, aí sou obrigada a dizer: óleo mineral, parafina não fazem bem ao meu cabelo, o deixam ensebado e sem vida. Elas me olham "assim" novamente. Não contente vem com um shampoo nas mãos, olho a composição "Lauril Sulfato de Amônia", sou alérgica a este componente, aí finalmente, depois de uma meia hora consigo ficar em paz, rs.

    E realmente, L.S.Amônia irrita meu couro! (rsrs).

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente, ando de saco cheio dessas vendedoras e ja gastei um fortuna por culpa delas e não deu nenhum resultado, ex, chego na loja pronta para comprar um produto x elas vem e ja avisa esse é melhor , e claro bem mais caro , ja levei linhas completas de usar apenas uma semana e doar de tão horrivel meu cabelo ficou, hoje sigo dicas da sua, antes seguia apena pelo orkut, mas desculpa a sinceridade, consegui algumas ajudas, mas percebi que era ou é uma panela elas nem responde, ai sai fora, e descobri vc através do orkut na verdade, hoje estou aqui muito felizzzzzzzzzzzzzzzz vc nos da atenção, da dicas de produtos que são nossa ou minha realidade, estou amanado, e gostando dos resultados com certeza, bjocas e obrigada .

    ResponderExcluir
  6. oi VAH, tb compro na lojinha da VANESSA, ELA É ÓTIMA, SUPER ATENCIOSA, OS PRODUTOS CHEGAM NA DATA MARCADA E MUITO BEM PROTEGIDOS, DIVIDI NO CARTÃO TB , ASSINO EM BAIXO O ATENDIMENTO , PREFIRO COMPRAR PELA NET HOJE EX, LOJINHA DA VANESSA, LUNABLU, COM DICAS DO RONALDO, DO QUE IR NAS LOJAS DA MINHA CIDADE.BJOCAS

    ResponderExcluir
  7. Nossa quantas vezes passei por isso das vendedoras empurrarem produtos e eu sair com coisas super desnecessárias hoje em dia com um pouco de conhecimento não passo por isso, fico triste quando estou numa loja e vejo uma representante indicar um produto para uma finalidade errada, mas nessa hora não posso fazer nada, enfim temos que ler mais pesquizar mais.

    ResponderExcluir
  8. Então, Ro...creio que em todas as lojas de cosméticos acontecem isso. Pelo menos nas que eu já entrei, rs. Eu fico até apreensiva antes de entrar numa loja dessa porque já imagino essa situação. Já aconteceu comigo de procurar um reestruturador da Maxi Cap, que é ótimo e barato,não ter e a vendedora empurrar um tal de Tut Hair (queratina emergencial reforçada)que custava quase uns R$5,00 a mais, e que quando usei meus cabelos odiaram!!! Só usei uma vez...Se tivessem vendedores como você nestas lojas, seriam tão bom e sairíamos da loja mais satisfeita e e com mais segurança nas compras. Bjão, querido.

    ResponderExcluir
  9. Concordo 100%, Ronaldo!

    Aliás, toda e qualquer empresa deveria se empenhar em dar um treinamento sério e adequado aos seus funcionários. Algumas empresas já fazem isso, eu trabalho para uma empresa de tintas e recebo treinamento sempre. É muito importante!

    e é como vc bem disse mesmo: se vc oferece ajuda: "posso ajudar", sinal de que vc pode ajudar, então, está qualificado para isso, certo?

    obrigada pelo post!

    super beijo!

    ResponderExcluir
  10. VaH

    Você merece mesmo que sua lojinha se torne física, é uma forma de valorizar a sua atenção e o carinho que você tem com todas as meninas que compram lá, porque vi que sua atenção e informação são valiosas não só pela compra, mas sim para tirar a dúvidas em um elo de sinceridade e cumpricidade.

    Realmente quando você passa pela transição que você adquire o conhecimento dos produtos e técnicas e foi ai van que vc se destacou e criou a lojinha, e agora pode passar esse conhecimento as pessoas.

