6 de março de 2013

.

Cronograma Capilar Low/No Poo: Especialmente pra vocês



Buenos Días meus amigos, está tudo bem com vocês?

Dessa vez galera a pedido de muitas meninas amigas leitoras "Poli uma delas querendo me converter ao low/no poo novamente hahaha" me pediam sempre um cronograma capilar com os produtos liberados para a utilização da técnica low/no poo. Muita gente também têm curiosidade de saber como está minha rotina capilar, porque eu não abdiquei da técnica e sempre tenho bons resultados com ela. Eu infelizmente tenho que testar outros produtos para o blog o que me faz sair da técnica constantemente, mas to sempre voltando hahahaahha 


Observação: A maioria dos produtos é liberado e não possuí silicones, óleo mineral ou sulfatos. Alguns produtos contém somente o amodimethicone que já foi explicado no blog que é um silicone de caráter leve e que saí facilmente com o shampoo sem sulfato.

Antes de começarmos nosso papo sobre o cronograma capilar Low/No Poo gostaria de perguntar algo que me intriga nas pessoas que fazem a técnica, que é exatamente o questionamento. Vocês sabem se fazem Low ou No Poo?

Gostaria de explicar que existe uma diferença grande entre quem faz LOW e quem faz NO e irei explicar para vocês porque assim vocês vão poder realizar o cronograma capilar atendo as necessidades dos seus fios e obtendo melhores resultados;


LOW(Pouco)Shampoo: É utilizar os princípios básicos da técnica, mas com uma frequência de lavagens de shampoo pouca por semana, em torno de 2 lavagens ou até 1 lavagem. Utiliza-se junto a técnica do Co-wash para remover as impurezas e dar uma espaçada maior do uso do shampoo na rotina capilar.

NO(Nenhum)Shampoo: É utilizar os princípios básicos da técnica, com com uma frequência de lavagens de shampoo demorada por semana, em torno de 1 semana pra 2 semanas sem uma lavagem com shampoo, só utilizando o Co-Wash. As impurezas são removidas com o Co-wash, porém com uma capacidade menor de remoção.

Porque eu expliquei as duas formas da Técnica pra vocês? Primeiro porque percebo que a maioria das pessoas utiliza da Técnica Low poo possibilitando que elas possam utilizar um silicone parcialmente liberado igual o amodimethicone e segundo porque se você fazer um No poo restrito a utilização de qualquer silicone é inviável para você.
Agora que sabemos qual das Técnicas utilizamos, vamos pra parte crucial do cronograma capilar que é a escolha do shampoo sem sulfato. 

É uma das escolhas mais importantes da fase do cronograma capilar para quem utiliza a técnica, achar um bom shampoo sem sulfato que limpe bem e não resseque os fios.
Mas ronaldo, os shampoos sem sulfato não são formulados para não agredir os fios e ressecar? Em tese sim, mas nem tudo acontece na prática como gostaríamos e alguns shampoos sem sulfato ressecam os fios e chegam até a danificar.

Então shampoo sem sulfato não é total garantia de ter um produto que não danifica os fios, porém as opções que temos de shampoo sem sulfato dá pra encontrar o seu cara metade e começar a rotina low/no poo utilizando o cronograma capilar. 

Mas qual é o intuito de utilizar shampoo sem sulfato na rotina low/no poo? O intuito é preservar o sebo natural dos fios cacheados, que já nascem com uma curvatura que não permite que essa oleosidade chegue em todo comprimento. Os shampoos convencionais removem muito dessa oleosidade causando um ressecamento em cachos já fragilizados com tal necessidade, e o uso do shampoo sem sulfato visa manter e retirar o mínimo possível dessa oleosidade.


Considero no cenário nacional de cosméticos o shampoo mais completo sem sulfato que já testei e uso no meu cronograma capilar. O balanceamento que ele têm com a composição dele e resultado nos fios é algo que é digno de tirar meu chapéu, esse shampoo é bom demais.

Ele limpa bem demais os fios e você não sente nenhuma sensação de ressecamento, o que dignamente cumpre muito a promessa de fixar a cor dos cabelos, já que ele não danifica já está fazendo com que a cor dos cabelos durem bem mais. Consistência aquosa sem ser muito perolado, o cheiro é bem de mato isso confesso, hahahahaha mas isso é o de menos, o importante é os resultados que ele traz nos fios que são excelentes.





