5 de abril de 2013

.

Como cuidar de cabelos porosos? Cabelos cacheados possuem porosidade? Venha descobrir essa novidade

Buenos Días meus amigos, tudo bem com vocês?

Correria básica na minha vida e confesso que ficou difícil postar aqui esses dias, mas prometo que vou conciliar meu tempo e continuar ajudando vocês com minhas dicas.
Estava conversando com as meninas do cronograma capilar e tivemos uma dúvida bem pertinentes s respeito de cabelos porosos, se eles secavam mais rápido ou demoravam pra secar. 

Mas a questão mais interessante é como cuidar de um cabelo poroso e o que repor de nutrientes para reverter o estado que os cabelos se encontram, desvitalizados, secos e porosos.
Primeiramente é muito bom identificar como a porosidade age em nossos fios e explicar quais os níveis de porosidade que existem para assim definir qual a porosidade que você possuí e como tratar.

Lembrando que nosso cabelo cacheado demonstra a porosidade de uma maneira bem sútil e difícil de identificar, mas mesmo não fazendo químicas é sim possível que um cabelo virgem chegue a ter porosidade, querem conferir?
Antes de avaliar as 3 formas de porosidade irei responder conclusivamente a maioria das dúvidas das pessoas, que apesar de falarmos sobre porosidade as mesmas questões sempre vêm a tona.

Cabelo poroso menos pra secar ou demora mais pra secar?

Quando vamos fazer uma avaliação de porosidade não é somente esse fator que irá determinar que seu cabelo estará poroso, ele é somente 1 dos fatores de teste de porosidade e logo adianta nessa postagem irei explicar porque.

De fato um cabelo poroso (Baixa ou Alta) demora mais pra secar e isso realmente é um fato, mas temos que analisar vários fatores para ter uma resposta bem conclusiva em relação a esse dado.

Primeiramente que as relações climáticas influenciam na secagem dos cabelos literalmente molhados. Analisando pela lógica, alguém que mora no nordeste com um sol de 35° irá ter uma maior velocidade na secagem dos fios ao contrário de quem mora no Sul com uma temperatura entre 10° ou 8° com pouca presença de sol.

E porque isso acontece ronaldo?

As altas temperaturas aliadas ao Sol permitem que ele evapore com mais velocidade a água que está depositada nos fios fazendo com que seu cabelo seque mais rápido, enquanto regiões mais frias e com pouca presença de Sol irão permitir que seu cabelo demore mais para secar.

Diante desse fato até o próprio ato de secar sofre ações de fatores de clima, o que não concluí com clareza sua porosidade só porque alguém mora em um lugar com baixa temperatura e o cabelo está demorando pra secar e a pessoa já achar que está com porosidade quando pode ser apenas um problema do clima de seu estado.

Posso dizer com certa propriedade porque quando morava em São Paulo meu cabelo demorava mais pra secar e agora que moro em Sergipe "Temperatura e Sol de Rachar o crânio rs" fazem meu cabelo secar com uma velocidade 2x maior do que em São Paulo.


E porque o cabelo com alta porosidade demora pra secar de fato?

Eu sempre fico argumento que o problema do cabelo poroso não é Absorver Nutrientes e sim Manter os nutrientes que depositamos sobre a fibra capilar. Então quando lavamos os cabelos e consecutivamente a água fica depositada sobre os fios, um cabelo saudável com a cutícula ainda em estado de selamento vai absorvendo essa água aos poucos secando os cabelos e ao mesmo tempo selando e mantendo a água dentro do fio, promovendo hidratação e emoliência.

O cabelo de porosidade alta faz o contrário, ela consegue Absorver a água que está depositada sobre os fios só que não consegue manter lá dentro da fibra capilar porque as cutículas (Que funcionam como portas se fechando) estão excessivamente aberta.

