6 de março de 2012

30 comentários:

Rotina Diária: Hidratação de Banho x Hidratação Elaborada



Buenas Tardes Cacheadas e Cacheados

Hoje vamos conversar sobre uma diferença entre dois procedimentos semelhantes em nossa rotina diária de cuidados aos cabelos cacheados, sejam eles quimicamente tratados os normais.

Vocês poderiam me dizer qual a diferença entre uma Hidratação de Banho e uma Hidratação Elaborada? E olha que a diferença não está somente na quantidade de minutos  que elas ficam agindo nos fios, e sim todo processo que envolve os dois procedimentos e vamos descobrir e entender agora como esses procedimentos são realizados nos fios.

"É importante salientar que todo processo de absorção de nutrientes dos fios se dão pela abertura das cutículas dos fios, e para essa abertura é necessário um shampoo ou uma fonte de calor que fará exatamente esse processo obtendo os resultados de absorção dos nutrientes do condicionamento dos fios"


Hidratação de Banho: Como o próprio nome já diz, você faz o processo de Hidratação no Banho. Esse tipo de procedimento é mais rotineiro para quem não dispõe de muito tempo e por ser um procedimento mais rápido, porém não tão intenso igual a Hidratação Elaborada.

A hidratação de banho consiste em aplicar uma Máscara de Hidratação após a utilização e enxague do Shampoo, enluvando muito bem as mechas em fitas grandes ou menores "Varia da sua escolha" aquecendo com o calor das suas mãos.

É importante saber aplicar uma máscara de tratamento para obter resultados superiores. Nunca se passa a máscara diretamente nos fios, o importante é com uma colher ou espatula pegar a quantidade suficiente para seus fios e colocar nas mãos. Você irá aquecer esse produto nas mãos freccionando bem, e depois disso você começa a passar as Máscaras no comprimento do fio que seus cabelos possuem necessidade.
Eu prefiro passar a Máscara com o cabelo enxarcado, no meu cabelo em questão ele absorve muito mais o produto e o enluvamento fica mais deslizante. Já vi casos de cabelos semi umidos tiverem problema de enluvamento, então o importante é os cabelos estarem bem molhados.

Cabelos com raiz oleosa a Máscara é somente no comprimento, cabelos com raiz seca o procedimento é naturalmente feito em todo o cabelo, já que não haverá acúmulo de oleosidade nessa região.

É importante o enluvamento porque o calor junto a Máscara envolvendo as mechas irá dar mais emoliencia e absorção dos cabelos, além de ser uma massagem que ajuda até a ativar os cachos.

Depois disso deixe a Máscara de Tratamento por 5 minutos nos cabelos e enxague.


Hidratação Elaborada: O procedimento não é igual ao do banho, existem algumas regras e diferenças que fazem dela um resultado mais potente e nutritivo.

Essa forma de Hidratação é originalmente feita fora do banho e usado uma fonte de calor para que as cutículas sejam abertas. É interessante salientar que para cabelos mais ressecados, a Hidratação Elaborada tem efeitos superiores porque não vamos precisar da adição do Shampoo na etapa, e sim somente uma fonte de calor para abrir as cutículas dos fios.

O procedimento começa e varia de acordo com suas necessidades. Eu aconselho a umedecer um pouco somente os cabelos com um borrifador de agua filtrada, para que a Máscara de Tratamento deslize mais facilmente pelas mãos.

Fazendo isso procedemos colocando a Máscara de Tratamento na palma das mãos, freccionando e adicionando calor e depois enluvando os cabelos, mecha por mecha, sendo grandes ou finas, o importante é fazer essa massagem nos fios e adicionando o produto.

Depois de enluvar todos os fios com a Máscara, esta na hora de escolher uma fonte de calor que irá abrir as cutículas dos fios.

Existem uma infinidade de maneiras de abrir as cutículas: Toalha Morna de Agua fazendo uma Touca nos Fios, Touca de alumínio "Recomendado" touca térmica e também uma touca de latex ou um pano fino, e depois uso do difusor encima dele.

