5 de março de 2012

12 comentários:

Low/no poo: Libertação, Tendência, Novos Conceitos



Buenos Días Cacheadas e Cacheados

Hoje venho falar de um assunto, digamos um pouco polêmico, que é a utilização dessa técnica para fazer a manutenção dos cabelos cacheados (assim como eu acredito em um futuro próximo que qualquer pessoa poderá aderir e refletir a essência e conceito do que vamos debater e passar aos outros em forma de luz, independente de ser cabelo cacheado, é uma lição para o consumo e a honestidade com o que consumimos e adquirimos.


A técnica low/no poo não é exatamente voltada somente para a utilização do shampoo ou não, e sim para um monte de questões que visam trazer o bem estar dos fios, adquirindo conhecimento e resultados para conseguir se libertar e cuidar dos cabelos de uma forma que você saiba o que está fazendo, o que está buscando e quais resultados você quer obter.

Então está na hora de quebrar o mantra social das empresas dos cosméticos, aonde ditaram por um bom tempo muitas inverdades na nossa sociedade e moldaram todos os conceitos necessários para virarmos escravos do consumo e não do conhecimento sobre o que consumimos.

E a técnica abordada se chama Low/no poo "Em sua tradução literária vemos como pouca espuma, sem espuma" totalmente inspirada no livro Curly Girl criado por Lorraine Massey aonde todo esse conhecimento fornecido nos trouxe uma base que hoje se tornou uma tendência mundial.

O conhecimento da técnica e sua manutenção consistem em duas etapas que são considerados dois tipos de rituais que se completam um ao outro  para obter os resultados satisfatórios da técnica.

Lorraine Massey observou e analisou o cabelo cacheado, que em sua grande maioria possuí uma necessidade e carência em relação aos lipídios, oleosidade e gordura dos fios, e trabalhou exatamente nessa questão afim de que houvesse uma forma particular e único de cuidar dos cabelos cacheados.

Mas para isso, ela precisou mexer no mantra da sociedade atual que as indústrias dos cosméticos moldaram durante muitos e muitos anos, nos aprisionando ao consumo.

A verdade escondida a anos é que  o shampoo vem exatamente limpar o que as indústrias dos cosméticos colocam dentro de seus produtos para condicionamento, diga-se condicionador e máscaras de tratamento, que ficam grudados nos fios e esses componentes se chamam "Silicones insolúveis em água, óleo mineral, parafina líquida e afins"

E para remover todos esses componentes dos fios, foi necessário para as empresas de cosméticos criar um conto de fadas que o shampoo era o mais importante e que tinha papel fundamental a saúde dos fios, de que ele deveria ser aplicado 2x nos cabelos e depois seguir com sua rotina de tratamento.

Só que o shampoo cobra um preço "Alto demais para um cabelo cacheado" para remover as impurezas causadas por esses produtos, e essa agressão muitos cabelos não suportam, os cacheados que são carentes de oleosidade e gordura são os que mais sofrem.

Porque quando o shampoo é aplicado, ele possuí fortes detergentes para limpar os fios desses componentes que citei, porém acaba removendo grande parte da oleosidade dos fios "De fios que já tem uma oleosidade baixa,  ficam extremamente secos,asperos e porosos por esse dano e agressão dos shampoos. Agora eu imagino você passar o shampoo duas vezes, removendo a oleosidade natural deles "Que age como um protetor natural aos fios" o que irá acontecer a um cabelo cacheado é danos e mais danos que irão traumatizar os fios influenciando no seu resultado final e seu bem estar.

A técnica não consiste nessa extrema decisão. O que a técnica passa é um conhecimento vasto para vc tirar suas diretrizes e conclusões sobre shampoos e sobre silicones insóluveis, parafinas e óleo mineral.

Precisamos compreender todos os detalhes para assim tomar uma decisão fundamentada sobre o assunto e para isso estou aqui para dar o máximo de luz em relação a este conhecimento.

