12 de março de 2012

22 comentários:

Rotina Semanal: Desembaraçando e Removendo os Nós em Cabelos Cacheados


Buenas Noches Cacheadas e Cacheados

Em um pedido especial da Nara Carvalho, hoje vim falar sobre as escovas e como desembaraçar os cachos e remover os nós usando algumas técnicas para ajudar a fazer a manutenção dos cachos ainda mais uniformes e modelados.

Obs: Hahahahaha a nara me mostrou umas 200 escovas no msn pra comprar, então nada mais justo do que criar uma postagem explicando e demonstrando como podemos proceder com a escolha de uma escova e como utilizar de uma técnica para remover o desembaraçado e os nós.

Então vamos lá galera *_*

O processo de desembaraçar os cabelos cacheados é uma prática que possue muitos fundamentos importantes para manter a saúde dos fios, assim como obter o melhor do controle dos seus cabelos cacheados.

É importante salientar que apesar dos cabelos cacheados possuerem várias estruturas, ondulados, crespos, afro, o procedimento pode ser feito por qualquer um. O que diferencia é somente a quantidade de vezes da técnica que você fará por semana e apenas isso.

A técnica visa exatamente ter mais controle e definição dos cabelos cacheados, remover cabelos velhos e ativar o ciclo natural dos fios novos, remover nós e libertar cachos que acabam nascendo um encima do outro, impedindo que eles se modelem naturalmente. Também ajuda no controle do frizz e volume dos cachos, quanto mais os cachos estiverem libertos para definir sua própria forma sem se enroscar nos outros, mais os cachos definiram com  volume controlado.

Temos que observar também que a técnica de desembaraçar tem que ser realizada com o máximo de responsabilidade, carinho e conhecimento, para que isso não represente quebras desnecessárias nos seus fios. Por isso que cabelos sensibilizados por química deverão tomar extremo cuidado com a técnica, afim de que ela não se torne uma agressão aos fios.

Cachos Ondulados podem fazer  a manutenção há cada 2 lavagens, ou de acordo com a necessidade dos cabelos.

Cachos Crespos podem fazer a manuteção há cada 3 lavagens não resultar em quebra ou agressão, ou de acordo com a necessidade dos cabelos.

Cachos Afros podem fazer a manuteção 1 vez por semana  para não resultar em quebra ou agressão, ou de acordo com a necessidade dos cabelos.

Depois de ter esse conhecimento está na hora de compreender que produtos utilizaremos para realizar a técnica de desembaraçar os fios.

Precisaremos de uma escova "Denman, Ouidad, Tangle Teezer, Pro-Art, Marco Boni" são algumas das marcas que possuem escovas especializadas para desembaraçar os cabelos cacheados. Não é fácil achar uma escova que se atente exclusivamente aos seus cachos, eu particularmente tive muitas dificuldades em achar uma que realmente fizesse o efeito que eu esperava, mas depois que você acha a escova o procedimento se torna um hábito simples e fácil de ser realizado.


Depois de comprar e adquirir uma escova especializada para o desembaraçar está na hora de entender o que precisa ser feito nos cabelos.


Desembaraçar os cachos a seco: Eu particularmente não gosto desse procedimento porque os danos aos fios são maiores por eles estarem secos, porém é uma forma de medir um pouco mais a saúde dos fios e o quanto de fios caem ou saem com a escova no processo. Os cabelos estaram mais fortes secos do que ele molhado e isso é um fato, porém o atrito pode não ser interessante para cabelos muito indisciplinados "Hahahaha palavra bonitinha pra dizer que seu cabelo está uma TREVA" 


Desembaraçar os cachos umectados com óleo vegetal: Esse procedimento é mais agradável porque a escova irá correr com mais liberdade removendo os nós e o cabelo velho dos seus fios. Os cachos estaram fortes para aguentar aos procedimento e ainda teremos emoliencia para conseguir fazer o procedimento com a escova, é aconselhavel em cabelos que possuem uma oleosidade natural maior e também não possuem tanta dificuldade com cachos emaralhados um nos outros.


