8 de março de 2012

22 comentários:

Cachos Afro: Aprendendo a valorizar e cuidar de seus Cachos Afros


Buenas Tardes Cacheadas e Cacheados

Hoje minha matéria especial vai para os cabelos cacheados afro.  Porque fala sério, nada dá mais admiração na rua quando você ve aquele Afro bem cuidado com aquele caráter desfilando tanta força e coragem para assumir seus cabelos.

Muitas pessoas acham que é diferente cuidar de um cabelo Afro, mas não considero muito difícil domar e cuidar de cabelos com essa estrutura de cachos, na verdade o que resume um cabelo afro bonito ou não é exatamente a Dedicação e uma Rotina de Cuidados Disciplinado afm de obter os resultados.

Acompanho muito a tendência dos cabelos afro fora do brasil, principalmente as americanas, que possuem diversos canais no youtube mostrando os resultados e suas rotinas de como cuidar do perfil desses cabelos.

Todo cabelo cacheado tem a necessidade da reposição lipídica "Oleosidade e Gordura " dos fios, só que em um cabelo Afro essa necessidade é significavelmente maior, e quanto maior a necessidade, maior o cuidado e aplicação.

Dica bem básica para um cabelo afro é "ABUSE DOS PRODUTOS OLEOSOS E DE PROCEDIMENTOS QUE TRAGAM OLEOSIDADE AOS FIOS "Nutrição""  porque seu cabelo tem necessidade dessa etapa e seu couro cabeludo e raiz não são oleosos, o que permite usar um ciclo de produtos oleosos com mais foco do que um cabelo cacheado comum, porque Afros são diferentes, únicos e raros de cuidar.

1° Dica: Respeite a estrutura dos seus cachos afro e aprenda a amar e valoriza-los.

O único modo de assumir cachos afros é a mesma coisa quando você se assume  e se expoe numa transição. Não é fácil e requer força de vontade e desejo de mudanças. Muitas pessoas não estão preparadas para o tempo de mudanças de sua vida, isso é normal, o importante é você caminhar naquilo que lhe faz bem.

Aos poucos vá moldando sua vontade e desejo de valorizar, e aos poucos siga criando força para conseguir assumir o que realmente lhe faz bem. Independente do caminho que irá seguir, coloque em sua mente que sua satisfação é sua meta final, e o resultado de tudo que você lutou tem que ser compativel com o que vc almeja para se sentir bem e feliz com você mesma. Busque a você mesma na tempestade da vida, que os furações no oceano terminaram.

2° Dica: Sempre Hidrate os Cachos Afro "Se o mundo acabar amanhã não esqueça de hidratar, pra ficar bonita pra quando a hora chegar hahahaha"

É sempre importante ter em sua mente que cabelos afros naturais possuem essa necessidade básica dessa etapa, aonde você encontra mais informações sobre esse metodo de cuidados aqui. É importante estar em um fluxo constante de Hidrataçãoes no seu cabelos, atentando ao seu ciclo de lavagens sempre hidrata e nutra os cabelos de alguma maneira "Hidratações Caseiras, Elaboradas ou de Banho.

Você pode encontrar aqui sobre os conceitos de hidratação elaborada ou de banho e isso será o conceito do começo da sua rotina de cuidados.

Se você lava o cabelo com pause de 48h, sempre se intensifique em Máscara de Tratamento para potencializar os resultados da Hidratação.

 3° Dica: Comece a perceber e estudar sobre o uso de shampoo nos seus cabelos afro. A maioria das meninas que conhece e possuem afros lindos, ccompartilham dessa técnica aqui, e aqui tem outra parte dela.
O que isso beneficia nos cabelos Afros? Porque o shampoo remove muito o sebu e a oleosidade dos fios em seu ato de limpeza, fazendo com que os cachos afros fiquem mais resssecados e embaraçados, então observe o que pode ser um inicio de um novo tratamento para você, aonde os cachos Afro respondem melhor ainda a esse processo.

4°Dica: Use produtos de procedencia natural e oleosa nos cachos Afro. Nunca vi um cabelo Afro que não se jogue nas Hidratações Caseiras, nos óleos vegetais e manteigas vegetais. O nível de absorção desses componentes são exatamente o que os Cachos Afros precisam, não são caros e sabendo utilizar da maneira correta trazem o resultado ideal aos cabelos afros.

Aqui você encontra um processo que é de muita necessidade aos cachos afros, que se chama umectaçao capilar e os cabelos afros agradecem.

