6 de maio de 2013

.

Shampoo sem Sulfato é melhor que shampoo com sulfato? Venha descobrir a verdade



Buenos Noches meus amigos, está tudo bem com vocês?

Que saudades de postar minha gente, mas agora estou de volta trazendo aquelas informações super interessantes e com maior carinho para vocês, além de esquecer um pouco das chateações e dificuldade do dia a dia porque sempre devemos manter nossa fé, foco e força de vontade para vencer, Deus sempre sabe o que faz.

Hoje a postagem é uma dúvida que eu vi no grupo cronograma capilar e resolvi fazer uma postagem explicando direitinho a questão dos shampoos com sulfato e os shampoos sem sulfato porque é de interesse em comum para todos.


Essa argumentação é a que menos tem alguma base de informação para ser comprovada como algo verdadeiro, acredito que dizer que shampoos sem sulfato são modinhas é o medo das pessoas a se renderem ao novo, ao diferente, a evolução da tecnologia.

Para quem está sempre pesquisando e chegou agora e está querendo uma informação de qualidade eu posso lhes dizer que a tendência de shampoos sem sulfato é mundial e já  existe em outros países faz ANOS.

Sim meus queridos amigos leitores, a tendências dos shampoos sem sulfato já existe internacionalmente faz anos "Principalmente ao público de cabelos cacheados dos EUA" e foi crescendo cada vez mais a partir de que as pesquisas comprovavam que shampoo com sulfato danifica os fios e limpavam excessivamente o couro cabeludo deixando os cabelos fragilizados, opacos e até quebradiços.

Ronaldo se a tendência mundial existe faz tempo porque ela só chegou agora no Brasil?

É triste dizer isso, mas nosso pais possuí uma grande dificuldade em assimilar as tendências, porque todas exigem comprometimento, pesquisa e investimento.

O problema da cosmética nacional é que o investimento em produtos qualificados demora a acontecer, e as empresas preferem optar pelo clássico sulfato por ser barato e de fácil manipulação.

Resumindo, enquanto as marcas não se conscientizarem  e abrirem um pouco a mão de investir um pouquinho a mais em produtos qualificados e sem sulfato, teremos produtos de composição pobre que não auxilia em nada nossos fios. Quem consegue achar um shampoo sem sulfato de mercado? Eu nunca achei um sequer, isso mostra a falta de comprometimento com o Brasil em algo que é um benefício em comum para todos.

Apesar disso vamos manter a calma e compreender melhor o conceito de que shampoo sem sulfato danifica os fios.

Gostaria de passar pra vocês uma matéria super interessante da minha amiga Carolina Barbosa do blog Química dos Cabelos aonde ela diz e relata um estudo na Unicamp que comprovou que o sulfato em questão danifica os fios a longo prazo.

Sim pessoal, é comprovado cientificamente que o sulfato danifica os fios, e apesar de termos essa base comprovada eu tenho minha conclusão a respeito dos danos do shampoo com sulfato nos fios, principalmente os cabelos cacheados.


Primeira eu vou desmentir que TODO shampoo sem sulfato danifica os fios, vou ir contra as pesquisas e falar um pouco sobre meu conhecimento em base com minhas próprias experiências e também o feedback de várias pessoas que conheço e fazem da utilização de shampoo com sulfato e sem sulfato.

O shampoo com sulfato e seus surfactantes agem limpando os fios e removendo a barreira lipídica natural dos fios, ao qual carinhosamente conhecemos e chamamos de sebo "Óleo" que envolve os fios desde a raiz até as pontas.

É esse óleo do sebo dos cabelos que protege nossos fios e auxilia para que nossos cabelos fiquem forte, brilhantes e saudáveis. A partir do momento que esse óleo natural é removido dos fios "E o shampoo com sulfato faz isso muito bem" é que o cabelo está propício a se danificar, fragilizar ou até quebrar.

Apesar de todo nosso investimento em produtos profissionais ou semi profissionais os produtos tentam repor essa barreira natural dos fios, mas somente o verdadeiro e natural sebo "Óleo"  é o primordial para a vitalidade dos fios. Então porque não evitarmos sua remoção demasiada deixando os fios fragilizados e opacos?