    Sim sim sei que tens capacidade e corra atrás, o mercado de cosméticos capilares está precisando desse perfil de lojas que nos façam ter uma compra segura, verdadeira e de resultados.

    ResponderExcluir
  11. Geiza
    hahahahhahaah meu clone

    L.S.Amônia irrita meu couro também irrita meu couro cabeludo mas acredito que a cicatrizacao do meu couro cabeludo se forma mais rapido, talvez é só no dia da aplicação mas tenho que ficar atento porque uma vez nao conseguia puxar 1 fio porque ardia.

    Mas é isso mesmo, ainda mais pra quem faz low/no poo se ficarmos perguntando todas nossas duvidas os vendedores ficam com um NÓ na cabeça.

    Tem excessões, em uma loja do centro de sao paulo, tem a jossy, uma vendedora que está pesquisando o low/no poo para poder melhorar seu atendimento, pessoas como ela eu valorizo, estão coreendo atrás e observando os clientes.

    Fique bem

    ResponderExcluir
  12. ADRIANE REIS

    Nossa adriane, realmente quando voce leva uma linha inteira e o cabelo nao reage de modo positivo da aquela sensacao de se sentir enganado, de dinheiro jogado fora.

    Já aconteceu isso comigo antigamente e realmente a sensacao nao era boa, porque alem de vc nao dar jeito nos seus cabelos, o investimento se foi e vc vai ter que correr atras de outra coisa para domar os fios.

    Ainda bem que o conhecimento de todos seus meios de pesquisa estao iluminando vc, assim vc pode realmente assumir seus cachinhos e comprar produtos que deem resultado.

    É isso ai, viva aos cachos

    obrigado pelo depoimento =p

    ResponderExcluir
  13. ADRIANE REIS

    A vanessa É EXCELENTE. Além de ser um exemplo de transição bem sucedida e força de vontade, também é um show de atenção e conhecimento na lojinha dela, eu sei como é dificil responder 1 a 1 e ela faz isso com bom coração.

    indico muito a lojinha delaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  14. Vanessa

    Também me da essa sensação, e sinceramente as vezes eu coloco um fone no ouvido e vou fazer minhas compras, fico lendo muitos rótulos, e não é falta de educacao é que é um momento meu. Quando preciso perguntar d ealguma linha nova "Lancamento" ou localizar algum produto eu peço ajuda e aquela atendente que ganha toda a comissoa da venda hhahha mas continuo na minha.

    Faço isso pra evitar algum instrucao desnecessaria por partes dela, porque ja vi menina falar que o cabelo de tal cliente estava ressecado porque estava ja sentindo falta do relaxamento e ja logo vendeu uma linha de relaxante, fiquei bem em choque.

    Mas as coisas estao evoluindooooooooo e isso anima a gente

    ResponderExcluir
  15. Ceiça Costa

    Menina você por aqui, seja bem vinda viu.

    Eu também no começo ficava envergonhado de entrar naslojas com medo e pensava "Como eu vou dizer que nao preciso de ajuda" enquanto as vendedoras a cada produtinho na cesta colocado era um pitaco, um comentário, e empurrando outros produtos.

    E por ser educado e timido já levei MUITO PRODUTO para nao fazer desfeita para vendedor acredita? haahahahahaha hoje em dia ja aprendi a dizer não e conseguir eu mesmo fazer algumas escolhas.

    Claro vontade nao falta de sabe ter uma loja, e claro teria que ser na bahiana, vcs bahiana são as que mais se interessam e cuidam dos cachos hahahahaha é muitas meninas cacheadas por ai e que se cuidam e eu admiro isso.

    Fique bemmmmmm e depois me diz como anda seu no poo.

    ResponderExcluir
  16. Renata França

    Sim, fiquei sabendo que algumas empresas já fazem esse treinamento para seus funcionários afim de aumentar o conhecimento e o potencial de poder nos ajudar numa futura compra, além de conhecer as marcas e produtos de uma maneira mais concreta e diferente.

    Se eu nao me engano eu já vi uma vendedora treinada pela amend e dá gosto de vc ver que a pesssoa está passando conhecimento ao inves d euma simples venda de uma linha e isso é o primordial.