5°Dica: Use acessórios que evidenciem os cachos Afro afim de compor um resultado que aumente ainda mais sua auto estima, além dos afros bonitos ter alguma acessório dando seu toque final é importante para você se sentir bem e única com você mesma.

6°Dica: Depois de criar um cronograma, saber do que seu cabelo precisa, tente nutrir a vontade de amar de cuidar dos seus cabelos. Isso exalta a vontade de não desistir da rotina, sua auto estima cresce e vc se sente mais valorizada e mais feliz cuidandos dos seus cachos Afro, além de ser uma porta para sua própria valorizacação.


Essas são as dicas para os cabelos Afro, prentendo fazer uma mais elaborada com dicas de produtos e mais técnicas em breve =p

E para mostrar que cachos saudáveis, bonitos e cuidados existem, nada melhor do que mostrar o vídeo de uma mulher que é inspiração para cabelos Afros. Que é Jo rosa que possue cachos Afros muito cuidados, bonitos, e que combinam perfeitamente com o caráter dela, além de ser uma pesssoa com alto astral, simpática e divertida.

Meus parabéns rosa (Quem quiser seguir o canal dela, ela sempre traz novidades e novidades)

Obs: Ela faz no poo e todo mundo falando do seda está me dando uma vontade de testar rs

Fiquem bem e comentem

Lição de Casa

Qual sua principal dificuldade em cuidar dos seus cachos Afro?

























22 comentários:

  1. Irmaaaaooo , amei este post vou indicar pra tdas crespinhaaas rs que conheço, eu sou uma delas n, ta bom pela metade¬¬, esse topo fofinho meeeu aaah to poo hahaha eu sei vou ajeitar ele, não vou mais reclamar , então sabe que aqui em Salvador tenho visto muiitos, antes era mais fácil ver jovens em locais onde predomina a raça negra sabe tipo pelourinho cidade baixa. mais agora é pela cidade toda, perto do meu curso tem um fórum, e vejo mulheres com seu blazer haha e muitas pastas, com cada black fico nossaaa, muitos bonitos hidratados bem modelados, acho que seguem a comue agora o blog hein rsrs. Falo do fórum blazer devem ser advogadas sei la, geralmente ou na maioria essas mulheres alisam né, e hj ta mais fácil vc encontrar uma black por ai, maioria curtinhos, acho q saindo agora das químicas, sabe mostram um ar de poderosas, de mulheres seguras. Pq não dá pra negar que hj em dia ainda o liso de novela predomina né, ainda tem aquele preconceito bobo, estamos caminhando para libertar os cachos, os afros então!


    Olhe aparte que tenho crespa da altura da orelha pra nuca, só tenho uma queixa, mentira, duas¬¬ encolhe muiiito hahahha e pela manha senao fizer ritual antes de dormir, pela manhã parece um ninho, mais da pra resolver.

    Beijks iiih rapaz falei dmais hahhaha

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah a Rosa é um luusho, escolheu uma ótima crespinha,sem frescuras! Ain ain seda seda rsrs tentação, deixa contar quantos leave ins eu tenho, ain amanhã eu digo hahaha cabeça fraca.



    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nara

    Hhahaha um desabafo uffa

    Nunca vi vc falar tão rápido

    Acredito que essa valorização esteja invandindo até os meios de comunicaão e a própria mídia. Eu lembro quando assistia ao jornal da globo a 4 anos atrás aonde todas as reporteres, mesmo morenas, possuiam o cabelo liso e escovado, era um padrão das empresas realmente.

    Mas isso foi mudando, quanto mais cachos "TODOS OS CACHOS, seja afro, ondulado, quimicamente tratado, natural" começaram a mostrar ao mundo que podiam ser cuidados e podiam mostrar uma beleza diferente, os meios de comunicação começaram a valorizar também.

    Esses dias dei uma olhada em uma reporter da globo e vi ela de cabelo cacheado, me espantei, porque na globo de antigamente vc nao via isso. Mas agora com a valorizacao batendo a porta, até as grandes empresas mostram que sim "É possivel ter cabelo cacheado" independente a estrutura do fio ou se vc muda essa estrutura.

    Por isso do mesmo modo que vc observa as advogadas no forúm, aonde o padrao antigo era cabelos lisos, já se nota grandes diferencas, os meios valorizando os cachos.