Desembaraçar os cachos com condicionador: Essa forma é a mais usada e praticada por possuir grande beneficios. Se seu cabelo está uma treva de embaraçado hahahahaha está na hora de utilizar esse procedimento. Não existe muito mistério, o processo é feito no banho com os cabelos enxarcados de água e um condicionador BEM EMOLIENTE E OLEOSO, e esses dois componentes iram fazer com que a escova possa percorrer e remover os nós e modelar os cachos de uma forma bem homogenea e sem agressões.


Dica da Claudia do Blog Eu sou Crespa: Dou sempre a dica pras crespinhas que comecem desembaraçando das pontas, depois do meio e depois de cima. Assim o nó que vem do topo não embola ainda mais quando chegar na ponta.

Gostei muito da dica dela para cabelos mais treva e indisciplinados hahahahaha com certeza o acumulo de nós nao embola ao final da técnica, recomendo e obrigado a visita ilustre =p

Alguns detalhes importantes sobre o ato de desembaraçar =p


Lembre-se que a técnica não visa procedimentos bruscos ou de força excessiva e sim com delicadeza e carinho, afinal de contas estamos falando sobre a saúde dos seus fios, e tudo que represente quebra é descartado, então certifique-se que você está fazendo a técnica de desembaraçar com o máximo de cuidado para não forçar e ocasiar a quebra dos fios.


Cabelos com problemas de quebra devem esperar para utilizar a técnica quando os cabelos voltarem a saúde plena deles, para nao causar nenhum dano desnecessário.


Os cabelos já perdem fios em sua lavagem natural, por isso os cachos que ficarem na escova não passam do ciclo natural dos seus próprios fios. Mas se atente a quantidade de fios que sai com o procedimento por duas razões. Ou seus cabelos estão fracos ou você está fazendo o procedimento com MUITA força ocasiando a remoção de cachos e fios desnecessário.

Terminamos por aqui essa postagem, em breve vou mostrar como e com quais produtos eu faço o processo de desembaraçar meus fios.



Enquanto isso quero saber de vocês


Andam desembaraçando os fios? Quais produtos e técnicas utilizam para fazer esse procedimento?


Fiquem bem e espero o comentário de vocÊs 


Deus ilumine todos























22 comentários:

  1. Desde que aderi a técnica do low poo, meu cabelo não embaraça mais, saiu da treva, hahahahahahaha...mais uma vantagem abençoada dessa técnica! mas quando quero massagear o couro cabeludo, uso uma escova com cerdas plásticas e largas; só uso a escova com o cabelo molhado, ao sair do chuveiro, e depois de passar creme de pentear ou leave in, e sempre com delicadeza...

    mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adora suas dicas!!!!

    Estou com uma terrível queda de cabelo, então morro de medo de desembaraçar os cabelos, pois a quantidade que sai é assustadora. Estou fazendo tratamento com uma dermatologista (estou com um pouco de anemia ferropriva,e acho que também é o stress), mas ainda não estou vendo resultados.
    O que estou fazendo agora é pentear com pente de madeira, porque cai menos, o meu pelo menos.

    Ah, Ronaldo, você poderia escrever um post sobre queda d cabelo =D

    Beijo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. adorei a matéria, bjocas

    ResponderExcluir
  4. Renata França

    Verdade a técnica ajuda bastante, principalmente com o frizz, parece que o cabelo respira mais aliviado =p

    Eu também só uso com o cabelo molhado aahhahahaah com seco ele até vai, mas acho que força muito os fios, então prefiro usar a escova com ele molhado. As cerdas são iguais as suas também e o cabelo fica até com aspecto liso quando passo a escova.

    Realmente recomendo, muito boa a massagem no couro cabeludo

    Fique bem a proxima é co whash rs

    ResponderExcluir
  5. Mari Firmo.

    Mas essa queda é mais por vertente emocional e estress ou é fruto realmente da saúde dos fios? Porque o emocional conta muito, tanto para a melhora quanto para ele se manter forte, as vezes em alguns momentos da vida que nós fazem ficar adoecidos e isso atinge nossa pele e nossos cabelos, então saber com o que estamos lidando.