    Além da empresa o proprio vendedor poderia se conscientizar sobre o que vende. A propria internet da uma base legal para conhecer produtos e isso ja seria um caminho.

    hahahaaha achamos sua verdadeira identidade, de arabe para brasileira hahahaha

    ResponderExcluir
  17. Gostei do desabafo das meninas

    Muito sincero e verdadeiroooooooooo =p

    ResponderExcluir
  18. Concordo com vc de A a Z...eu sou cacheada...e o que mais escuto dessas vendedora é: Olha seu cabelo é ressecado né...então eu indico esse aqui...eu já usei e meu cabelo ficou lindo...aí vc olha para o cabelo da vendedora e é liso, de índio, natural...numa ocasião eu fingi que atendi o celular pra vendedora se tocar e se afastar...Vc deu o recado, tá certíssimo, que mania que esse povo tem de achar que o consumidor é burro, e o pior tem gente que precisa da informação e não tem quem informe...Já pensou se vc não tivesse na loja, o que será que essas vendedoras iriam fazer com essa cliente que vc orientou???bjos e obrigada por todas as suas dicas...elas são valiosas...

    ResponderExcluir
  19. Pense numa pessoa que corre das vendedoras?? Euuuu!!! Pareço até jogador de futebol driblando na área! kkkkkkkkkkkkk
    Nossa, já caí tanto na conversa que nem te conto.
    Um porreeeeeeeeee! Já desperdicei muito dinheiro com essas indicações encomendadas. Uma vez voltei na loja pra reclamar pro dono. Tinha comprado a linha toda. Sempre comprava lá por isso me senti à vontade pra falar.
    Ahhhh, falei! Quis nem saber. Produto ruim, qualidade idem. Ele até me agradeceu.
    Não dá. A reputação da loja acaba indo pro buraco junto com o produto. Precisam ter cuidado sim.
    Tou contigo! ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkk genteee detesto elas. Corro já digo logo quando vem com aquela famosa perguntinha, posso ajudar? Tparecee que vai ajudar, podia vir logo falando posso ganhar comissão? Já vi briga de vendedoras por causa de comissão. Realmente tem lojas que se preocupam em passar para os consumidores bons produtos e que sirva! Nunca gostei de ter esse povo colado no meu pé em lojas então se levei produtos pela vonatde delas foram poucas vezs rs.

    Uma vez tava com cabelo feinho de uns lances que me fizeram ai kkkk vc sabe, permanente, tintura com ox 40 nara não conheci o Ronaldo né kkkkk . Enfim dai que ela me apresentou duas máscaras uma foi a resgate inteligente pra reconstruir usar de 15 em 15, e a outra foi barro minas acho q macadâmia e umas ampolas mais me salvou viu.

    Aqui temos uam loja que gosto muito é a loja rede, falar nisso tenho que ir lá ver uma coisa, um orkontrinho por lá quem sabe acontece! rs beijks

    Beijks

    ResponderExcluir
  21. Eh quase impossível uma pessoa leiga entrar numa loja e saber se virar sozinha, as empresas ateh dão treinamento as promotoras e tal, mas o que vejo muito eh a "concorrência" entre elas dentro da loja, cada uma vai querer falar bem do produto ao qual ela representa pois isso irah gerar porcentagem no salário dela, mas se vc por exemplo se dirigir a uma promotora de uma marca barata ela vai te orientar com produtos baratos, mas se vc for se orientar com uma de uma marca cara ela vai logicamente te indicar produtos caros, existem também lojas que possuem vendedoras próprias da lojas "essas são as piores... rsrsrs" a maioria não passa por treinamento. Compre nessas lojas se vc ver que a loja ministra cursos, assim vc se certificarah de que as vendedoras saberão de fato ajudar você, não tenha vergonha de perguntas tudo, assim vc pode comprovar se a vendedora eh ou não apta, se ela se "embananar" toda ou perguntar para outra... então a vendedora não sabe te ajudar.
    O ideal eh vc fazer tudo em duas etapas, Primeiro faça apenas uma visita à loja sem pressa dos produtos, antes de seu estoque ter acabado, aceite a opinião de todas as promotoras, peça amostras grátis dos produtos (sempre tem... chame o gerente...rsrsr) e anote em um caderninho os nomes e preços das marcas que vc acredita serem boas para seus fios, vah para casa, teste as amostras que vc ganhou, pesquise tudo na net, pergunte aos amigos se eles conhecem as marcas, depois de feito isso tudo... anote os produtos que vc mais gostou e vah na loja comprar.
    Agora se vc não for leiga e quer paz nas lojas, basta dizer "OBRIGADA FILHA, NÃO VOU COMPRAR NADA HOJE, ESTOU APENAS CONFERINDO AS COMPOSIÇÕES" elas vão sumir de perto de você.
    Abraços Ronaldo.