    ResponderExcluir
  4. Rosa é demais, deixei um mensagem pra ela e vou seguir o blog dela, muito muito simpatica e atenciosa, orgulho dos cachos afro dela.

    hahahah é bom tu lembrar amanha, hoje quase comprei o seda mas quando li a embalagem com silicone e parafina liquida "EU DESISTI" HAHAHAHAHAAHAHAAH

    ai ai no poo será que irei te abandonar em prol da ciencia rs

    ResponderExcluir
  5. AMEI, AMEI, AMEI!!!!!! Meus crespinhos adoraram esse post!!! Ronaldo, eu demorei muito tempo para assumir meu cabelo afro. Nunca quis ele liso, mas sempre usei relaxantes para diminuir o volume. Com o tempo, isso foi naturalmente desfazendo os meus cachos... Faz um tempão que não uso química e estou pensando em dar mais uma cortada para tirar todo o resto. Graças a Deus eu acordei para a vida e hoje eu amo VOLUME!!!

    A minha dificuldade é o ressacamento (leia-se frizz) nos crespos. Isso já está mudando pois com vcs eu aprendi o cronograma capilar. E ainda vai melhorar mais, pois vou iniciar a rotina low poo assim que acabarem meu estoque de proibidos. Acho que se eu fizer isso e der uma última cortada, meu cabelo fica saudável, não acha???? Tô pensando nesse corte da 3ª foto em vertical! Adorei esses exemplos.

    Beijos, obrigada pelo post, me senti super contemplada!!!!

    ResponderExcluir
  6. Você teria uma foto só daquele corte, para eu levar no salão???

    ResponderExcluir
  7. Ronaldoo! Que post maravilhoso!!Que ftos lindas, viu? Qtos cabelos fantásticos!

    Tenho 2 amigas que nesse momento estão vivenciando o processo de assumir seus cabelos afro. Uma, está deixando a escova e etc. de lado...reclama muitooo!! rs. Ela sempre diz como é difícil.. e a necessidade de perseverar e ter disciplina tem de ser enormessss!

    A segunda, sempre amou seu cabelo afro e ultimamente criou coragem para declarar esse amor de uma vez, deixando as tranças de lado e assumindo (sua paixão secreta) um super big black lindooo de morrer!!!

    Sempre amei meu cabelo, mas tinha vergonha do volume...Durante uma metade da minha adolescência, tinha um cabelo enormeeee, mas,os mantinha presos com coques ou rabo de cavalo..todos os dias!
    "Um belo dia resolvi mudar"..e cortei meu cabelo curto - exatamente para não prender mais! Mantive esse corte por 3 anos.. aos poucos fui conhecendo meu cabelo, conhecendo cortes e descobrindo produtos. Percebi o que era mais adequado para mim e qual corte valorizava mais meus cachos..Experimentei cortes diversos, sempre curto a médio. Nesse período, me aconteceu de td..muitas pessoas não sabem cortar nossos cabelos corretamente...asssim, meus cachos ficavam tortos, com um lado sempre maior do que o outro...Até que encontrei uma mulher maravilhosa que corta meu cabelo a 9 anos..e ainda, me dá dicas de quais cortes valorizam mais meus cachos e como cuidar deles!! Essa super mulher, se chama D.Raimunda! =) Apenas ELA, toca nos meus cachos...

    Ao longo dos anos, fui nutrindo esse amor de que vc fala no seu texto...Descobri o quanto é importante para mim valorizar a minha beleza e a minha ancestralidade. Já me apelidaram muitas vezes...e ofertas de escovas grátis, foram milhares! Nunca escovei, pranchei e nem utilizei nenhum produto químico ou algo parecido.

    Acho maravilhoso que existam bons produtos para nossos cabelos, espaços especializados em cuidados e tb espaços como esse, que discutem, valorizam e oferecem dicas para nossos lindos cachos! Muito bom poder falar disso... Apressão para aceitar o enquadre do cabelo liso existe e é cruel! Os apelidos preconceituosos sempre estarão presentes..ainda que em tom de brincadeira ( o que é ainda mais ofensivo)..
    Mas, que estes me desculpem: ESSE AQUI É O MEU CABELO! ESSA AQUI É A MINHA RAIZ! EIS A MINHA IDENTIDADE! OBSERVEM A MINHA BELEZA!EU ME AMO E AMO MEU CABELO!

    beijos
    Obrigado por esse post e por esse espaço!

    ResponderExcluir
  8. Vixe..escrevi muitoo!!!!!

    Ps: O blog da Rosa e seus vídeos são maravilhosos..Acompanho desde o ano passado e adoro!! Ela é linda e seu cabelo é superrr!