Use um desses procedimentos, envolva os cabelos e deixe por 20 minutos a ação nos fios. Vá para o banho e primeiro enxague com água fria os cabelos, depois proceda somente com um condiocionador para fechar as cutículas dos fios.


Observem uma Hidratação Elaborada como citei a vocês

Fiquem bem e uma boa Tarde




















30 comentários:

  1. Oi querido, vou logo avisando invoquei com essa manequim kkkkkkk olhar dele, precisamos dar um nome para ele, já que quero(pedinte) kkkk videos vc enluvando os cabelitchos dele, cortando um dedinho, mostrando a umectação de mel, pq tem gente ai achando que é difícil passar.

    Como ando saindo cedo to a base dessa hidratação no banho msm, deixando as elaboradas pros finais de semana ou as vezs quando a preguiça nao me pega faço pela tarde.

    Essas touquinhas quando os cachos estão secando, ai ainda úmidos, uso ela e diminui um pouco os friz.

    Quando vou fazer uma hidratação elaborada chego cansar os braços kkkkkk enluvando e fitando , nesses dias os cachos ficam mais bonitos.

    Beijks amanha leio tudo denovo rsrs

    ResponderExcluir
  2. Genteee vamos dar um nome do manequim ? kkkkkkkkkkkkkk é sério, mascote do Ronaldo hahahaha

    Idéias??

    ResponderExcluir
  3. Oi Ronaldo!!
    òtimo seu blog! :]
    Muito bom, não sabia a diferença entre a hidratação Elaborada e a hidratação de Banho, agora já sei como usar ambas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. adoreiiiiiiiiiii RONALDO, vamos sim, NARA, dar um nome no manequim, adorei sua dica. RONALDO, não saiba tb essa técnica diferenciada da hidratação, viu uma pergunta . quando disse(umedecer um pouco somente os cabelos com um borrifador de agua filtrada, para que a Máscara de Tratamento deslize mais facilmente pelas mãos.) pode tb ser no dia da nutrição ou reconstrução ou somente na hidratação???? obrigada querido amanhã mesmo vou fazer desse jeito, ahhhhhhhh chegou meus produtos LUNABLU, DA SUA INDICAÇÃO, assim que eu usar te falo o resultado ok, bjocasss e um dia lindoooo

    ResponderExcluir
  5. O nome da manequim poderia ser Ronaldinha, em homenagem ao nosso querido blogueiro!!!!

    ResponderExcluir
  6. hehehehe adorei..RONALDINHA

    ResponderExcluir
  7. Nara

    HHAHAHAHAHAhahahahaahaha

    Você me faz rir mesmo com suas doideras hahahaa

    Tem gente na comunidade achando dificil fazer a enluvacao com mel mesmo, principalmente na comunidade cabelos cacheados, realmente tenho que ver isso =p

    Você tem uma caixa dessas toucas e eu pegando do meu trabalho da cozinheira hahahahaaha quero umas poxa =x

    Malhando braços na hidratação, tem dia que cansa ou desanima que faço de qualquer jeito esssa jorssa hahaahah

    Fique bem deus ilumine

    ResponderExcluir
  8. Grazyelle

    Obrigado por comentar no blog viu, fiquei muito feliz, seus cachinhos são lindos hahahaah já andei olhando por ai, nara fez uma propaganda e eles realmente são bonitos demais =p Ajuda a nara controlar a juba dela porque tá dificil ahahahaha

    Fique bem e volte mais vezes =p

    ResponderExcluir
  9. Adriane

    Sim sim pode ser tanto na etapa de Nutrição quando de Reconstrução. Alguns cabelos se dao melhor enluvando o produto com os cabelos umedicidos ou molhados do que com eles secos, que é o meu caso que prefiro eles umidos, entao vc borrifa pra poder o produto deslizar melhor e ficar mais emoliente, nao importanto a etapa do tratamento viu =p

    Os produtos lunablu são show mesmo, voce vai gostar do resultado, nao esqueça que o leave-in tem que ser com o cabelo bem molhado e toma cuidado com a quantidade porque ele é bem oleoso.