Giovanni 2Chic Brazilian Keratin: Segundo shampoo mais completo que já utilizei nos meus fios, apesar de ser caro e importado, sua composição é a primeira mais completa do Brasil. Colocar Óleo de Jojoba, Aloe Vera, Coco e Manteigas Nutritivas em um Shampoo não é um feito para qualquer um, mas a Giovanni Cosmetics Eco conseguiu se aventurar nesse mundo do shampoo sem sulfato com perfeição e maestria.

Shampoo sem sulfato com cheiro de perfume de coco, sua textura é oleosa e você sente os fios sendo Hidratados pelo shampoo, parece loucura ou delírio, mas esse é o resultado desse shampoo sem sulfato único que não pode mais falta no meu cronograma capilar. Fiz resenha dessa linha recentemente, e espero em breve trazer a linha de Abacate deles, aguenta coração hahahahaha 



Shampoo Creme Sulfato Free BioDerm Oro Argan: Vocês acreditam que eu usei tão rápido o shampoo da Oro Argan que eu fiquei sem tirar a foto desse shampoo sem sulfato único e raro que eu testei?

Vamos falar dessa belezinha que fecha como o Terceiro melhor shampoo sem sulfato nacional que já utilizei =p

Shampoo com consistência cremosa e muito Hidratante, analiso o diferencial do shampoo pela sua composição hidratante e sem sulfato, então quando você está limpando os fios com ele além de não sentir ressecamento nenhum, os cabelos ficam hidratados nesse processo, podendo sentir a definição dos cabelos cacheados.

Ele limpa super bem os fios e hidrata deixando fácil o desembaraçamento dos fios para aplicação da Máscara. Super recomendo ele para a técnica low/no poo.

Depois da sua escolha por um bom shampoo sem sulfato está na hora de iniciarmos o cronograma capilar explicando e como podemos utilizar a etapa de Hidratação Nutrição e Reconstrução. 


Iniciamos a a etapa do cronograma capilar Mantendo a Reposição Hídrica nos Fios, não irei explicar a função técnica das etapas do cronograma, porque já fiz nessa postagem aqui. Somente vou adequar o cronograma capilar aos produtos liberados que são especiais e livres de qualquer componente que possa atrapalhar o uso da Técnica.


Vamos iniciar com os produtos indicados para Hidratacão dos Fios, porque depois que você escolhe o shampoo ideal sem sulfato para cuidar dos seus cabelos, realizar as etapas fica moleza. Mas se tiverem dúvidas em classificar os seus produtos ou dificuldade em saber se eles são liberados ou não, podem me mandar perguntas que eu respondo vocês.

Agora vou mostrar para vocês as opções sem silicones nenhum para utilizar no seu cronograma capilar na etapa de Hidratação. Sim é a primeira vez que eu mostro a minha rotina de cuidados para essa técnica "Segredo Master hohohohohohoho"


Estou levando em consideração o ritual de Shampoo + Máscara + Condicionador, eu particularmente uso somente shampoo + máscara porque o tratamento intensivo da máscara já obtém o resultado que espero nos meus cachos e selando  a fibra capilar sem haver necessidade de passar condicionador. Coloquei o exemplo como básico, você que só usa shampoo + máscara, só leve pelo dois exemplos da foto sem o uso do condicionador beleza?

Quem faz low/no poo não pode deixar de ter os produtos da Surya, isso é uma lei que todo mundo tem que seguir hahahahahaha quem uso essa técnica tem que ter aqueles produtos bons e baratos que agem como salva fios e os coringas do tratamento. Sabe quando você está naquele desespero de cuidar dos cabelos e precisa daquele produto que nunca te deixa na mão? Surya você têm essa libertação, no caso Amla e  Melão é uma composição extremamente rica e livre de todos silicones e parafinas existentes, mostrando que produto bom também pode ser livre desses produtinhos.

Usei um shampoo sem sulfato bem hidratante que não me deixa na mão, os produtos da Surya são baratos e sempre salvam meus fios quando quero dar aquele UP e não sei qual produto usar, é pra eles que eu corro querendo e obtenho esse resultado.

