Buenas Noches Cacheadas e Cacheados
Hoje venho falar sobre um assunto complexo que há algum tempo tem incomodado as pessoas que fazem parte da técnica low/no poo, porque saber as diretrizes e fundamentos seria necessário um pouco de conhecimento químico e cientifíco que não possuímos. Porém busquei o respaldo da química Tonya McKay dona de um dos maiores portais sobre cabelos cacheado e a técnica low/no poo e tudo que for abordado aqui está embassado no conhecimento dela que é formada como quimíca em polímeros "Silicones" por isso acredito que o respaldo dela seja de grande importância para quem faz a técnica.
O primeiro conceito que queria abordar é que a técnica low/no poo surgiu faz uns 2 há 3 anos atrás juntamente ao livro Curly Girl mudando o rumo dos cabelos cacheados na história e trazendo novos conceitos a nós. O brasil pegou grande parte desse conceito e fundamento e algumas pessoas começaram a utilizar a técnica em seus cabelos cacheados e obtendo grandes resultados.
Porém o Brasil acabou se estagnando na técnica, e por falta de atualização da mesma começamos a nos perder com tanto conhecimento que as americanas "por exemplo" tinham sobre a técnica. Novos silicones foram surgindo aos montes e a tabela clássica da técnica já não poderia mais satisfazer nossas dúvidas e questões, era muita pergunta para pouca resposta plausível sobre o assunto.
Foi assim que com a ajuda de grande pessoas fui atrás de respostas mais plausíveis para todos que utilizam a técnica do low/no poo. Incentivo esse que nunca vou esquecer, de pessoas me guiando para procurar e encontrar uam resposta que deixasse nossas dúvidas mais amenas e que os conceitos da técnicas atualizados também chegassem aos horizontes do nosso brasil.
A primeira e grande questão, tantos dos fóruns e blogs internacionais de cabelos cacheados, quanto do brasil é a respeito do nosso queridos "Vilões" silicones, e também descobri que alguns silicones não deveriam ser chamados de vilões, pelo menos no meu ponto de vista.
E dái surgiu a questão que mais trouxesse controversas lá fora e demorou a se ter uma resposta plausível "Quimicamente falando", que seria a grande questão do Amodimethicone (and) Cetrimonium chioride (and) trideceth-12, tornar o silicone Amodimethicone solúvel em água ou não.
As resposta não eram plausíveis para tal questão, e durante algum tempo esse conceito ficou mais para mito do que verdade, até alguém aparecer com uma resposta química para isso.
Duas frases da química Tonya McKay chamam a atenção para a verdade
A resposta curta é que esses polímeros não são solúveis em água.
O silicone é fornecido para os fabricantes de produtos, tal como uma
mistura de silicone / agente tensioactivo catiónico / agente
tensioactivo não iónico, o que lhe permite ser prontamente disperso em
uma formulação aquosa, porque esta mistura é solúvel em água.
No entanto, uma vez que o produto é usado e o amodimethicone é
depositado sobre a superfície do cabelo e forma uma película, não é
solúvel em água.
Podendo ser lida inteiramente no artigo
http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-amodimethicone-and-other-amine-functionalized-silicones
E está frase também de outro artigo dela
Uma
vez que o produto real é aplicada sobre o cabelo molhado no chuveiro, o componente do produto é dividido e cada componente faz o que normalmente deveria
fazer. O
surfactante não iónico é lavado quando o cabelo é enxaguado, o
amodimethicone carregado positivamente e o agente tensioactivo catiónico
são cada um depositado (separadamente) sobre a superfície do cabelo. O
amodimethicone é deixado sozinho, e é, portanto, no seu estado
insolúvel em água, e seca para formar uma película, que confere brilho e
sedosidade ao cabelo.
Podendo ser lia inteiramente no artigo
http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-what-is-cetrimonium-chloride
Para completar nos debates, chamados de curlytalk no forúm do site, temos totalmente a certeza que todos "Lá fora" já dão como certo que o Amodimethicone e bis-amino propyl dimethicone são insolúveis em água, mesmo com a dupla (and) Cetrimonium chioride (and) trideceth-12 na composição do produto
http://www.naturallycurly.com/curltalk/general-discussion-about-curly-hair/50691-amodimethicone-water-soluble-not.html
Mas ronaldo eu ainda não entendi a questão, ele é solúvel ou insolúvel em agua.
A verdade é revelada agora, houve um grande problema de interpretação por todos nós no começo da técnica quando falamos do assunto de solúvel e insolúvel.
Esse "Solúvel em Água", que a maioria dos blogs dão a mesma informação antes de uma pesquisa embassada e com fundamentos, não é em relação a "ÁGUA DO CHUVEIRO" e sim da Água da Composição, no caso o produto.
O amodimethicone não é solúvel em água, então ele nao poderia ser colocado dentro de uma composição, porque todas as composiçãos de produtos levam ÁGUA. Foi para isso que surgiu o (and) Cetrimonium chioride (and) trideceth-12 para que o amodimethicone se tornasse SÓLUVEL DENTRO DA COMPOSIÇÃO, e nao solúvel quando colocassemos a água do chuveiro e limpassemos indiretamente os fios, nessa ação o silicone já estará agarrado ao fio e passará a ser insóluvel novamente, criando a capinha protetora do fio.
Aqui podemos ver como as americanas atualizaram a tabela delas em relação a esse silicone
Observem como elas colocam "Solúvel em água DENTRO DA GARRAFA" e essa garrafa nada mais é do que a composição do produto dentro da garrafa. E ainda tem uma legenda lá embaixo que diz "Amodimethicone nunca será solúvel em água depois de aplicado em seu cabelo"
Essa é a verdade revelada a todos que utilizam a técnica
Amodimethicone nunca será solúvel em água depois de aplicado em seu cabelo
Porém preciso dizer algo muito interessante com essa pesquisa.
Tanto Amodimethicone quanto bis-amino propyl dimethicone são dois silicones mudados quimicamente para fazer um tipo diferente de ação nos fios, eu poderia na minha singela opinião dizer que eles são dois silicones do bem.
Existem dois motivos para eu considerar eles dois silicones do bem e que realmente tem uma funcionalidade interessante nos fios. Primeiro e mais importante é que esses silicones são atraído por atração electrostática nos fios, e eles se depositam SOMENTE nas áreas afetadas da cutícula dos fios, que erradiam energia negativa.
Resumidamente quanto mais a cutícula dos fios estiverem precisando de reparo, mais elas vão erradiar energia negativa e assim atrair o silicones para fazer essa função, então o silicone não vai encapar todo os fios, e sim somente os que precisam.
Segundo que esses silicones não constroem uma camada protetora, e sim uma película fina de reparo, aonde shampos sem sulfato e até condicionadores podem remove-la sem grandes dificuldades.
Revelações feitas, espero a opinião de todos em relação a este assunto.
Um help rápidinhooooooooooo
Tem umas ferramentas embaixo da postagem, mesmo se tiverem vergonha de
comentar, ajudem a divulgar a postagem colocando curtir no facebook.
Fiquem bem e deus abençoe nosso dia
Obrigado pelo carinho de vocês