    Fique bem

    ResponderExcluir
  10. Ju Silva

    Acho que poderia dar o nome da minha futura filha com a Amanda, que vai se chamar Helena =p

    Pensei em por Helena Curls o nome da mascotinha hhaahahaha


    O que acham?

    Gostou da diferenca nos procedimentos Ju, ou vc ja sabia?


    Fique bem

    ResponderExcluir
  11. Oi Ronaldo!

    Mais um post com informações básicas para cuidar dos nossos cachinhos...Esses detalhes fazem toda a diferença..Muitas meninas não hidratam da maneira correta e o resultado acaba não sendo o esperado, e logo, imaginam que o produto é que não é bom!

    Gostei do vídeo...aplico a hidratação assim no meu cabelo...espalho bem, divido em mechinhas e vou enluvando e observando os cachinhos como estão..

    Só não tenho touca ainda, mas, vou providenciar!

    Olha, qto a nossa manequim...Ronaldinha é uma boa!!! kkkkk.... Mas, voto em Amanda Curls!!!! ;)

    Ps: Uma dica: gostaria de ver por aqui, algumas dicas sobre finalizadores..quais e como usar...como devemos utiliza-los e que cuidados devemos ter..

    Obrigada! bj

    ResponderExcluir
  12. Ai Ronaldo, eu gostaria de fazer mais a hidratação elaborada... Mas confesso que geralmente faço no banho, por uma questão de comodidade... Eu tenho até uma pergunta. No processo elaborado, vc falou em umidecer os cabelos, mas els estariam limpos e sem leav ins ou não????

    Ah, acho que Helena Curls fica ótimo, falei Ronaldinha porque achei engraçadinho...rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ps: Correção --> Amanda Curls, não! Helena Curls!! Atrapalhei tudo.. ;)

    ResponderExcluir
  14. adoreiiiiiiiiiiiii Amanda Curls, aprovado, adorei a dica da SANDRINHA sobre finalizadores, obrigada pela dica de como usar o finalizador da LUNABLU, bjocasssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Sandrinha Andrade

    Pode deixar que vou fazer sim. Mas preferem que seja leave-in normais ou para quem faz a técnica low/no poo?

    Hahahahaha a coisa dificil de se fazer realmente é testar leave-in rs

    Ficam varios parados em casa

    Fiquem bem viu e se cuide =p

    ResponderExcluir
  16. Ju Silva

    Isso vária muito, mas na maioria das vezes a hidratação é feita e já possui algum resíduo de produtos nele "leave-in" mas não irá atrapalhar no efeito do processo elaborado. é a´te uma boa hora testar como seus cabelos estao absorvendo os leave-in e como sao suas textura depois de dias nos fios, eu sempre dou uma observada nisso.

    ResponderExcluir
  17. hahhahaha

    Ficou amanda curls ou henel curls?

    ResponderExcluir
  18. Ronaldo...faz assim...divide em 2 posts: um pra low/no poo e outro pras normais! que tal?pode ser?assim agrada a todas!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  19. Ronaldo me desculpe , mas acho q ñ entendi direito, a hidratação elaborada é feita sem lavar os cabelos... E se eu lavar e depois fizer a hidratação elaborada tem alguma diferença, se tiver tô toda errada pois só faço depois que lavo ....kkkkkkkkk.... bjkss

    ResponderExcluir
  20. Agora, mudei de idéia...Gostei mais de Amanda Curls!!! Fica como uma homenagem a sua amada!! ;)

    ResponderExcluir
  21. Sandrinha

    Vou fazer realmente pra cada técnica. Um pra que usa faz da técnica low/no poo e pra quem usa de produtos proibidos.Obrigado pela ideia mas confesso que fazer vai ser dificil, leave-in é a coisa mais dificil de testar e indicar rs

    Obrigaod

    HHAHAHAHA vamos ver que nome irá vencer =p

    ResponderExcluir
  22. lulu

    Nao existe diferença

    É que o shampoo resseca um pouco os fios, se voce ficar com ele sem falar tambem é possivel e o resultado sera o mesmo alem de nao precisar usar o shampoo.