Deixa os cabelos mega macios e hidratados, o frizz que é meu fiel amigo da onça hahahahah dá uma boa sumida quando uso esses produtos hidratantes nessa etapa do cronograma. Quem não conhece está perdendo, fica a dica rs


Vou mostrar a vocês outro produto para Hidratação quando utilizamos a Técnica. Quem pensa que os produtos da surya são iguais, confesso que essa linha de Buriti e Morango é um pouco mais hidratante que a da Amla e Melão.

Ela também possuí outro diferencial muito importante. Na composição podemos notar óleo de hortelã e quando você passa ele nos fios você sente aquela refrescância que é difícil ficar sem utilizar novamente. Hidrata muito bem os fios, apesar de não possuir silicones a Máscara é bem consistente e cremosa, do jeito que o cabelo absorve bem os nutrientes. Utilizei nessa etapa um shampoo sem sulfato que limpa bem e hidrata os fios para obter melhores resultados.
Dei alguns exemplos de cronograma na etapa de Hidratação para quem faz shampoo + Máscara + condicionador, porém sei muito bem que as pessoas também fazem dessa maneira só com a Máscara e também mostrarei como fica a etapa de hidratação para Low/No poo no cronograma capilar.

Utilizando sempre nosso shampoo sem sulfato, no caso eu escolhi o mais hidratante, combinando com uma Máscara bem Hidratante a base de Colágeno que é totalmente liberada para a técnica. "Infelizmente as novas máscaras possuem parafina líquida OH RAIVA DA ELSEVE"

Tem um motivo especial utilizar Máscaras com Colágeno como Hidratação porque ela é rica em aminoácidos essenciais à manutenção do equilíbrio fisiológico dos cabelos, e portanto, é indicado como agente de performance em condicionamento, maciez e suavidade, principalmente os cabelos danificados por processos químicos, como tingimento, descoloração, permanentes, sol ou poluição em excesso. Age aumentando a resistência dos fios de cabelo e estas agressões e dá elasticidade ao mesmo. Exatamente por isso gosto de colocar uma Máscara Hidratante com Colágeno Liberada para minha rotina capilar utilizando a técnica, a hidratação fica mais tempo nos fios.


Quando falamos em bons produtos liberados não podemos esquecer dos produtos excelentes da Lunablu, e essa rotina capilar em hidratação é uma das melhores que montei e que mais obtém resultados de mega hidratação nos meus fios.

A máscara é Hidratante mas está bem pertinho de ser nutritivo, só não considero ela nutritiva porque os resultados nos fios é de uma hidratação bem sedosa, leve e com brilho e maciez. Peguei o shampoo sem sulfato da giovanni que possuí uma composição rica em óleos e fiz a Hidratação com a Máscara Vital da Lunablu que também é rica em manteigas e óleos,  e o resultado foi exatamente um cabelo livre de silicones, porém super hidratado e com brilho. Esse é mais um bom exemplo de Hidratação que pode ser utilizado na rotina low/no poo.


Se vocês se sentirem seguros para usar um Amodimethicone de vez em quanto fiz um exemplo para a etapa de Hidratação utilizando uma Máscara com Amodimethicone. Posso dizer a vocês que com o uso MODERADO do amodimethicone o uso dá técnica aumenta 100% por cento em opções de produtos, a diversidade de produtos com amodimethicone é tão vasta e sugiro que vocês testem a técnica utilizando ele as vezes para observar os melhores resultados que pode obter.

Sou a favor de levantar a bandeira contra Parafina Líquida, Óleo Mineral e muitos silicones numa composição, mas 1 silicone de vez em quando dá um toque a mais na técnica, pelo menos muitas pessoas relatam grandes resultados.

Mas como funciona isso ronaldo? Tente se focar no Amodimethicone somente, porque sempre digo que ele é um silicone modificado molecular para atender as melhores necessidade dos fios. 

Essa Mascara é uma boa Hidratação e deixa os fios muito bem comportados e disciplinados, além do silicone manter por mais tempo a hidratação sobre os fios, recomendo essa nova opção.