Então continuaremos com as diretrizes da técnica e como tomar a melhor atitude para nossos cabelos, sejam cacheados ou até cabelos lisos, importante é entender a essencia do que estamos debatendo..

Vamos analisar os vilões  que compoem os shampoos com maiores agressões nos fios

"Sulfatos no Shampoo"

Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES)

Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS)

Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)

Ammonium lauryl sulfate (ALS)


Esses são os detergentes mais comuns nos shampoos que trazem danos a fibra capilar, é exatamente eles que temos que tomar cuidado na hora de adquirirmos nossos produtos para cabelos cacheados.

Apesar deles serem a essência de todo shampoo, temos que achar o caminho na escuridão

Enquanto um sulfato popular altamente agressivo como o "Sodium laureth sulfate" custa US$0,25 por kilo nos produtos, outros sulfatos menos agressivos e criados especialmente para nao agredir os fios, como o SODIUM TRIDECETH SULFATE" custam em torno de US$1,40 por kilo.

Agora faça as contas, estamos falando em milhões de produtos vendidos por mês, agora entende porque as empresas querem continuar com os populares sulfatos e baratos ao querer um sulfato caro e que agrida menos os fios? Aonde essas empresas estão visando o bem estar de nossos fios? O dinheiro está acima do bem estar e da satisfação do cliente?

É essa a questão

A tendencia esta sendo o low sulfate lá fora, porque ja observam que a forma do shampoo limpar os fios é altamente abusiva para a saude deles.

Uma hora a tendencia entrara no brasil e tudo ficara melhor pra nos.

Sendo sulfato ou nao, o importante é ir para os que menos agridem os fios e realmente abdicar e deixar de lado os sulfatos baratos que ressecam.

Finalizando a questão dos shampoos, é toda essa informação que uma pequena técnica "Low/no poo" veio trazer a tona e quebrar os paradigmas de toda uma tendência de empresas de cosméticos que nós aprisionou durante anos e anos.

O único modo de você ser menos dependente dos shampoos com sulfatos baratos e destruidores é exatamente PARAR DE UTILIZAR PRODUTOS A BASE DE SILICONE INSOLÚVEIS EM ÁGUA, ÓLEO MINERAL E PARAFINA LÍQUIDA.

E isso no brasil é difícil, porque a maioria dos produtos são voltados para esse componentes, porém já dei uma lista de produtos liberados que podem ser encontrados aqui.

Então resumidamente para você encarar shampoo menos agressivos, ou até deixar de usar frequentemente um shampoo, você precisa se libertar desses componentes citados acima.

Mas porque ronaldo?

Porque se você continuar a usar esses componentes e diminuir a frequência do shampoo, simplesmente a técnica irá ter o efeito contrário. Pense em um cabelo cheio de silicones, parafinas e afins precisando ser removidas e elas lá, pesando em seus fios.

Depois de pensar nisso preciso nem mais responder a questão =p hahahahahaa

Então é exatamente quando falamos de low/no poo temos que ter total consciência que temos que cortar os produtos "Proibidos" para obter os resultados que realmente dão com essa técnica. Todo efeito rebote é por causa do período de adaptação ou porque vc continua usando algum produtinho proibido que está saturando os fios e blindando ele de receber os processos das 3 etapas.

Mas porque ronaldo os silicones, óleo mineral e parafina são prejudicias aos fios?

Porque eles blindam o fio, encapam e criam uma pelicula protetora, que serve exatamente para reter a hidratação e emoliencia dos fios. Mas do mesmo modo que ele cria a pelicula, essa mesma pelicula nao permite "Enquanto nao for removida pelo shampoo" que os processos das 3 etapas do cronograma penetrem e entrem no fio, seus fios ficam mascarados e blindados para qualquer manutenção.

É por isso que eles são considerados "Produtos proibidos" porque ele age como uma maquiagem em seus cabelos, principalmente nos cacheados, fazendo com que aquele efeito não seja a hidratação e emoliencia natural dos seus fios, apenas uma capa com um resultado.