    Mas ai varia das suas necessidades, se quiser abrir as cuticulas dos fios com o shampoo tudo bem, mas se quiser testar sem lavar tambem fica excelente. =p

    Continua comentando pessoas como vc que fazem o blog =p

    Fique bem

    ResponderExcluir
  23. Ronaldo, que tal fazer com aos mais conhecidos?? Talvez, tb algumas dicas de marcas não muito conhecidas..Que tal? Obrigado! bj

    ResponderExcluir
  24. Ronaldo, td bem?

    Lembra sobre a dica para potencializar a máscara de nutrição? Vc me indicou 25-30 ml de queratina liquida Bioextratus!

    Já dei uma olhadinha por aqui e achei outra marca de queratina líquida.."Niely Gold". Custa $10! Vc conhece?

    Não tenho noção de quantidades....25-30 ml é equivalente a qtas colheres de sopa???

    Dúvida cruel...

    Obrigado!!!!
    bj

    ResponderExcluir
  25. Oi oi sandrinha

    Desculpa pela informação errada porque fazia no olhometro.

    Como seu cabelo é natural aconselho a usar 10 ml de queratina liquida que equivale a 1 colher de sopa cheia.

    Conheço a da Niely Gold sim, aconselhei a da Bio porque ela é livre de silicones, parafins e oleo mineral, entao podemos obter um resultado mais compacto e proveitoso, além dela ser bem concentrada, por isso indiquei a da bio, a da niely tem alguma coisinha proibida, so nao me lembro o que.

    Obrigado sandrinha fique bem

    Vou fazer o post dos leave-ins sim

    ResponderExcluir
  26. Obrigadoooooo Ronaldo!

    Depois que eu fizer a reconstrução, conto o que achei!! ;)

    Oxe! Fique tranquilo! =D

    bj

    Ótima sexta!

    ResponderExcluir
  27. oiiii meninas antes de tudo vim desejar um Feliz Dia da mulher!! *_*

    me sinto suspeita pra falar dessa escolha kkkkkkkk
    adorei todas sugestões , obrigada meninas. a sugestão do meu namorado me deixa sem palavras nossa Helena nossa proxima chacheadinha hahahaha.
    eu prefiro ficar neutra e na expectativa da decisão. o que escolherem será o melhor nome pra o a manequim. bjus meninas.
    xeru amore.

    ResponderExcluir
  28. Hahahahahaa

    Totalmente suspeita meu amor

    Mas tem que ser nossa filhota Helena Curls nossa mascotinha

    Saudades amor

    Te amo

    Obs 100& dela nascer cacheada meu amor, por causa de nos dois uhullllllllllllllll

    vou fazer low poo na minha filha hhahahaahaha


    xeru bebe

    ResponderExcluir
  29. Oi, Ronaldo, td bem? Conheci seu blog pelo grupo "Amigas Cacheadas" do Face. Nossa, ele tem me ajudado muito, principalmente esse post! Não tenho tempo de fazer uma hidratação mais elaborada durante a semana (saio às 5 da matina e chego 8 da noite!), então farei a de banho nas duas vezes que lavar. Pretendo fazer no fim de semana a hidratação elaborada, mas tenho uma dúvida: posso fazê-la no sábado e no domingo fazer a nutrição? Ou devo esperar o próximo fim de semana? Como ficaria o meu cronograma? Vc poderia me ajudar? Muitíssimo obrigada! Meus cachinhos estão mais saudáveis por causa dos seus posts! Bjs

    ResponderExcluir
  30. Ola Ronaldo, muito obrigada por todas essas dicas. Aprendi mais com o teu blog sobre cachos do q 25 anos de cachos naturais rsrsrs
    Pelo que eu tenho lido aqui uma mascara de nutrição é aquela que tem oleos nao é? Eu tenho aqui uma mascara da garnier ultra suave e ela é de oleo de abacate e manteiga de karité, ela se enquadra em qual das fases do cronograma?

    ResponderExcluir