28 de março de 2012

29 comentários:

Low/no poo: Revelações,Atualização da Técnica e Surgimento de Novos Silicones =p



Buenas Noches Cacheadas e Cacheados

Hoje venho falar sobre um assunto complexo que há algum tempo tem incomodado as pessoas que fazem parte da técnica low/no poo, porque saber as diretrizes e fundamentos seria necessário um pouco de conhecimento químico e cientifíco que não possuímos. Porém busquei o respaldo da química Tonya McKay dona de um dos maiores portais sobre cabelos cacheado e a técnica low/no poo e tudo que for abordado aqui está embassado no conhecimento dela que é formada como quimíca em polímeros "Silicones" por isso acredito que o respaldo dela seja de grande importância para quem faz a técnica.

Para quem não conhece a técnica recomendo ler os dois artigos no blog sobre este assunto, que podem ser encontrados aqui e nessa continuação da matéria.

 O primeiro conceito que queria abordar é que a técnica low/no poo surgiu faz uns 2 há 3 anos atrás juntamente ao livro Curly Girl mudando o rumo dos cabelos cacheados na história e trazendo novos conceitos a nós. O brasil pegou grande parte desse conceito e fundamento e algumas pessoas começaram a utilizar a técnica em seus cabelos cacheados e obtendo grandes resultados.

Porém o Brasil acabou se estagnando na técnica, e por falta de atualização da mesma começamos a nos perder com tanto conhecimento que as americanas "por exemplo" tinham sobre a técnica. Novos silicones foram surgindo aos montes e a tabela clássica da técnica já não poderia mais satisfazer nossas dúvidas e questões, era muita pergunta para pouca resposta plausível sobre o assunto.

Foi assim que com a ajuda de grande pessoas fui atrás de respostas mais plausíveis para todos que utilizam a técnica do low/no poo. Incentivo esse que nunca vou esquecer, de pessoas me guiando para procurar e encontrar uam resposta que deixasse nossas dúvidas mais amenas e que os conceitos da técnicas atualizados também chegassem aos horizontes do nosso brasil.

A primeira e grande questão, tantos dos fóruns e blogs internacionais de cabelos cacheados, quanto do brasil é a respeito do nosso queridos "Vilões" silicones, e também descobri que alguns silicones não deveriam ser chamados de vilões, pelo menos no meu ponto de vista.

E dái surgiu a questão que mais trouxesse controversas lá fora e demorou a se ter uma resposta plausível "Quimicamente falando", que seria a grande questão do Amodimethicone (and) Cetrimonium chioride (and) trideceth-12, tornar o silicone Amodimethicone solúvel em água ou não.

As resposta não eram plausíveis para tal questão, e durante algum tempo esse conceito ficou mais para mito do que verdade, até alguém aparecer com uma resposta química para isso. 

Duas frases da química  Tonya McKay chamam a atenção para a verdade

A resposta curta é que esses polímeros não são solúveis em água. O silicone é fornecido para os fabricantes de produtos, tal como uma mistura de silicone / agente tensioactivo catiónico / agente tensioactivo não iónico, o que lhe permite ser prontamente disperso em uma formulação aquosa, porque esta mistura é solúvel em água. No entanto, uma vez que o produto é usado e o amodimethicone é depositado sobre a superfície do cabelo e forma uma película, não é solúvel em água.

Podendo ser lida inteiramente no artigo 

http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-amodimethicone-and-other-amine-functionalized-silicones

E está frase também de outro artigo dela

Uma vez que o produto real é aplicada sobre o cabelo molhado no chuveiro, o componente do produto é dividido e cada componente faz o que normalmente deveria fazer. O surfactante não iónico é lavado quando o cabelo é enxaguado, o amodimethicone carregado positivamente e o agente tensioactivo catiónico são cada um depositado (separadamente) sobre a superfície do cabelo. O amodimethicone é deixado sozinho, e é, portanto, no seu estado insolúvel em água, e seca para formar uma película, que confere brilho e sedosidade ao cabelo.