Já já a segunda parte da técnica, leiam, comentem e tirem sua própria questão.

E fica um questionamento

O que você acha sobre shampoo no seus cachos? Você ve necessidade na aplicação como as tendências dos cosméticos dizem? Se você pudesse, você usaria um shampoo ou um produto menos agressivo?

Fiquem bemmmmm

















12 comentários:

  1. adorei o post RONALDO, realmente depois que cortei os proibidos no meu cabelo, tudo melhorou, meu cabelo é megaaaaaaaaaaaaaa volumoso, indefinido, e hoje ele esta super hidratado, só para vc tem uma idéia antes quando eu usava proibidos e shampoo direto, meu cabelo nem tinha a risca no couro cabeludo, tipo vc joga o cabelo de uma lado nem aparecia a definição no meio do cabelo, de tão ressecado que era pensa, hoje sou adepta ao low-poo, e adorooooooooooooooooo, so compro os livre de sulfatos etc, olho tudo aqui hehehehhe.bjocas

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, você é um querido mesmo! Seu blog tá super explicativo, informativo, enfim, reunindo num só lugar informações que tinhamos que buscar em várias fontes diferentes!

    Foi muito importante esse post para mim, pois pretendo iniciar a rotina Low Poo. Ainda não comecei, pois tenho vários produtos ainda "proibidos" e não gostaria de jogá-los fora, sou meio radical com desperdício. Conheço poucas pessoas que assumem os cachos, por isso também não tenho a quem doar. Acabando esses produtos, vou ficar atenta ao que comprar. Vejo muitos depoimentos positivos de quem adotou a rotina. Meu cabelo é crespo, então acho que tenho que manter a oleosidade.

    Aguardo ansiosa pela segunda parte! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Meninas

    Obrigado pelas considerações

    Queria saber de vocês se vocês a postagem muito longa demais ou técnica demais, porque realmente estava relendo e vi que ela ficou grande e isso assusta algumas pessoas que não são muito chegadas a ler texto grande ou perdem a concetracao facil.

    Entao nada melhor do que perguntar a vocês que leem as postagens o que acharam dela, se está grande demais ou tem informacao que poderia ter sido cortada, ou se a informaçao está clara e coerente.

    Porque ainda vai ter se nao me engano mais 2 partes desse conceitos, porém menores. As proximas sao exatamten a questao dos produtos proibidos "Silicones e afins" e também como começar a usar ese conhecimento para comprar seus produtos.

    O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  4. Meninas e Ronaldo depois depois desses post sobre low no poo, a vontade de voltar para a técnica só cresce em mim, e pronto depois desse post, veio vontade de aprofundar mais ainda estes assuntos, tanto que já azuei ele com aulas de química srsrsrs.

    Para quem se interessa pelo assunto está perfeito o texto, técnico porém bem explicado, vc não se perde no assunto, tem pessoas que não gostam de ler ou não tem costume, mais querem entender ficou sim um pouco longo. Não para resumir, mais dividir em postagens eu pq leio td de uma vez hahaha.

    Beijks

    ResponderExcluir
  5. Sulfatos abrem dmais as escamas, por isso tem uns que uso que parece que raspei cabeça e to usando perucabombril rsrsrs ai pede logo aquele hidratante bem emoliente que na maioria das vezs vem carregado de silicone , né isso?

    Mais o pior que gosto desses shampoos,mania pura¬¬ sinto realmente a raiz limpa, que a minha é oleosa, aqueles transparentes são os que mais deixa os fios assim "trincando" kkk sabe como é?


    Beijks

    ResponderExcluir
  6. Nara

    Obrigado pela dica, consegui dar uma boa resumida nas duas postagens e agora ficou de um tamanho acessível para leitura, o que já me agradou mais pelo fato de achar que ficaria extenso demais explicar o conceito da técnica.