    Apesar da vitamina oral serem caras elas sao muito interessantes para manter a saude dos fios, pergunte ao demartologista e quem sabe ele te recomende uma =p

    Vc ainda vai poder desembaraçar seus cachos sem medo

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha to com vergonha aqui agora hahaha menino, então obrigada pelo post ta, prometo q da próxima, só vou mostrar 100 rsrrs. Então nó eu não tenho, minha parte do meio pra nuca defini bem, a baderna é na frentinha no topo, ai tento definir de mil formas né, mais como c viu nas fts sei não viu, kkk. Ai pensei nas técnicas da Teri, tentei com escova da avon aquela bem básica, faz um efeito legal na parte de baixo na de cima nadaaa, ai vou comprar uma parecida coma demnam pra ver o que acontece :( kkkkk situação desse topo, vou terminar dando permanente nele pq nada resolve enfim sem reclamar ok kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Pra desembaraçar só molhado msm com kanechon e com os dedos, perco pouco fios pq ja venho desembaraçando no sentindo dos fios. só embaraça quando esqueço de alinhar eles, kk pra lavar na pia ai embola td na hora do shampoo taco kanechon. Normal.

    Tenho um pentão ala Zé bonitinho hahaha pra desembraçar quando to com pressa e preguiça de usar os dedos hahaha, tenho um de madeira bopnzinho tbm , tenho as antigas da avon preta quadrada e oval, a oval o cachorro(gui) mastigou tda hahaha, essas escova se fizer como a Teri por mechinhas finas e com creme defini bem sim, precisa de paciência. Mil beijks, obrigada pelo post

    ResponderExcluir
  8. Oi Ronaldo! Eu era meio cismada em usar escova no cabelo, mas resolvi experimentar... Na primeira vez achei que diminuiu muito o volume. Mas tentei novamente e quando o cabelo seca, eu dou umas sacodidas e o volume volta! Eu uso a escova com ele molhado, depois de passar o leav in, pra modelar mesmo. Estou tendo um bom day after tb com a escova. Eu borrifo uma misturinha de água + bepantol + óleo de coco, coloco um pouco do leav in e modelo novamente com a escova. Nem tá parecendo day after!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nara esqueci que vc é envergonhad, mas na hora de me passar 100 escovas você não é hahahahahaa

    Esse seu topinho tem história viu mas realmente você tem dois tipos de cachos nos cabelos, alias acho que todo mundo tem, só que o seu é entre ondulados e afros, e fica dificil definir os dois ao mesmo tempo mas estamos achando alternativas pra isso.

    É porque a parte de cima é ondulada e pode até alisar com a técnica da teri, tinhamos que tentar criar um efeito no minimo ondulado nessa parte e que nao calcasse muito frizz, poderiamos tentar um dedo liss o que acha nara?

    ResponderExcluir
  10. Você alinha ele com os dedos + kanechom e depois passa a escova foi isso que eu entendi? Ai quando vc nao alinha eles e vai direto pra escova é que causa as treva no cabelo? auauauhhauhua

    Você tem muita escovas daqui a pouco vai fazer doação. Amanda ficou muito encantada na técnica da terry pelo perfil de cachos que ela tem, acho que definiria legal no caso dela tambem, como vc disse que definiu, vc usou qual pente e creme para esse procedimento?


    Fique bem viu, obrigado por ter vindo comentar =p

    ResponderExcluir
  11. JU silva

    Pelo depoimento das meninas estou reparando que cada uma possuí um procedimento diferente na hora de desembaraçar os fios, realmente se atentando a necessidade dos fios e o resultado final.

    Realmente fazer o desembaraçar no banho tira bastante o volume dos cabelos, por estarem mais modeladinhos, mas nada que uma bagunça ou um pouco de secagem manual façam ele voltar ao volume natural. Interessante é que realmente vc reparou que a técnica também ajuda a modelar os cachos que é o que vc faz com a escova + leave-in e isso é importante.