Agora imaginem e visualizem o que irá acontecer com a água que ele conseguiu absorver mas não conseguiu manter na fibra capilar? Sim sim meus amigos leitores, essa água vai voltar para a camada externa do fio, porque não conseguiu ser selada lá dentro da fibra capilar, fazendo com que o cabelo demore para secar porque aquela água não têm pra onde ir, naturalmente ela seria absorvida e mantida dentro da fibra capilar, nesse caso não é possível ser mantida e ela volta pra fora.

O segundo caso é exatamente a baixa porosidade aonde existe uma grande dificuldade em absorver os nutrientes, no caso a água depois da lavagem, porque as cutículas estão bem fechadas impedindo que a água seja absorvida e mantida na fibra capilar. Isso acaba impedindo que o cabelo demore mais pra secar porque a água que não consegue ser absorvida ficará na parte externa do fio (fora) esperando ser evaporada pelas ações climáticas.

Vamos lembrar rapidinho e resumir em apenas 1 linha baixa porosidade e alta porosidade "No meio de alta e baixa está a porosidade normal que já sabemos que absorve e mantém nutrientes sem problemas"


Analisando tudo isso qual é o tratamento ou um cronograma capilar que pudesse auxiliar cabelos porosos a devolver todos os nutrientes necessários para a vitalidade e emoliência dos fios? Bora comigo ver o que podemos fazer.



A questão mais interessante do relacionamento da porosidade baixa é exatamente o PH dos produtos ao qual você está utilizando. Todos nós sabemos que a abertura da cutícula do fio que permite a entra dos nutrientes na fibra capilar obtendo os resultados de cabelo saudável e fortalecido.

Na porosidade baixa a fibra capilar possuí dificuldade em sua abertura, fazendo com que  a fibra capilar desenvolva uma falta de nutrientes e proteínas essenciais para a saúde dos fios, causando cabelos bem porosos e desvitalizados.

Muitas pessoas possuem cabelos com porosidade baixa e não sabem, porque diferente da porosidade alta, os sinais de porosidade são mais delicados e difíceis de serem notados
tendo até uma impressão de que o cabelo está saudável, mas na realidade ele poderia ser bem mais saudável utilizando os tratamentos corretos.

Se o problema dessa porosidade é as cutículas "corpo fechado" o que precisamos administrar com calma é de que algo possa abrir essa cutícula dos fios permitindo que os nutrientes sejam absorvidos e depois retidos na fibra capilar.

Como sabemos acima da fibra capilar ou igual abrem as cutículas dos fios, e sabendo que shampoo anti-resíduos e shampoo de bebê possuem PH de abertura alta na fibra capilar, em torno de 7 há 8, é importante analisar a utilização desses produtos para que a cutícula se abra e a manutenção de os efeitos que desejamos.

Se você têm cabelos com baixa porosidade use uma vez por semana a receita de Shampoo de Bebe (PH7) Mel + Máscara com Ceramidas. O intuito é forçar naturalmente uma abertura de cutícula para que os nutrientes sejam absorvidos e agir sobre os fios.

Atente-se muito bem a necessidade dos fios e veja se após esse procedimento os cabelos estão respondendo melhor aos procedimentos 


Outra maneira de fazer o tratamento de cabelos porosos é exatamente utilizando a mesma duplinha Mel + Máscara de Ceramidas, só que esse procedimento é se você não sentir que o shampoo de bebe está abrindo as cutículas dos fios, então teremos que usar o shampoo anti resíduos que abre bem as cutículas permitindo que os nutrientes sejam absorvidos e mantidos.

Use somente alternando de 15 em 15 dias, é importante não usar toda a semana porque o cabelo pode ter efeito negativos com a agressão do shampoo anti-resíduos, então o importante é tentar seguir a primeira dica, se não funcionar siga para a segunda dica.


Nosso ritual capilar vai sempre variar de acordo com a necessidade que temos diante da porosidade que detectamos em nossos fios. Exatamente por isso se o problema for porosidade alta já sabemos que devemos tomar muito cuidado com PH alto nos shampoos principalmente, porque ele pode deixar suas cutículas ainda mais aberta e piorando o estado de sua porosidade.