    ResponderExcluir
  22. Angelica

    Realmente as várias maneiras que um vendedor se aproxima da gente para vender os produtos é realmente algo doloroso as vezes, e que de certo modo até fere a gente com comentários para ajudar na venda. Também já recebi esse comentário, seu cabelo é ressecado e que eu estava precisando de tal produto. Se fosse uma linha nutritiva hahaha pelo menos até ia, mas ai veio empurrar acquaflora.

    Eu prefiro entrar mudo e sair calado, o vendedor sabe quando um cliente quer seu espaço mas as vezes a venda em si fala mais alto. Agora meu aliado é o fone de ouvido uma musica zen e bora olhar os rótulos e produtos.

    Se houvesse um bom senso dos vendedores nao precisariamos dar tantas desculpas para sair da mão deles.

    Fique bem e obrigado, é realmente essas meninas iriam sair com os produtos mais caros da loja, gastar mais de 200 reais e sem o retorno desejado.

    =p volte sempre ao blog

    ResponderExcluir
  23. A Crespa!

    Concordo com vc, e acabamos por criar a arte de driblar vendedoras hahahahaha

    Eu acho que temos que respeitar o cliente, se ele tiver uma dúvida ele vai perguntar, se ele quiser saber sobre um lançamento ele vai perguntar, se ele quiser ficar olhando produtos na dele com certeza a atitude vai demonstrar isso.

    O que incomoda é essa invasão ao nosso limite,e o bom senso passa longe. Abordar 1 ou 2 vezes é totalmente normal, elas dependem de venda, mas começar com conversas furadas para empurrar a venda ai nao gosto.

    E vc está certa, se todo gerente se atender a isso, com certeza nossa voz terá mais força. Lojas possuem reputação, perder um cliente porque nao respeitaram um espaço dele é o que uma loja nao pode fazer.

    Estou contigo, vendedores devem ter mais bom senso na abordagem dos clientes.

    ResponderExcluir
  24. Nara Carvalho

    hahahahahaah

    Queria ter esse espirito que vc tem pra só de olhar as vendedoras sairem correndo hahaaha. Confesso que se eu colocasse mais minha postura isso seria evitado, mas fico com vergonha de dar um chega pra la na vendedora e aquela situacao fica me incomodando, só queremos comprar um produto em paz.

    Mas que bom que elas não conseguem empurrar produtos pra vc haahaha uma que se salvou rs

    Ja fez tanta coisa nesse cabelo que deve ser por isso que esse topo se rebelou hahahaa

    Fique bem viu

    ResponderExcluir
  25. Gaby Gomez

    Sim realmente

    Tem umas lojas lá no centro que o nível das vendedoras são de treinamento, mas do mesmo modo que vem o conhecimento a elas, vem também a disputa entre elas mesmas e a comissão individual.

    Já conversei com um gerente dessa loja e falei pra ele que era mais lucrativo que ele fizesse a comissão pela venda total de todas as vendedoras, assim nenhuma vendedora iria atravessar a venda da outra ou empurrar produtos caros ao cliente, porque com isso quem perde o cliente em qualidade e a loja acaba perdendo mais um cliente que poderia voltar.

