18 de março de 2013

.

Óleo Mineral faz Mal aos Cabelos? Minha relação sobre parafina líquida (Óleo Mineral)

Buenos Tardes meus amigos, final de semana quase ninguém fica em casa pra ler postagem hahahaha o que eu estou fazendo aqui também? rs rs rs

Tenho que relatar que andei recebendo muitos emails perguntando o que eu tenho contra o nosso querido óleo mineral ou parafina líquida, porque em todas postagem de resenha de produtos eu acabo frisando que o produto possuí esse componente e um certo descontentamento com ele, mas nada que me faça mudar totalmente meus critérios em relação ao produto.

Confesso que o óleo mineral (parafina líquida) me causa um certo descontentamento aplicados a cosméticos capilares, não porque eles fazem mal aos fios e sim porque acredito com muita convicção que esse componente poderia ser muito bem substituído por outro componente que realmente tratasse os cabelos e desse nutrientes que ele precisasse para auxiliar seu tratamento.

Mesmo eu tendo tanto convicção em relação a isso porque eu acredito que não haverá essa troca da parafina líquida ( óleo mineral) por um componente mais funcional e de tratamento para o fio?

Pelo simples fato de que a parafina líquida é BARATA e dá o resultado que a indústria de cosméticos tanto deseja iludindo nosso julgamento em relação aos produto. Então para as indústrias é tudo uma relação de custo benefício  enquanto o tratamento dos nossos cabelos fica de lado por elas.

Mas o que é essa parafina líquida ronaldo, explica pra gente direito como ela funciona?


Óleo mineral de petróleo, também chamado de parafina líquida e altamente refinado, consistindo de uma combinação de hidrocarbonetos, obtido através de um tratamento intensivo de uma fração de petróleo com ácido sulfúrico e oléo ou por uma combinação de hidrogenação e tratamento ácido. Etapas adicionais de lavagem e tratamento
podem ser incluídas nas operações de processo. É um liquido oleoso, incolor, transparente e quimicamente inerte.
A composição e características físicas (como viscosidade, densidade, etc), podem variar substancialmente, dependendo das matérias-primas e das técnicas de fabricação utilizadas e, assim, permitem seleção precisa para as mais diversas aplicações.

Percebemos que a aplicação da parafina líquida nos cosméticos visa trazer essa emoliência e consistência, além de envolver a fibra capilar como um filme e retendo por mais tempo a hidratação.

Ele é amplamente utilizado na indústria de cosméticos por possuir um baixo custo, além de possuir uma consistência adequada, isso é muito importante em cosméticos, óleo vegetais, sofrem alterações de lote para lote, já ó óleo mineral é praticamente sempre o mesmo e isso o faz com que ele seja muito mais eficaz para garantir a viscosidade ideal.



No efeito que ele dá aos cabelos. O óleo mineral não causa danos aos fios, porém, é um óleo inerte, que não possui propriedade alguma, ao contrário dos óleos vegetais, que possuem em sua composição ácidos graxos e até vitaminas. Ele forma apenas um filme sobre o fio fazendo com que ele possa reter a hidratação por mais tempo.


Parafina Líquida x Óleo Vegetal Natural



Um dos debates mais interessantes que envolvem a parafina líquida é exatamente a comparação entre ela e os óleos vegetais, mas sinceramente o nível de diferença é tão grande que uma comparação dessas chega a ser uma comparação até injusta, porque todos sabemos que a parafina líquida não chega nem aos pés de um óleo vegetal. 

Podemos observar isso na prática e fazer uma umectação com parafina líquida e outra umectação com óleo vegetal "Azeite é o meu querido" vocês vão observar ao final do tratamento qual dos dois obteve mais resultados e ver que a parafina líquida só deu emoliencia, mas não fez nada pelos fios. Em contrapartida o óleo  vegetal dá emoliência e ainda trato os cabelos com N propriedades fundamentais aos fios, como podemos observar no óleo de argan. 

Então a conclusão é clara, prefira sempre óleo vegetal ao invés de óleo mineral (Parafina líquida) porque a diferença está exatamente no tratamento que elas dão aos fios, no caso uma não traz quase nenhum benefício enquanto a outra é rica em nutrientes que vão auxiliar a saúde dos fios.

Máscaras boas que possuem Parafina Líquida, será que existe?