Por isso o importante é que tendo porosidade alta é evitar shampoo de bebe e também shampoo anti-resíduos como uma forma de evitar PH alto (em torno de 7 a 8) bem longe da fibra capilar para não agravar a porosidade.

Outra dica é escolher shampoo sem sulfato ou shampoo convencionais, mas que não tenham PH muito alto, em torno de 5,5 já é o suficiente para abrir a cutícula para entrada dos nutrientes.

E use a receitinha clássica de mel + máscara de ceramidas sempre. Aí todo mundo me pergunta o que raios faz o mel + máscara de ceramidas que possam reverter a porosidade?

Mel é rico em ceramidas, ceramidas nada mais é do que lipídeos, que por sinal são bem próximos da cadeia de lipídeos de nossos cabelos, havendo uma propriedade de uso semelhante e com retorno muito interessantes. 

Esse ritual visa repor intensamente as ceramidas "lipídeos nos fios" que é uma das camadas de proteção mais atingidas na porosidade. E a função dos lipídeos é principalmente nutrir o bulbo capilar dando força e vitalidade aos fios, além de produzir naturalmente uma barreira protetora que auxiliaria os fios na hidratação e também em sua saúde.

Outra maneira de tratar a porosidade é utilizando Máscara com um PH bem baixo para forçar que suas cutículas se fechem com o tratamento, permitindo que os nutrientes depositados fiquem fixados sobre a parte interna da fibra capilar.

É importante usar máscaras nutritivas e caprichar nessa etapa. Não que a fase de hidratação não seja importante, mas a principal falta é de uma barreira protetora que devolva vida aos seus fios e isso você pode encontrar nas máscaras nutritivos que contém ceramidas, aminoácidos, óleos vegetais puros e também máscaras com potencial de fortalecimento e crescimento, como a jaborandi  L'officer, ao qual fiz resenha aqui.

Faça a etapa de Hidratação mas foque numa Nutrição que irá repor esses nutrientes perdidos por causa da porosidade e que tenha um PH para selar gradativamente a cutícula dos fios.


Como seu cabelo perdeu muitas proteínas, nutrientes, lipídeos e aminoácidos, pense que fosse como seu cabelo estivesse vazio por dentro e tivesse que colocar tudo novamente nele para que ele volte a ser um cabelo saudável e com um ar de vida.

Então sabemos que tão importante como os lipídeos também precisamos depositar proteínas e aminoácidos essenciais para que essa fibra capilar ganhe fortalecimento e resistência.

É importante se focar em máscaras com aminoácidos e proteínas, não precisa ser Queratina, até aconselharia a utilizar produtos que estimulassem a queratina, mas que não houvesse Queratina, porque no atual momento seu cabelo vai precisar de todo tipo de nutriente para sua vitalidade, e você precisa repor isso.

Por isso estou dando um exemplo de alguns produtos que possuem PH baixo e com boas proteínas, aminoácidos que seu cabelo necessita.


Finalizando as dicas você também pode apelar rs e usar um acidificante que é utilizado ESPECIALMENTE para estabilizar a cutícula do fio que está excessivamente aberta.

A função do acidificante é exatamente está e auxilia muito para que a porosidade seja comprado, além de que o acidificante tem o PH especialmente baixo para fazer essa função com qualidade e resultado, além de ter propriedades reconstrutoras que irão auxiliar no fortalecimento dos fios, depois é só se focar nos lipídeos.

Essa opção é válida e retém muitos resultados, além de que você pode trocar o acidificante por um vinagre de maça que têm PH 2,5 que também auxilia a forçar a fibra capilar a fechar sua cutícula.

Umectações são muito bem vindas contra a porosidade e também é uma excelente para combater o que mais odiamos, cabelos porosos e sem vida.

Espero que tenham gostado da postagem, desculpa ter ficado sem postar, muitas novidades e a vida bem corrida.

Muito obrigado a todos, tenham um bom final de semana

Fiquem com deus e eles o ilumine sempre