Agora iremos nos focar na etapa de Nutrição "Reposição Lipídica" dos fios. Particularmente acredito que essa etapa é o que dá o UP nos cabelos para ter cachos macios, com brilho e com bem menos frizz. Sabemos que a etapa de Hidratação é importantissíma, porém a Etapa de Nutrição que visa repor exatamente aquela necessidade que possuímos por termos cabelos cacheados. Na técnica Low/No poo não é tão difícil achar produtos para essa etapa, o complicado é saber se seu produto é adequado para etapa de Nutrição.


Essa linha da Tânagra Health com Óleo de Argan é sensacional, é aquelas nutrições que deixam seus cachos bem molinhos e nutridos. Eu ainda não fiz resenha sobre esses produtos porque estou aguçando a curiosidade de vocês hahahahaha mas confesso que quando utilizei eles fiquei encantado com a proposta e o melhor "Tem mais 3 linhas com essa proposta sem silicone parabenos e afins" então é uma marca que está vindo com uma boa opção.

Usei meu fiel guerreiro shampoo surya sem sulfato  e passei essa nutrição nos fios e ela acabou se tornando minha linha preferida para Nutrição que não contenha silicones, gostei demais dos resultados.



Mais um ritual para Nutrição excelente para quem faz Low/No poo, eu disse no começo da postagem que os produtos da Surya não podem ficar de fora pra quem usa da técnica? Então, e essa Máscara foi somente "R$12,00 reais" isso mesmo hahahahahaha estou até pensando em comprar a linha para sortear no blog pra vocês, o que vocês acham?

A composição da Máscara é simplesmente fora do comum, Surya você realmente chegou ao ápice da perfeição com essa linha da fixação da cor, isso porque eu não mostrei a composição dela que é extremamente rica, livre de silicones e parafina, estou guardando pra resenha hahahahahaha

O cheiro é de mato como sempre, mas a consistência dela é bem cremosa, não cai da embalagem mostrando ser altamente nutritiva. Quando passei nos fios os cachos abraçaram ela e com certeza nunca mais esqueceram do resultado dela nos fios.

Garantiu fácil a nutrição dos meus cabelos, senti os cabelos tão definidos após o uso que nem precisei finalizar com óleo após o creme de pentear. =p

Os produtos da Liss Intense da Elseve sempre tiveram bons resultados nutritivos nos fios. São produtos que podem ser aplicados de várias maneiras, a Máscara pode ser utilizada também como leave-in e garante um resultado bastante nutritivo também. Confesso que tenho uma relação muito boa com essa linha, porque desde minha transição foi ela que descobri que meus cabelos melhores se davam na nutrição e meus cachos ficavam mais definidos e sem frizz. Exatamente por isso é a linha nutritiva de argan da Elseve, feita para disciplinar cabelos lisos, porém nos cabelos cacheados ajuda no volume e a controla o ressecamento e o frizz.

Super recomendo o produto e podem ficar despreocupadas que ele não alisa os cachos não, toda nutrição retira um pouco de volume e deixa os cachos mais soltos.


Conceituada linha de Nutrição Absolut Repair, confesso que essa linha vale o siliconizinho para sair um pouca da Técnica Low/No poo, mas sabem porque? Ela é uma linha voltada para a Nutrição com Ceramidas, que agem internamente na fibra capilar nutrindo o bulbo fazendo com que os cabelos fiquem mais fortes e nutridos. Ela não é só nutrição, porque quanto mais o bulbo capilar estiver nutrido e fortalecido, mais você também terá cabelos fortes e saudáveis. Eu recomendo demais o uso dessa linha para a Técnica, principalmente se você estiver com os cabelos porosos e precisa de um tratamento intensivo.

Finalizamos a etapa de Nutrição com alguns exemplos e modos de utilizar os produtos nessa etapa do cronograma para quem utiliza da Técnica Low/No poo.



Finalizando o cronograma capilar precisamos realizar a etapa da Reconstrução utilizando a Técnica e evitando o máximo de Silicones possíveis. Confesso que nessa etapa é bem difícil achar Máscaras que não tenha nenhum siliconizinho sequer, até podemos achar algumas, mas não compensa usar a Máscara sem silicone e o efeito reconstrutor não ser garantido.