Mesmo sabendo tudo isso sobre a parafina líquida e que ela não é um excelente componente que cuide e trate dos nossos cabelos existem sim alguns únicos e bons produtos que possuem parafina líquida em sua composição, mas não deixam de ser um excelente produto.

Estou dando o exemplo da Acquaflora Nutrição Celular que é muito aclamada como uma das melhores máscaras nutritivas que temos com custo benefício baixo. E isso é realmente verdade, é uma excelente máscara com uma boa composição e incrivelmente têm IsoParaffin em sua composição.

O que posso concluir disso é que a composição foi tão bem equilibrada e rica que ela acabou superando até a adição de um componente que não beneficia muitos os fios e que é mais utilizado para dar consistência e emoliência a Máscara de Tratamento.

Então quando vermos Máscaras com óleo mineral mas que possuem bons resultados nos fios é exatamente porque a composição é tão boa que ela acaba deixando o óleo mineral em segundo plano.


Máscara com Óleo Mineral vale a pena então?

É aquela coisa que sempre digo, se você NÃO testar nunca vamos saber se aquela máscara com óleo mineral era boa ou não, e acabamos nos limitando em mais uma gama de produtos.

Minhas conclusões sobre Óleo Mineral são exatamente claras e simples. Óleo Mineral não trata os fios e está na máscara por ser um ingrediente barato que rende para a indústria de cosméticos o efeito de manter a hidratação dos fios envolvendo eles em um pequeno filme, dar peso e emoliência ao produto ao qual ele faz parte.

Para mim a função do Óleo Mineral é exatamente essa e por isso não irei fazer vista grossa em relação ao seu uso, se ele mal trata os cabelos e é barato, acredito que sua utilização ao longo do tempo será descontinuada.

Mas porque ronaldo?

Grandes marcas da indústria de cosméticos já estão mostrando que é possível sim fazer bons produtos sem precisar apelar ao nosso odiado óleo mineral, o que falta é investimento e empenho em criar uma composição que possa realmente tratar nossos fios e trazer bons resultados.

É o que eu sempre digo as leitoras e faço uma pergunta sincera para vocês.

Vocês preferem um lançamento de uma nova maquiagem ou preferem um produto que irá cuidar da pele, corrigir as imperfeições e combater o envelhecimento e sinais de expressão permitindo que você possa usar maquiagens baratas e ter uma pele de bebe?

Claro que a segunda opção é tentadora e a primeira opção seria o óleo mineral que funciona como maquiagem e a segunda opção é as composições de produtos que não usam de óleo mineral mas conseguem comprovar bons resultados.

Sabem o que me revolta?

Pagar de R$60,00 há R$100,00 reais em uma Máscara e quando ver a composição dela o segundo há terceiro ingrediente ser um óleo mineral "Ah que raiva" Eu sinceramente me pergunto, precisa disso?

Fico revoltado porque não são produtos BARATOS, existe um investimento e expectativa para seus cabelos, principalmente porque você quer que aquele produto TRATE os seus fios e lhe traga benefícios para sua vitalidade.

Agora com um investimento desse me vem apelar pro óleo mineral para maquiar meus fios?

Não precisam disso, eles já cobram um bom valor no produto o que faz com que possuam uma boa VERBA para investir numa boa composição e quando vemos têm uma substância tão barata que encontramos em qualquer produto? 

Minha conclusão final é

Óleo Mineral não trata os fios, somente cria um filme sobre eles fazendo com que mantenha a hidratação.

Existem boas Máscaras com Óleo Mineral e quando isso acontece é porque a composição é tão boa que compensa o óleo mineral.

Óleo Mineral em Máscara Cara acho injustiça e desrespeito com o consumidor, paga-se um pouco mais caro para ver boas substâncias "Como um óleo de argan concentradissímo" e não um Óleo Mineral que é muito baratinho. 

E por fim deem sua opinião a respeito do óleo mineral, eu mesmo tenho máscaras que valem a pena mesmo tendo óleo mineral, mas não compraria nunca mais uma Máscara de 90 reais com essa substância, têm outras que valem mais a pena.

E você meu leitor, ama ou odeia o óleo mineral?

O blog está sofrendo alterações de layout por isso ele está tão simples assim, mas em breve teremos novidades e um novo layout =p