Podendo ser lia inteiramente no artigo

http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-what-is-cetrimonium-chloride

Para completar nos debates, chamados de curlytalk no forúm do site, temos totalmente a certeza que todos "Lá fora" já dão como certo que o Amodimethicone e bis-amino propyl dimethicone são insolúveis em água, mesmo com a dupla (and) Cetrimonium chioride (and) trideceth-12 na composição do produto

http://www.naturallycurly.com/curltalk/general-discussion-about-curly-hair/50691-amodimethicone-water-soluble-not.html

Mas ronaldo eu ainda não entendi a questão, ele é solúvel ou insolúvel em agua.

A verdade é revelada agora, houve um grande problema de interpretação por todos nós no começo da técnica quando falamos do assunto de solúvel e insolúvel.

Esse "Solúvel em Água", que a maioria dos blogs dão a mesma informação antes de uma pesquisa embassada e com fundamentos, não é em relação a "ÁGUA DO CHUVEIRO" e sim da Água da Composição, no caso o produto. 

O amodimethicone não é solúvel em água, então ele nao poderia ser colocado dentro de uma composição, porque todas as composiçãos de produtos levam ÁGUA. Foi para isso que surgiu o (and) Cetrimonium chioride (and) trideceth-12 para que o amodimethicone se tornasse SÓLUVEL DENTRO DA COMPOSIÇÃO, e nao solúvel quando colocassemos a água do chuveiro e limpassemos indiretamente os fios, nessa ação o silicone já estará agarrado ao fio e passará a ser insóluvel novamente, criando a capinha protetora do fio.

Aqui podemos ver como as americanas atualizaram a tabela delas em relação a esse silicone



Observem como elas colocam "Solúvel em água DENTRO DA GARRAFA" e essa garrafa nada mais é do que a composição do produto dentro da garrafa. E ainda tem uma legenda lá embaixo que diz "Amodimethicone nunca será solúvel em água depois de aplicado em seu cabelo"

Essa é a verdade revelada a todos que utilizam a técnica 

Amodimethicone nunca será solúvel em água depois de aplicado em seu cabelo

Porém preciso dizer algo muito interessante com essa pesquisa.

Tanto Amodimethicone quanto bis-amino propyl dimethicone são dois silicones mudados quimicamente para fazer um tipo diferente de ação nos fios, eu poderia na minha singela opinião dizer que eles são dois silicones do bem.

Existem dois motivos para eu considerar eles dois silicones do bem e que realmente tem uma funcionalidade interessante nos fios. Primeiro e mais importante é que esses silicones são atraído por  atração electrostática nos fios, e eles se depositam SOMENTE nas áreas afetadas da cutícula dos fios, que erradiam energia negativa.

Resumidamente quanto mais a cutícula dos fios estiverem precisando de reparo, mais elas vão erradiar energia negativa e assim atrair o silicones para fazer essa função, então o silicone não vai encapar todo os fios, e sim somente os que precisam.

Segundo que esses silicones não constroem uma camada protetora, e sim uma película fina de reparo, aonde shampos sem sulfato e até condicionadores podem remove-la sem grandes dificuldades.

Revelações feitas, espero a opinião de todos em relação a este assunto.

Um help rápidinhooooooooooo

Tem umas ferramentas embaixo da postagem, mesmo se tiverem vergonha de comentar, ajudem a divulgar a postagem colocando curtir no facebook. 

Fiquem bem e deus abençoe nosso dia

Obrigado pelo carinho de vocês
 













29 comentários:

  1. Olá Ronaldo, tudo bem?

    Eu estou há meses rascunhando um artigo sobre isso. Mas estou aguardando algumas colocações de uma pessoa do ramo cosmético para falar com mais segurança sobre questões que ainda pairam no ar.

    Sobre o Amodimethicone eu já havia lido, inclusive há mesmo várias afirmações categóricas de que o mesmo não é solúvel em vários sites.

    Quando se fala em silicones, eu compartilho da mesma idéia de que nem todos devem ser chamados de vilões.

    Adorei a postagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!!
    Vou ficar aqui quietinha, só aprendendo mais, rs.

    ResponderExcluir
  3. estou aprendendo a ler rótulos por sua causa, hehehe mas confesso que antes de comprar qualquel produto agora eu antes peço sua orientação ou leio seus post pr saber qual comprar, obrigada pela dedicação e atenção com todas e todos, bjocassss no coração.