    Essas receitas de borrifadores são boas, a minha é de agua + leave in "Lunablu Suave+ Bepantol liquido. Pode ser consistente ou mais ralo e é o que mais uso para day after e segura bem os cachos.

    Gostei das tecnicas, vamos ver se tem mais meninas utilizando diferente =p

    Fique bem

    ResponderExcluir
  12. Ronaldo, seu incrível!!

    A Nara indicou o seu blog lá no meu. Já li muito as suas mensagens para as meninas da comunidade. Sempre achei muito boa as suas dicas!
    Fiquei um tempinho fora e voltei a frequentar a comu. Fiz um site também com dicas para as cacheadas. O largar a química e conseguir a alforria! hehehehe...

    Sobre a escovação, meu humilde pitaco..rs. Dou sempre a dica pras crespinhas que comecem desembaraçando das pontas, depois do meio e depois de cima. Assim o nó que vem do topo não embola ainda mais quando chegar na ponta.

    Parabéns pelo seu espaço! Nova seguidora do pedaço! :)
    Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Claudia a Crespa

    Hahhahaa obrigado pelo comentário, você é doidinha não me canso de ler suas resenhas lá no blog, muitas risadas e conhecimento, já sou seguidor lá faz um tempinhooooooo.

    O seu humilde pitaco já foi agregado a postagem, é que tem uns cabelos que são treva pura mesmo e precisam desse tipo de procedimento mas com certeza ajuda a desembaraçar com mais qualidade e menos agressão, obrigado pelo toque viu, já faz parte de um pedacim da postagem rs.

    Eu já estou lá seguindo viu, muito boa as resenhas, estou tentado a comprar a mascara da Biogellatine Cachos, já que ela tem colageno, pantenol e aloe vera =x

    Fique bem

    ResponderExcluir
  14. Ai Ronaldo, acho que a minha queda é também emocional, passei por um grande estresse ano passado, as coisas ainda estão se resolvendo, então sempre bate aquela preocupação.

    A médica me passou Pill food por 1 mês, depois mandou manipular outra vitamina, mas essa não tinha nome, só a formula. Agora estou tomando comprimidos de ferro, e melhorei bastante a minha alimentação, pois antes eu não comia direito, e quando comia era só besteira.

    Ontem estava olhando meu cabelo e percebi alguns fios novos perto da testa. =D
    Só fico triste porque ficou uma falha enorme no topo da minha cabeça, fico agoniada só de ver.

    Mas espero que dê tudo certo, pois algumas pessoas que passaram com essa médica disseram que ela é ótima, e que resolveu a queda.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  15. Mari Firmo

    Realmente não pode vacilar com o emocional que isso reflete bastante no aspecto de saude dos fios, mas espero que esse estresse passe e você possa continuar vivendo mais leve e sem maiores problemas na sua vida.

    A maioria dos complexos vitaminicos para fortalecimentos dos cabelos vem com uma composicao semelhante a esta.

    L- Arginina 320mg
    L-Carnitina 80mg
    L- Cisteina 400mg
    L-Isoleucina 64mg
    L-Leucina 64mg
    L- Valina 64mg


    De uma olhada e me diga a composicao de suas vitaminas só para ver se o processo de fortalecimento dos cabelos e fios está sendo realizado por elas.

    Sim sim vamos torcer para que ela de certo mesmo e vc posssa desfrutar de cabelos mais saudaveis para começar a cuidar deles e ter os resultados que vc obtem.

    Qualquer dúvida só chamar =p

    ResponderExcluir
  16. Ronaldo, então eu tomei essa outra vitamina por 1 mês.. Eu não lembro de toda a composição mas tinha Arginina ,Carnitina,Leucina,Cisteina
    Leucina, silicio orgânico, bom o que me lembro era isso.
    Mas achei que 1 mês é muito pouco pra fazer efeito...logo ela mandou parar quando recebeu o resultado do meu exame de ferritina, daí mandou eu só tomar o ferro.
    Bom vamos ver em maio tenho que voltar, e fazer todos os exames novamente.