Essa é a reflexão que deixo a  vocês, mas tirando essa informação, vou explicar pra vocês porque nem todo shampoo com sulfato é danoso e nem todo shampoo sem sulfato realmente está danificando menos os fios.





De acordo com minhas pesquisas o envolvimento do shampoo com sulfato não danificar tanto os fios está ligado a estrutura do cabelo e sua produção de sebo, aonde o ponto principal da minha observação está nos cabelos oleosos, cabelos com tendência a oleosidade, cabelos cacheados que possuem uma dificuldade de distribuir o sebo em toda a fibra capilar e por fim os cabelos quimicamente tratados que possuem uma fibra capilar fragilizada.

Então para cabelos com tendência a oleosidade ou cabelos oleosos o shampoo sem sulfato danifica menos os fios do que em um cabelo cacheado a resposta está na estrutura dos cabelos e sua produção de sebo para proteger a fibra capilar.

Quando um cabelo é oleoso ou com tendência a oleosidade sua produção de sebo é bem maior e mais distribuída na fibra capilar fazendo com que os cabelos além de estarem bem protegidos o sebo depositado nela é bem maior. Então quando o shampoo com sulfato vem arrastando essa oleosidade ele remove tradicionalmente o sebo só que como a quantidade de sebo depositado sobre os fios é MAIOR que um cabelo comum isso permite que os cabelos, mesmo depois da ação dos surfactantes, ainda fiquem com uma pequena barreira protetora de sebo permitindo que os cabelos não sintam aqueles danos extremos do sulfato e a fibra capilar não fique tão fragilizada.

Em contra partida quando um cabelo cacheado "Que nasce com uma má distribuição de sebo pela fibra capilar" uso um shampoo com sulfato e muitos surfactantes, aquela fibra capilar que já tem um sebo depositado em quantidade MENOR nos fios irá sofrer uma agressão muito forte e a remoção do sebo será numa intensidade tão intensa que os cachos ficaram finos, embolados, secos e fragilizados.

Perceberam que a quantidade de sebo produzida pelo couro cabeludo e consecutivamente pelos seus fios é o que determina o quanto um sulfato irá danificar ou não seus fios?

É por isso que eu raramento conheço cabelos cacheados que se dão bem com shampoo, principalmente sulfatos, já que nossa necessidade é sebo, remover mais ainda esse sebo não irá nos beneficiar, ele vai é prejudicar.

Ronaldo como você pode explicar aquelas pessoas que possuem um cabelo lindo e usam shampoo com sulfato?

Essa resposta não é complica pessoal e vou responder com base no que argumentei acima. Se o cabelo dá pessoa tem uma boa produção de sebo o shampoo com sulfato irá danificar, mas não a ponto de vermos danos evidentes como um cabelo cacheado quando usa shampoo com sulfato e o cabelo fica bem ressecado.

Na foto existe uma comparação entre dois shampoos para eu explicar que nem sempre um shampoo com sulfato é menos danoso que um shampoo sem sulfato.

Neste caso o shampoo Absolut Repair possuí sulfato e mesmo com esse componente ele é EXTREMAMENTE hidratante e limpa bem, tanto que a sensação é que você está limpando com condicionador. Enquanto o shampoo sem sulfato da Bioextratus Pós Progressiva ressecou meu fio deixando ele parecendo um SABUGÃO DE MILHO hahaahhaaha tanto que depois de sua utilização eu tive que arrochar em máscara de hidratação para tentar reverter os danos.

Como explicar então um shampoo com sulfato ser melhor que um shampoo sem sulfato?

A resposta é bem simples e plausível no meu ponto de vista claro. As vezes as indústrias tiram o sulfato e toda sua família "Estamos desempregando a família sulfato que dó hahahaha" só que elas colocam MUITOS outros surfactantes que agridem menos na composição, só que a união de um monte de surfactantes vai ocasionar o que? A remoção de oleosidade na mesma intensidade do sulfato, o que mudou é que a união fez a força "Literalmente hahahaha"

Finalizando essa parte iremos para a final aonde iremos analisar o shampoo sem sulfato e a estrutura dos cabelos.





Aqui neste caso a explicação e a inversa do conceito do shampoo com sulfato em cabelos oleosos ou com tendência a oleosidade.