    ResponderExcluir
  4. Ai Ronaldo, acho que fiquei com mais dúvidas ainda... Hahahahha. É possível que um silicone insolúvel não seja vilão???? É possível continuar a usar os três patetas sem medo???? O que vc recomenda?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo, vc com certeza faz parte do grupo dessas GRANDES PESSOAS que vc mesmo mencionou.

    O post está excelente, super claro, e com certeza ajudou e vai ajudar MUITA GENTE!

    Eu fiquei tensa quando comecei a ler, e quando entendi nosso erro de interpretação...sim, o silicone precisa ser solúvel na mistura, para poder criar o produto...mas não necessariamente será solúvel quando jogarmos água no cabelo! Informação valiosíssima e reveladora mesmo, OBRIGADA por ir atrás e pesquisar seriamente o assunto, Ronaldo.

    Queria só comentar uma coisinha: concordo com vc na sua conclusão final: o trio de "patetas" pode ser considerado "do bem", na minha opinião tb, pois todos que fazem a técnica utilizam esses produtos com eles ( estão em quase todos os elseves, por exemplo ) e não temos relatos de problemas, salvo alguns comentários sobre coceira e acúmulo nos fios, que facilmente são resolvidos SEM A NECESSIDADE DE SULFATO, não é????

    super beijooooooooooo e obrigada mais uma vez por ser uma pessoa BRILHANTE!

    ResponderExcluir
  6. O mais engraçado é que eu usava os três amiguinhos considerados do bem, achando que tava abafando no meu Low Poo e na verdade tava era mandando ver no silicone insolúvel que entitularam proibido, substância do mal etc, etc, etc e não vi ABSOLUTAMENTE NADA de diferente no meus fios ... ainda acho que tem muita coisa por trás disso e se eu fosse expôr o que penso ia dar a maior polêmica, por isso vou ficando quetinha por aqui ; )
    Belíssimo post Ro !!!

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo, você é um DIVO, como diria nossa amiga "Rezilania"...pra mim ficou suuuper claro o que você disse! Vou já publicar esse post seu na página!
    Um cheiro.

    ResponderExcluir
  8. Ana Claudia

    Sim considero uma matéria de perfil muito delicado e cuidadoso. Porém o respaldo é mais da Tonya McKay então vejo a colocação dela com um peso a mais, já que ela tem formação academica em química em polímeros e trabalha exatamente nesse setor, além do blog ao qual ela faz parte ser o maior intercionalmente dá mais credencial ao que ela fala nos artigos dela.

    Para mim o choque não foi saber que o amodimethicone era insoluvel e sim que essa game de silicones fazem realmente bem aos fios, eu mesmo usei ele muito antes de saber sobre essa verdade e o resultado era excelente.

    Então o questionamento mais profundo foi. Será que realmente os silicones fazem mal os fios ou houve um exagero ao que nós contaram sobre eles?

    Fique bem

    ResponderExcluir
  9. Geiza

    hahahahahahahaa

    Você geiza que sempre fala bastante está queitinhaaaaaaaaa. hahahaah fique quieta não , seu comentário é importante, é que parece mais aula de quimica neh?

    Fique bem

    ResponderExcluir
  10. ADRIANE REIS

    Obrigado Dri, realmente essa questão dos silicones são bem complicadas, me dá um nó as vezes que fica dificil retirar hahahaha rs Aí fico procurando cada vez mais informação para passar o de melhor para vcs, assim vc fazem os procedimentos que mais tiverem vontade e resultado nos fios, com cosciencia, resultados e compras seguras.

    Obrigado vc tambem fique bem

    ResponderExcluir
  11. Ju Silva

    O amodimethicone é insolúvel e eu usei ele por um bom tempo e nunca vi acumulo ou que eles fossem negativos, só vi coisas positivas nele. Como a matéria explica, eles são raros e diferentes, grudam nas areas que mais precisam dos fios e fazem uma camada bem fina, que sai facilmente com um shampoo sem sulfato e até condicionadores, então pra mim ele continua sendo um silicone do bem, mesmo sabendo da verdade não deixarei de usa-lo =p

    Quem faz no poo extremo, que não usa nenhum tipo de shampoo, mesmo assim o condicionador dependendo de sua composicao irá dar conta. Agora quem faz low poo pode usar ele sem segredo, porque o sulfate free vai retirar esse silicone facilmente.