    Beijos a todas e todos!

    ResponderExcluir
  9. Ju Silva

    Parabéns

    Realmente nunca vi alguém tão disciplinado ao entrar numa técnica. Realmente está indo pelo caminho super certo, primeira questão é acabar com os proibidos paranão representar disperdicio futuros e também investimento e dimdim jogado fora, entao é melhor acabar com os produtos assim não tem perigo de ficar sentindo dinheiro jogado fora.

    Meu sonho é ter volume mas enquanto ele ainda nao chega rs vou dando um jeito, mas sempre gostei de volume é o que deixa os cachos com o toque de diferencial =p realmente aceita-los e bem cuidados ficam lindos

    Tenho a foto sim, me passa seu email que eu mando pra você viu =p

    ResponderExcluir
  10. Ai, que ótimo Ronaldo, vou levar a foto para a minha cabeleireira amanhã! O e-mail é: ju80_silva@yahoo.com.br

    Você é massa!!!! (gíria de nordestina...rs.)

    ResponderExcluir
  11. Sandrinha Andrade

    Muito bom o depoimento, com certeza é inspiração para todos nos do blog, parabens.

    Realmente ja temos tantas coisas para fazer nos nossos cachos, como aprender a cuidar deles corretamente, mas ainda assim precisamos ficar lidando com aspectos sociais que ainda definem os cabelos cacheados como algo inferior. Mas graças a deus as coisas estão mudando e já se pode observar na mídia e nos meios sociais a valorização e pessoas mostrando que cachos, seja afro, ondulado, com quimica, natural, podem e são uma beleza interior rara e particular, que acaba moldando o caráter de uma pessoa.

    E depois que o caráter é moldado e vemos como é bom renascer como uma fênix, os cachos ganham um gostinho a mais e se tornam parte de vc. E todos aqueles comentários maldosos se tornam a força de vontade para continuar.

    Além das técnicas, produtos e procedimentos, o estado emocional também define e ajudam a aceitação de um cacho. Apesar de muitas pessoas nao estarem preparadas, o importante é dar a ela as janelas de opção enquanto a sociedade oprime a porta para fechar suas escolhas.

    Uma hora a pesssoa fica-se tentada a pular da janela e se ver livre do que dizem e viver por ela mesma.

    Obrigado pelo depoimento, muito inspiradooooo =p

    Fique bem

    ResponderExcluir
  12. Oi Ronaldo, obrigada por me citar neste post maravilhoso. Ultimamente o meu No Poo está meio furado pq estou experimentando produtos pra quem não faz a técnica. E algumas meninas me pedem produtos mais baratos, aí como vi muitos comentários positivos pro Seda resolvi testar. O único defeito e nãos ser liberado hahaha.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ronaldo obrigado!
    Como disse, espaços como este são muito importantes para nós..Aprendo muito aqui!Agradeço a todos que contribuem e compartilham seus conhecimentos e dúvidas...Santo Ronaldo dos cachos..sempre paciente...hehehehe!!

    Beijos a todos!
    ótimo final de semana!
    Fiquem bem!!!

    ResponderExcluir
  14. belas palavras amor.as dicas entao nem se fala ( anotadinhas naquela agenda sabe...) o post maravilhoso, tocando em todas as faces quando o assunto é cabelo afro e não para por aqui porque cada cabelo afro tem sua história particular e independente da decisão que tomar o importante é ser feliz com auto estima sempre em alta.

    Ps : esses seus videos são ''terriveis'' assito de boca aberta , só pra voce saber

    ResponderExcluir
  15. Rosangela


    Ja estou te seguindo, seu blog é muito show de bola

    Já já eu terei que entrar nessa questão dos liberados ou nao, porque algumas resenhas vao ter que utilizar produtos proibidos mas como os leitores possuem essa dúvida e essa curiosidade vou sair um pouco do no poo também =x

    Tem algum pedido de resenha do produto que tenha desejo de ver no blog?

    Fique bem

    ResponderExcluir
  16. Sandrinha Andrade

    Claro claro

    To afim de criar um espaço com postagens das pessoas que assumiram seus cachos afros, contando dicas e a rotina diaria, o que acha sandrinha?