    Quando as vendedoras tem o conhecimento é a loja que nao sabe explorar muito bem isso, colocar comissao individual é pedir pra elas matarem um leão por dia e acabam empurrando produtos caros e também atravessando e brigando uma com as outras.

    As dicas realmente funcionam. É dificil ser direto e dizer não ao vendedor, pra quem é muito educado e mantém sua postura na loja, então prefiro ficar falando não não, mas no fundo queria que as vendedoras tivessem bom senso e respeitassem a opção do cliente.

    ResponderExcluir
  26. Ah eu folo tenho um esquema para tirar elas de perto logo falo eu faço a tecnica No poo e quero um oleo para umectação 100 vegetal, kkkk elas fazem cara de ???? eu pergunto vc não conhece a tecnica? nossa no orkut tem uma comunidade cabelos cacheados menina ensina tudo, vc vai adoroar.

    kkkkk como sou bandida.

    bjos
    Ro e vai no amigo chocolate heim e leva a amanda

    ResponderExcluir
  27. Concordo contigo R.

    Achei seu blog na net hoje e tirei o dia pra ler ele haha' Comendo meu Laka.

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir
  28. Eu sei que este post é antigo mas eu PRECISO comentar....

    já trabalhei em uma loja de cosméticos/maquiagens grande no centro de São Paulo (não foi na primeira que td mundo deve ter pensado, mas é bem famosa também, principalmente pelos pincéis de maquiagem de uma certa marca...) e posso dizer com todas as letras: Falta treinamento e boa vontade dos donos das lojas!

    Serio, eu trabalhei com meninas que tinham acabado de chegar do interior do nordeste e que sem nenhum tipo de treinamento já estavam oferecendo produtos, gente que você percebia, em 5 minutos de conversa, que nem sabia o que significava metade dos nomes nas prateleiras!

    A culpa não é das meninas, é dos donos! Primeiro, eles querem mão de obra barata. Aonde eu trabalhei não tinha comissão, nem pessoal nem da loja, então eles aceitavam qualquer uma mesmo e nem tentavam dar um treinamento. Nós vendíamos maquiagem e apesar da loja oferecer curso, nenhuma das meninas jamais fez 1.

    O que eu aprendi, foi na marra mesmo, e muitas vezes eu discordei das outras vendedoras ao oferecer produtos mais baratos mas que faziam o que a cliente queria, porque acho um absurdo empurrar o mais caro (ainda mais sem comissão né, vamos combinar...)

    Enfim, só quis marcar aqui que muitas vezes nem é a comissão que faz as vendedoras empurrar os produtos mais caros, o que acontece é que elas também não tem informação disponível e o entendimento geral é que "quanto mais caro melhor é".

    ResponderExcluir
  29. Ronaldo, tive que comentar, por que passo por isso toda vez, e tem uma loja aqui que as vendedoras empurram Acquaflora pra todo mundo. Eu comprei o leave-in, não é mesmo tudo que falam, tenho que usar com outros produtos pra ficar bom, o lado bom é que rende bastante e ajuda a hidratar. Esses dias eu fui na mesma loja com a minha irmã, e as benditas vieram empurrar pra gente de novo o tal "colágeno vegetal"...
    Agora estamos usando (eu, irmã e sobrinha) a máscara Slym System da Aneethun e a Blindagem Capilar da Capicillin, definidor e modelador de cachos, duas marcas ótimas!!! A Aneethun é relativamente cara, mas vale a pena, já a Capicillin é super popular e de preços e resultados ótimos, o problema é que as vendedoras ignoram...

    ResponderExcluir
  30. Olá, Ronaldo. Nossa adoro ler suas postagens, seu blog foi um achado para mim!!!!!!! Sei bem como é entrar em uma loja de cosméticos e sair com a sensação de "Agora faço o que com tudo isso?". Aprendi mais sobre cronograma capilar com sua postagem do que em lojas especializadas e até mesmo profissionais cabelereiros.(Tem pouquissímo tempo que passei a acompanhar,estou em fase de transição, mas já aprendi demais,thank you.)
    Abraços.

    ResponderExcluir