    Fique bem, vc mesma ja usou algum amodimethicone e o resultado foi bom, entao porque nao continuar?

    ResponderExcluir
  12. Renata França

    A próxima parte é dar profundidade na questão remoção. Pelo relato simples da quimica Tonya McKay esse silicone modificado quimicamente, como o amodimethicone, faz somente uma pelicula fina e nao uma barreira protetora como os outros silicones, por isso essa pelicula fina é de fácil remoção, para o no poo alguns condicionadores com certos componentes removem essa pelicula de tao fina que é, enquanto no low poo facilmente um sulfato free também removeesse silicone.

    E eu mesmo ja usei muito amodimethicone e nunca vi eles saturando os fios, só vi conclusoes louvaveis sobre ele, tanto que uso ele na anti age, lunablu e alguns outros produtos aonde vc nao sente essa saturacao ou encapamento. Entao ao me ver é um silicone do bem, com propriedades raras que realmente ajudam os fios.

    Claro que para um co whash usar um condicionador ja com esse silicone nao é viavel, mas para o resto do procedimento ele continua sendo uma boa pedida.

    Silicone seguro de utilizar, sem excessos e de facil remocao para um sulfato free, eu vi como isso essa questão nova.

    Fique bem

    ResponderExcluir
  13. ligia-videira

    li li hermana dos cachos

    E eu mesmo ja usei muito amodimethicone e nunca vi eles saturando os fios, só vi conclusoes louvaveis sobre ele, tanto que uso ele na anti age, lunablu e alguns outros produtos aonde vc nao sente essa saturacao ou encapamento. Entao ao me ver é um silicone do bem, com propriedades raras que realmente ajudam os fios.

    Vou continuar usando ele sim, ainda mais por saber que um simples sulfato free remove ele, e como eu ja uso sulfato free no meu low poo vou continuar usando esses silicones do bem normalmente.

    As vezes neh ligia o silencio sai como vitoria e licao, mas aos poucos as pessoas vao ganhando consciencia do que nos orientam a fazer, se aquilo é certo ou errado, ou visa outras questoes sem pensar no nosso bem estar.

    Mas estamos no caminho da vitoria

    obrigado por todo apoio viu

    Fique bem

    ResponderExcluir
  14. Bazar de Menino

    Ariadne

    Lembra que vc perguntou sobre o co whash com esse silicone? Realmente vc estava certa, pra quem faz co whash que ja é uma remocao leve de algum silicone, colocar mais silicone nao iria dar certo.

    Mas como disse a rez, eu mesmo ja usei e varias meninas usaram muitos produtos a base de amodimethicone e nunca sentiram algo negativo como saturacao ou entupimento dos fios, então acredito que seja um silicone do bem, mas cada um tem respaldo se continua ou nao usando ele, a informacao serve pra isso, a partir dela cada um escolhe seu caminho.

    Eu vou continuar usando porque uso sulfato free pela minha raiz oleosa e ele retira facilmente esse silicone de envolvimento leve nos fios, uma pelicula fina apenas.

    Fique bem

    Bazar de menino hahahahaha poe seu nome mais facil =p

    ResponderExcluir
  15. É Ronaldo, me chamando de maritaca né?! Deixa você (rsrs).

    Então, se tinha uma matéria que sempre me dava mal era química (kkk), então, só me resta ler e aprender com vocês mesmo.

    Mas... Como não consigo me calar, vamos lá:
    Estava lavando os fios com condicionadores com esses silicones, e comecei a sentir acúmulo nos fios. Aparência, opaca, ressecada, sem vida. Voltei para o bom e velho Yamasterol amarelo, e até agora está bem melhor.

    Agora, bico calado! Senão vão me chamar de Ofélia, aquela que só abria a boca para falar besteira, kkkk. Deixa eu aprender mais!