    Além de fotos claro hahahaha

    ResponderExcluir
  17. Amanda amor

    Claro temos que cuidar da auto estima depois qualquer passo pode ser conquistado, o primordial é se sentir bem consigo mesma que as escolhas vao se abri como luz

    jahaahahaa

    mais videos em breve amor

    S2

    ResponderExcluir
  18. Ronaldo!!! Como dizemos aqui em salvador : Acho "massa"!!! Com essas postagens, diversas dicas e técnicas bacanas podem surgir...Sem falar que, poder compartilhar vivências e experiências com pessoas que estão passando ou já passaram pelo processo de assumir os cachos, seria uma forma de confortar e estimular!! Nada melhor do que poder falar de cachos com quem os tem!!
    No grupo "Amigas Cacheadas" do facebook, acontecem muitas discussões e dicas em torno de produtos, técnicas ou dúvidas...Alguém sempre tem o que dizer, compartilhar ou informar!!É muito bacana!!
    Vamos amadurecer essa super idéia!! Seria, com certeza, um espaço de interação muito bom!!

    Beijos
    Ótima segunda!

    ResponderExcluir
  19. Então Ronaldo... Passei a tesoura nos cabelos... Hahahahaha. É que depois que entrei no grupo do face, e com essas suas postagens ótimas, decidi que eu não preciso de química nenhuma nos meus cabelos crespos, mesmo que seja só para reduzir o volume como eu fazia antes. Eu agora tô achando que VOLUME É TUDO DE BOM nos cabelos crespos... Deu uma dó ver o cabelo no chão, mas a cabeleireira confirmou que tinha uns 10 cm de química ainda no meu cabelo. E agora eu quero vida nova com os meus crespos!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns JUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    Pela coragem de ter passado a tesoura e estar voltando assumir os cachos, acredito que você ira conseguir sim e em breve estaremos vendo seus cachos grandes e saudaveis.

    Realmente da uma dó, passei por isso recentemente, mas preferi ver aquela tonelada no chao e ter cachos livres na cabeça.

    Vai ter vida nova e com o conhecimento que vc tem, com certeza você jaja estara com seus crespos desfilando por ai =p

    Fique bem

    ResponderExcluir
  21. Oi Ronaldo!!!Me chamo Débora e acabei de encontrar seu Blog e está uma MARAVILHA!!!Achei esse post na hora certa pois estava em transição e fiz meu Big Chop no sábado passado 21/07/12 e tive uma grande surpresa ao ver meu crespo pois pra mim tudo está sendo uma novidade!Acho que ele está bastante ressecado mas acho que é porque acabei de cortar e ele necessita de bastante hidratação,mas confesso que as vezes me sinto um pouco perdida mas acho que não posso desanimar pois estou apenas no começo da minha caminhada e acredito que meu crespo vai melhorar se eu fizer por onde.De início,como moro em Manaus e aqui é very dificult de encontrar produtos naturais(por incrível que pareça)pra começar estou usando Azeite Extra-Virgem na umectação,mas quero comprar outros óleos e manteigas vegetais para potencializar e meu crespo ficar com mais vida e brilho!Vou continuar acompanhando o seu Blog pois sei que me será muito útil!Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi Ronaldo. Conheci seu blog hj e gostei muito. Há 2 anos parei de relaxar o cabelo pq quase fiquei careca e pela primeira vez na minha vida dei graças a Deus por ter muito cabelo rsrs. Relaxei o cabelo por uns 12 anos seguidos e nunca fiquei satisteita c o resultado. Meu cabelo ta muito detonado rsrs principalmente na frente e foi ai q vim na net procurar alguma solução e so ai vi q tem muita gente fazendo o q eu fiz que é abandonar a quimica. Passei por momentos de choro sozinha no banheiro por ver meu cabelo quebrando e caindo. Hj ta superado rsrs estou com o cabelo natural, mas continuo sofrendo com o cabelo muito quebrado na frente. Meu cabelo na nuca cachea nuito fácil, no meio da cabeça já ñ cachea tão fácil e na frente é bem crespo mesmo e ñ cachea so se eu fizer com gel rsrs mas ñ gosto de usar gel fixador pq fica muito seco o cabelo. Estou começando a cuidar agora com umectação de azeito de oliva e óleo de ricíno no couro cabeludo, estou usando gel de linhça. Gostaria de dicas de hidratação caseira, no momento estou sem tempo($) rsrs e por isso so posso cuidar do meu crespinho com produtos mais em conta. Desde já obrigada \0/
    Ps.: Vi vcs falando da seda, eu detestei o shampoo p cabelos cacheados, deixa o cabelo muito ressecado; dos produtos da seda que esperimentei so gostei do shampoo e creme de penetear ceramidas.

    ResponderExcluir