O que acontece aqui é que o shampoo sem sulfato possuí menos surfactantes "Detergentes" para não remover toda a proteção de barreira lipídica dos fios, fazendo com que os cabelos não fiquem danificados, secos ou embaraçados.

Então para cabelos cacheados, quimicamente tratados e tingidos esse tipo de shampoo é o ideal  para a estrutura dos seus cabelos e a produção de sebo.

Um cabelo cacheado utilizando o shampoo sem sulfato irá permitir que ele preserve sua barreira lipídica "Que não é bem distribuída porque nascemos cacheados e a oleosidade não se distribui por todo o fio, deixando áreas desprotegidas que podem ficar fragilizadas sob ação de um surfactante" fazendo com que os cachos não fiquem fragilizados e danificados.

Para cabelos quimicamente tratados e tingidos o conceito é exatamente o mesmo, não se danifica uma fibra que já é fragilizada por processos químicos pesados, a melhor solução é você recorrer a shampoo sem sulfato que te permitam a limpeza dos fios e que não danifiquem.

O shampoo sem sulfato parece uma beleza e ele realmente tem suas prioridades, só que as pessoas com cabelos oleosos ou com tendência a oleosidade não se dão bem com esse tipo de shampoo e sabe porque?

O mesmo conceito intrigante se aplica, como o shampoo sem sulfato possuí menos surfactantes e com isso ele faz uma remoção da oleosidade da fibra capilar que possuí uma produtividade de sebo normal, quando ele encontra uma fibra capilar 
com bastante oleosidade ele acaba dando a sensação que não está limpando bem os fios e não conseguindo remover a oleosidade que irá estabilizar o couro cabeludo.

Isso de fato é verdade, existem shampoos sem sulfato que possuem uma limpeza suave e não é recomendada a cabelos com oleosidade ou tendência a oleosidade.

Mas não iremos nos desesperar garotada adepta do shampoo sem sulfato, porque o que mais tem por aí é shampoo sem sulfato que possuí um bom equilíbrio de surfactantes e que limpa BEM OS FIOS.

E como ronaldo você sabe disso?

É simples, quando um shampoo sem sulfato resseca demais meus fios cacheados eu sei que ele é carregado no surfactante e que esse tipo de shampoo seria mais especifico para cabelos oleosos, normais, ou com tendencia a oleosidade.



Um bom shampoo sem sulfato a base de Óleo de Melaleuca e com Pro Vitaminas que fortalecem e regularizam o sebo no couro cabeludo. Ele limpa bem sim, eu protejo o comprimento com óleo de argan puro para ter um efeito de proteção da minha oleosidade natural e aplico ele, é o primeiro shampoo que sinto os cabelos encorpados, limpos e fortes.

Então o shampoo com sulfato está explicado que danifica sim, agora basta você analisar a estrutura e a produção de sebo do seus cabelos e investir em um bom shampoo, porque tudo começa por um bom tratamento que não danifique os fios.

Se você gosta de shampoos que limpam bem então sua opção é optar pelos shampoo sem sulfato que possuem bons surfactantes e fazem aquela limpeza bem intensa. Evitar o sulfato sempre é bom essa é a dica primordial a vocês.

Em breve irei trazer o nosso querido shampoo com guarana hahahahahahaha

Espero que tenham gostado da postagem feito com carinho para vocês, aceito dicas e opiniões de assuntos para novas postagens e também podem comentar tirando suas dúvidas sobre shampoo com sulfato ou sem sulfato.

No mundo não existe certo ou errado, temos que estar inclinados a evolução avaliando o que é melhor para nós. Se shampoo com sulfato está dando certo pra muita gente continuem usando, se algumas pessoas usam sulfato e sentem os cabelos bem não precisam parar de usar.

Aqui existe espaço para todos e não existe resposta certa, errado é achar que tudo que você faz é certo, certo é saber que nem tudo que os outros fazem é errado.

Matérias interessantes sobre shampoo

http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/2012/11/surfactantes-de-sulfatos.html

http://www.ronaldoliberteoscachos.com.br/2013/03/qual-seu-shampoo-ideal-mostre-me-como.html

Fiquem bem e deus ilumine