    ResponderExcluir
  16. Será que o fato do silicone ser do mal não foi apenas um grande apelo de Marketing? AnaK.

    ResponderExcluir
  17. Geiza

    hahahahahaa Se fala só um pouquinho vai rs

    REPROVOU em química e não quer contar pra gente hahahaha realmente quimica eu gostava porque era obcecado em matematica, mas ficava viajando em fisica e aquelas coisas que eu pensava

    VOU USAR ISSO PRA QUE NA MINHA VIDA?} HAHAAHAHA[

    Tem gente que possui mais sensibilidade para sentir os silicones e cada cabelo reage de uma maneira diferente. Meu cabelo reage melhor com esses silicones e por isso faço uma rotina de low poo para remove-los =p


    Mas yamasterol amarelo é vida hahahaah ali ninguem rala de bom nao rs

    Pode falar, será sempre bem vinda

    Fique bem

    ResponderExcluir
  18. AnaK

    Realmente uma pergunta um tanto quanto polemica.

    Sendo bem sincero ao meu ver a resposta coerente seria sim, e o unico modo de vc aumentar a venda de determinado conceito é vc pondo pra baixo aquele que está na frente.

    No caso o silicone sempre foi benefico, ai com novas pesquisas ele se tornou um produto malefico para alguns e isso surgiu uma tendencia e tecnica, uma brecha de mercado.

    Exemplo disso é a dezinha, voltou a usar silicons e os cachos dela continuam lindos, eu mesmo to usando silicone por causa das resenhas do blog e não to vendo aquela diferenca, porque pelo o que dizem parece que o silicone vai derreter os cachos hahahahahaha

    Mas enfim, um papo com fundo filosofico e de marketing rs, e eu só observando rs

    Espero mais comentários viu

    Fique bem

    ResponderExcluir
  19. Ronaldo muito boa essa sua pesquiza, eu não me dei muito bem com o uso do bis-amino propyl dimethicone que estava na composição de um produto que eu usei, mas dai pode ser aquela hisória de cada cabelo uma sentença né.

    ResponderExcluir
  20. Vanessa

    Realmente muitas pessoas não se deram bem com estes silicones, cada cabelo realmente uma nova vida encaracolada e reage diferente, mas isso que é bonito nos cachos, nenhum é igual ao outro.

    Mas realmente melhor frase é cada cabelo uma sentença hgahahahaaha

    rs

    Fique bem van

    ResponderExcluir
  21. Eu na verdade penso que silicone insolúvel é ruim para alguns e para outros não, é uma técnica que pra quem tem dificuldade de tratar os cachos deve experimentar, porém conheço trocentas meninas com cachos lindos que não sabem nem o que venha ser low/no poo, não acho que esta técnica é uma regra sabe? E sim acho que teve um fundo de marketing aí tb... Mas o que eu tenho tentado evitar é usar derivados de petróleo, mas porém, minha máscara preferida tem óleo mineral que é a kerafix Kollagen, e aí comufas? kkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Ronaldo, realmente esclarecedor este post. Eu como absolutamente leiga em química tento sempre ver a opinião de quem entende, e, além disso praticar a boa e velha observação. Já pratico low poo há 3 anos e posso dizer que nunca tive problemas com o Amodimethicone, eu o uso mesmo sem os outros 2 na composição sem problemas de acúmulo. Quanto aos outros silicones, acho válida a análise se são realmente tão "do mal" como imaginávamos do ponto de vista químico, mas do ponto de vista da observação tb posso afirmar que o dimethicone por exemplo para mim é bem nocivo. Já usei produtos com ele que deixaram um grande cúmulo nos fios (sem uso de xampu sulfatado), já para quem usa xampu sulfatado acho que todos eles tem sua função, uma vez que serão retirados "à força" pelo detergente.