Cabelos virgens precisam de Reconstrução? Precisam, nós não perdemos proteínas essenciais  somente fazendo químicas, perdemos proteínas e nutrientes com ações de clima e tempo e fonte de calor.

Por isso é primordial, nem que seja uma vez por mês, fazer uma boa reconstrução capilar para repor proteínas necessárias para a vitalidade e saúde dos fios, mesmo que o cabelo aparente não precisar.



Utilizo a Amend Gold Black e ela é um bom exemplo porque é uma composição rica em proteínas e não pesa nos fios. Sinto um efeito hidratante também com ela o que é um diferencial para máscara desse perfil nos meus cachos, o que me faz gostar muito do efeito dela. Tenho uma dica, quando vamos fazer a reconstrução sempre é bom nessa etapa finalizar com condicionador "Eu nunca finalizo, mas nessa etapa eu faço questão" porque o condicionador vai ajudar a retirar qualquer sensação de fios rígidos, devolvendo aquela emoliencia e desembaraçamento dos fios. 




Outro excelente produto reconstrutor de fácil acesso, pode ser comprado diretamente pelo site. Gosto dessa reconstrução porque ela encorpa bem e une os fios, além do seu cheiro maravilho sua reposição de massa capilar não contém queratina e sim outras proteínas essenciais aos fios, o que acaba não pensando nos fios.


Essa é uma Técnica utilizada pelas meninas do grupo do low/no poo Brasil e achei uma inovação muito boa e com uma base totalmente sólida e cientifica, é um procedimento que vale muito a pena ser testado para obter melhores resultados no uso do Co-wash. Eu já expliquei pelo blog  como funciona a técnica co-wash, a diferença agora é que será adicionado uma certa quantidade de detergente "Comprado" para batizar seu condicionador fazendo com que ele tenha uma função de shampoo.



Como assim ronaldo?

O Anfótero Betaínico pode ser comprado puro "Para utilização de cosméticos" é exatamente aí que a técnica ganhou uma revolução. Muitos se perguntaram se no shampoo tem  Anfótero Betaínico em uma certa quantidade, porque não mistura-lo numa quantidade segura no condicionador?

Assim nasceu esse novo Co-Wash, que carinhosamente apelidei de Co-Washero, que nada mais é o condicionador + Anfótero Betaínico.

Agora vamos compreender qual quantidade podemos utilizar para fazer o procedimento de forma segura e obtendo resultados.



As proporções são bem claras, para 300ml de condicionador você acrescenta 10ml de Anfótero Betaínico no condicionador e começa a utilizar ele no Co-Washero. Vai analisando a cada lavagem o poder de limpeza dessa união, se você sentir que os fios não está sendo limpos, você pode acrescentar 20ml para 300ml de condicionador. Não aconselho passar das 20ml de Anfótero Betaínico porque pode haver ressecamento excessivo, comece pelas 10 ml e passe gradativamente até as 20ml. Eu por exemplo utilizo 15 ml do Anfótero =p

E qual condicionador podemos usar no Co-Whasero ronaldo?

Condicionadores que não contenham Nenhum Silicone e que sejam hidratantes, porque a partir de agora os fios estarão sobre ação de um detergente e sabemos que todo detergente causa ressecamento ao ato de limpar.

Exemplos de alguns condicionadores que já utilizei com o Co-Whasero e o resultado foi só alegria rs



Todas fotos contidas nessa parte do Co-Whasero foi os que utilizei, desde nosso querido Yamasterol até o Surya Morango e Buriti.

Ronaldo desculpa pentelhar mas quando usamos o Co-Whasero ele tira os silicones leves?

Sim minha amiga leitora, o Co-Whasero remove silicone leve como Amodimethicone, mas cuidado com os abusos viu.

Uffa terminei hahahahahahahaahhahaaha

Estou terminando essa mega postagem que me rendeu 6 horas no computador hahahaahhaahahah, culpa de vocês viu rs quero minha hora extra remunerada hahahaa

Obrigado por acompanharem essa postagem, com os comentários eu vou atualizando essa postagem a partir das dúvidas das pessoas. Peço que vocês curtam a postagem mesmo, pra mostrar o peso da galera low/no poo no brasil e pra me ajudar rs.

Muito obrigado pela atenção de vocês e nos vemos na próxima postagem