    Acabei de tomar banho e contei os fios que cairam, 100, o que me deixou feliz porque desde dezembro estavam caindo 200 fios por lavagem, ou seja, um dia sim um dia não.

    Pode deixar que quando tiver dúvidas venho correndo aqui =D
    Mesmo não comentando muito sempre estou aqui pra ler seus post.

    bjo!!

    ResponderExcluir
  17. Ronaldo, muito bom o texto. O meu cabelo é extremamente fino e embola com muita falicidade, e só desembaraço com ele molhado e com creme. Eu faço como a crespa, primeiro as pontas(unidas venceremos), depois o meio e a raiz. Sempre que desembaraço cai cabelo, mas acho natural, já que só desembaraço uma vez na semana.

    ResponderExcluir
  18. Cabelo treva pura é bom demais!! kkkkkkkkkkk
    Ô meu pai...como já passei por isso!!
    Valeu querido!!
    Aprendendo muito contigo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Rosangela

    A dica da crespa foi excelenteeeeeeeeee mesmo, unidas venceremos hhaahahah dei muita risada aqui

    Fique bem viu e to esperando postagem nova la rs

    A Crespa!

    Essas girias aprendi com a Nara "Cabelo treva também" hahahahaa

    Fique bem

    ResponderExcluir
  20. eu gostei muito da super dica de como pentear os cachos e claro irei testa la. eu acrescento além de treva eles as vezes parecem uma farofa, um ninho lindo ¬¬
    eu aboli o pente desembaraco com as maos, acha uma boa tecnica ro?
    e sobre cabelos com quebra que devem esperar ate utilizar a tecnica, entao o que deve se fazer?
    bjus love

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde.
    Meu nome é Ana Paula, tenho 31 anos e adorei o seu blog! Dos encontrei sobre cabelos cacheados foi o mais completo! Sempre tive cabelos cacheados e o meu sonho é voltar aos cachos que eu tinha quando era criança: Macios, graúdos e soltinhos. Alguns anos atrás, cansada de não conseguir esse resultado, resolvi experimentar a progressiva... depois de algum tempo, me arrependi. Pois o procedimento é caro, depois de alguns tempo, quando as raízes começam a crescer, ele fica armado e completamente sem forma. Tinha que mantê-lo preso. Mantive-o preso, por uns seis meses, até que começou a crescer novamente aí... ZAP! Tesoura neles. Cortei, curto. Acabei com a progressiva numa pancada só e agora eles estão ao natural. Não do jeito que eu quero, pois estão muito secos, mas pelo menos estão completamente sem progressiva. Vou seguir muito as dicas do seu blog! Sucesso!

    ResponderExcluir
  22. Iiiixi olha tõ aqui pra passar este post pra Lai e vejo que fiquei devendo resposta aqui kkkk, mas agora tô com preguiça.Depois responto


    Ta ta já tô aqui mesmo. Meu cabelo tem ficado mais calmo, só saio com ele em puff , pq solto não tem mesmo condiçõespela texturas diferente a de cima logo vira um fuá enquanto a parte de baixo escolhe bastante fica parecendo que peteei em cima. Tenho usado griffus, consistência parecida com kanechon, só que bem mais potente. Bem, tenho desembaraçado apenas com os dedos, minhas escovas todas aposentadas, então no chuveiro ou tanque enquanto a água vai caindo nos fios vou desembraçando devagar com os dedos, na hora que passo shampoo ele não embaraça mais tanto quanto antes, acho que devido a umectação que tenho feito direto, toda noite uso azeite, ou quase todas, sendo que lavo os cabelos todos os dias, 1 dia com shampoo, no outro com condicionador ou griffus e ai acho que tem contribuído. Nós na ponta nunca tive sei lá, todas falam que tem, eu nunca achei hahaha, tenho perdido poucos fios acho que o normal. Muitas descobertas com esse meu fuazinho mas tô mais tranquila com ele. Griffus argan é vida queria falar todas formas que uso, de todo o jeito kkkk daria um posta qui kkkkkk. Vergonha de meus enormes comentários, lá vai rs.

    Fique bem

    ResponderExcluir