    Que bom que está se inspirando novamente, eu já disse a você que seus cachos estavam mais bonitos com a técnica,mas essa jovem é teimosa demais hahahahahaa

    ResponderExcluir
  7. Descobri recentemente que minha raiz é oleosa =x por isso o low poo está comecando a fazer mais sentido na minha rotina diária, ainda bem que descobri a tempo.

    Por isso tenho evitado alguns produtinhos na raiz e também tenho usado um shampoo com sulfato menos agressor "Amend tingidos" 1x por semana pra poder conter essa oleosidade, o restante tenho me virado com as receitas caseiras, haja limao em casa hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa que eu acho legal dessa história toda é a quebra de conceitos. Nada como abrir a cabeça e começar a olhar o "antigo" de uma maneira diferente. Porque não mudar ? Porque não experimentar ? O que temos a perder ?? Pelo contrário, só temos a ganhar.

    ..
    ...
    ....

    Fiquei pensando em apresentar esse novo método pras minhas amigas. Mas não sei se elas tem a mente tão aberta quanto eu.

    --------------------

    Sobre a questao do tamanho do post, eu tenho essa mania bem chata (chamada preguiça) de ler textos longos. Mas como é um assunto pelo qual eu me interesso, não teve essa de ser longo ou curto. Eu li do mesmo jeito.

    Por isso, acho que do jeito que ficou está ótimo. Tá bem explicado e super claro.

    ResponderExcluir
  9. Tati Oliveira

    Quando vi a técnica de inicio, achei que seria mais uma técnica entre outras que cuidasse de cabelo cacheado, mas quando você vai afunda e mergulha nesse universo, você ve que tem uma base toda estrutuda e fundamental de conceitos cientificos analisando a agressão dos fios.

    Eu sempre reparava que shampoo para cabelos tingidos não tinha sulfatos, os famosos vilões, e eu ficava me perguntando porque? Porque o sulfato tira a cor foi a explicação, então imaginei logo que era um componente abusivo que além de ressecar tirava a cor.

    Gostei de pesquisar e saber que a tendencia la fora sao os low sulfate ou os sulfatos modificados que tem a necessidade e objetivo de agredirem menos o fio, então uma hora essa tendencia entrara no braisl e certos conceitos antigos vao ser revistos.

    Minha mae demorou pra entrar no low poo e só consgui convencer ela quando mostrei os shampoo de cabelo tingidos, e ela pinta o cabelo, foi ai que ela percebeu que shampoo com sulfatos viloes realmente não combinam com os cachos.

    Mas depende da mente mesmo, muita gente ainda está naquele padrao de que tem que lavar a cabeça 2x com shampoo porque precisa limpar os fios.

    Obrigado tati, eu dei uma enxugada na postagem pra ficar mais clara e objetiva rs, realmente algumas pessoas querem textos mais curtos =


    Gracias

    ResponderExcluir
  10. POST PERFEITO! Sem palavras para agradecer, Ronaldo!

    ResponderExcluir
  11. fAco minhas as palavras da Renata Franca

    ResponderExcluir
  12. Ronaldo estou com uma dúvida cruel...
    Tenho aqui um shampoo que usava na minha filha da turma da mônica, já li e reli os post que você fez sobre composição, mas esse shampoo tem alguns componentes que não encontrei aqui, você pode me ajuda?

    Shampoo cabelo cacheados turma da mônica:

    aqua, glycerin, polyquaternium-44, sodium trideceth sulfate, sodium laureth-13, carboxylate, sodium lauroamphoacetate, cocamidopropyl betaine, dimethicone copolyol, peg-120 methyl glucose dioleate, parfum, sodium benzotriazolyl butylphenol, sulfonate/ buteth-3/ tributyl citrate,methylchloroisothiazolinone/ methylisothiazolinone, lactic acid, triethanolamine, CL47005, CL16035

    Eu li ali em cima que esse sodium trideceth sulfate não agride muito os fios mas e esses outros sodium??

    Ainda estou meio confusa, rsrs.

    Abraçoooo =]

    ResponderExcluir