    ResponderExcluir
  23. Ana Clara

    Eu vou pela clareza de que o aspecto negativo dos silicones foi por causa de uma campanha aonde quanto mais exaltasse o cabelo livre de silicone mais retornos ela teria, por isso ficou um pouco duro essa associacao de que silicone é tudo negativo. Eu mesmo na vi na comunidade cabelos cacheados mil meninas que tem cabelos bonitos e usam silicone, entao aonde que eles fazem mal mesmo? rs

    Reflexões mesmo, eu memso uso agora alguns silicones e nao vejo essas questoes maleficas, ate analiso que eles seguram mais a formação dos day afters, deve se por causa da pelicula que eles criam.

    hhaahahah é o oleo mineral e parafina acho que deveria ser realmente uma regra, para toda a questao biologica e tambem de saude mas se o cabelo gostou tem que usar hahahahahah nao tem outro jeito rs

    Fique bem e obrigado pela participação no blog

    Até que daria uma boa postagem, aonde o low no poo é marketing e até onde ele é resultado.

    rs

    ResponderExcluir
  24. Amanda P

    Realmente é uma analise profunda mesmo. Acho que pelo de ponto de vista quimico, esses novos silicones que estao sendo formados quimicamente modificados sao beneficos, os antigos silicones ainda saturam fios mais delicados e isso nao representa melhoras nos fios, mas pra isso seria necessario usar o shampoo com sulfato que de certa fora iria renovar o ciclo dos fios, mas ai vem o resssecamento e agressao rs.

    Acredito que tudo é observacao, o meu cabelo gosta de amodimethicone sim hahahaa e nao deixo de usar ele e como ja falo low poo, entao uso um shampoo sem sulfato para remove-lo ou um sulfatado como anti residuos.

    Então muito é mito, mesmo que comprove 100 por cento que o amodimethicone fique nos fios, ele pra mim e pra vc é benefico o que nos mostra que é um bom silicone e removido facil, é bom ter varias fontes de informacoes porque ai vc tira sua conclusao, eu tirei por mim que ele é do bem e altamente necessario aos fios rs

    Fique bem eobrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  25. Ronaldo, muito bom o post. A maioria dos meus produtos "liberados" tem os três patetas hahah.

    ResponderExcluir
  26. Rosangela

    É verdade, eu acho que pra cabelos com maiores necessidades esse silicone ajuda muito, o meu cabelo também é chegado em um tres patates assim, incrivelmente nao vejo acumulo e ele cumpre muito bem seu papel, alem de ser facilmente removido.

    Fique bem

    ResponderExcluir
  27. Ronaldo, a máscara de tratamento Pantene liso extremo tem o bis-aminopropyl dimethicone, comprei uma semana antes de resolver fazer low poo, posso usá-lo(estou com um pote novinho)?

    ResponderExcluir
  28. Nossa muito boa a postagem! =) ... .realmente esse é um assunto polêmico!! Mas concordo com vc, será que os silicones fazem tão mal assim? Eu uso os três patetas em alguns produtos e sinto que meu cabelo ama! =) Fique na paz, Deus abençoe =)

    ResponderExcluir
  29. ótima postagem!:)... eu tinha quase toda linha da BIO EXTRATUS DE TUTANO mais quase todos produtos tinha parrafim liquid,dimehicone,o shampoo tinha sulfato e silicone insolúvel tive que mim desfazer de tudo e compra a nova linha deles a pós proguessiva e estou tendo ótimos resultados, e agora todos os meus produtos são liberados! faço low-poo e co-wash uma vez por semana.Comprei o garnier fructis óleo reparação para fazer co-wash mais ñ tive bons resultados com ele,só usei ele uma vez na lavagem meu cabelo começou a quebra,ficou armado e muito ressecado dai fiquei com medo de usar o fructis outra vez!Eu tenho uma dúvida tenho uma máscara de pantene pro-v fusão da natureza e ela tem BIS-AMINOPROPYL DIMETHICONE ela vai encapa o meu cabelo? um shampoo sem sulfato vai conseguir retira ele? tbm comprei a ampola 3 minutos milagrosos ela tem AMODIMETHICONE sem os patetas ela vai encapa meu cabelo? e em que fase do cronograma eu coloco a máscara da pantene fusão da natureza? vc pode me responde tbm uma boa máscara,libereda e cormecial para a minha nutição? desde de já agradeço sua resposta!adooogo o seu blog =))))))))))))))))

    ResponderExcluir