15 de março de 2013

.

Como escolher um bom cabeleireiro? Venha descobrir e nunca mais erre na escolha


Buenos Noches meus amigos como vocês estão? Como estou prestes a cortar as pontinhas dos meus cachos e vem aquele medo de que o cabeleireiro corte tudo que você suou para crescer, venho trazer uma postagem que identifique um bom profissional capilar que lhe de segurança e conforto para deixar algo tão precioso na mãos dele, estamos falando do seu querido cabelo =p

Algumas pessoas possuem vergonha em cobrar seus direitos para o profissional cabeleireiro que está atendendo você, confesso que eu antigamente era uma dessas pessoas e tudo que o cabeleireiro falava estava bom e confiava 100% por cento no profissional e quase sempre nunca saia do jeito que eu gostava e a frustração e dinheiro jogado fora era o que eu levava pra casa.

Consenho do Guru dos Cachos: Se você têm esse mesmo problema que eu tinha e não consegue cobrar os procedimentos que você têm direito por vergonha o conselho é exatamente você levar um amigo ou parente seu que te apoio e saiba o que você quer de resultados. O intuito é que essa pessoa lhe  de força e seja seu porta voz se caso sua voz não saia, o importante é que aos poucos você adquira segurança para poder falar.

Pouca gente sabe mas cabeleireiros vende um produto especial concretizado por uma excelência no atendimento e serviço que visa suplir todas as expectativas e resultados que você deseja obter naquele atendimento com aquele profissional.

Posso dizer em poucas palavras que todo cabeleireiro vendem nas entrelinhas o sonho de um cabelo perfeito. 

É isso que esperamos quando entramos em um salão de cabeleireiro e nossa expectativa e medo está na ponta da língua e bem firme no coração. Queremos aquela solução para nossos cabelos, pesquisas comprovadas mostram que apenas 10% dos clientes já se direcionam ao salão totalmente felizes com seus cabelos, a outra gama de 90% dos clientes possuem algum descontentamento com seus cabelos e exigem uma solução que possa aumentar sua autoestima e bem estar consigo mesma.

Pode ser forte dizer isso, mas cabeleireiros vendem exatamente nosso desejo e esperança de ter um cabelo perfeito, tudo bem que nada na vida  é perfeito, mas queremos o mais próximo disso hahaahahhaahahahahaha

E com essa esperança que nos dirigimos ao salão afim de que o profissional qualificado possa dar outra vida e uma cara nova aos nossos cabelos que precisam de um bom trabalho para ficar do jeito que gostamos.

Dica Extra Guru dos Cachos: Não marquem seus procedimentos no salão em horários perto do salão fechar nas sextas feiras e sábados. Mas porque ronaldo? Por mais que o profissional seja diferenciado esses dois horários nessa duas datas  é exatamente aonde mais acumula aquele estresse no profissional além daquela mega ansiedade que ele tem de ir embora.

Você é a última cliente do dia, ele já está lá desde que o salão abriu cansado de atender várias outras clientes que já passaram naquele dia. Ele está desejando chegar em casa descansar ou aproveitar as últimas energias para sair com os amigos em um barzinho, e como é sexta feira e sábado dias que os amigos estão pentelhando para sairmos e nos divertimos, isso acaba dando aquela sensação nele de que você é a última, depois de terminar é a libertação hahahahahaaaahahaha Isso pode fazer com que ele acelere o procedimento ou pelo cansaço, acabe não realizando aquele mega tratamento nos seus cabelos que esperava.

Fujam desses horários na marcação dos salões por favor, agende para dias menos movimentados e horários que você não seja a última e o profissional tenha mais energia para se concentrar totalmente no procedimento =p



Agora vamos descobrir as dicas para escolher um bom profissional e que você saia realizada(o) com o cabelo dos seus sonhos e bem próximo a perfeição, bora descobrir.

Sempre Analise as Primeiras Impressões do Profissional:

Uma das primeiras coisas que devemos analisar é o cabelo do profissional que está nos atendendo (Isso não é preconceito e sim lógica)

Porque eu tenho que analisar o cabelo da profissional que está me atendendo?

Faço uma pergunta direta a vocês leitores e espero que me respondam nos comentários. Como um profissional que não têm a capacidade de arrumar com qualidade seu próprio cabelo vai cuidar do cabelo dos clientes? Essa imagem é muito negativa, todo cabeleireiro deve saber cuidar primeiramente do seu próprio cabelo e da sua apresentação pessoal para passar segurança de que é capaz de realizar um bom trabalho em seus clientes.

Seria  o mesmo que contratar uma baba que eu sei que ela dá umas palmadas nos filhos dela, colocar uma mulher dessa para cuidar dos meus filhos seria algo lógico? Claro que não é só uma comparação.

Então o modo que ela trata de seu próprio cabelo já me diz se ela é uma boa profissional ou não, e isso é sim um dos pré requisitos de escolha para definir um bom profissional.  Já entrei com minha namorada em muito salão que a cabeleireira tava com o cabelo todo bagaçado e com corte químico, querendo fazer nanoqueratização nela. Aí minha namorada me perguntou se a mulher era tão boa porque ela não dava um jeito no próprio cabelo dela? (E olha que a cabeleireira tinha uma boa lábia, explicou a nanoqueratização certinho) Deve ser porque ela não era tão boa profissional assim e faríamos uma escolha errada.

Observe o ambiente aonde será executado o trabalho

Não precisamos procurar um lugar luxuoso e sim um lugar acolhedor e que seja organizado para os procedimentos que o cabeleireiro irá aplicar nos seus fios. É nessa hora que você têm que sentir o ambiente leve e totalmente acolhedor para se sentir segura de que sua esperança está sendo depositada em boas mãos.

Fiz uma observação ao luxuoso porque já fui em São Paulo em alguns salões que só tinham luxo, mas que os próprios clientes queriam tirar onda da sua cara. Então analise muito bem o clima do salão e também da organização dos cabeleireiros que ali residem, se caso não houver um clima gostoso e humano e bem organizado, sinceramente repense  em fazer seus procedimentos nesse salão.

Se não possuem capacidade para se organizar imagine passar uma química que exige técnica e detalhes precisos. 

Descubra a parte humana do profissional

É nessa hora que você vai descobrir tudo sobre o profissional que vai vender o sonho do cabelo perfeito. Pergunte tudo para ele e não deixe escapar nenhuma da suas dúvidas, isso faz com que você sinta se o cabeleireiro tem carinho por ouvir todas suas angústias "Que não são poucas" e dar atenção e assegurar que realizará um bom procedimento. "Sei que tem gente que vai no salão e conta o histórico capilar de 3 anos seguidos ok hahaahahhaa"

Nesse momento você descobre a qualificação e experiência do profissional, como cursos que realizou e aonde ele já trabalhou,  e também utiliza esse momento para fazer suas perguntas e tirar possíveis dúvidas além de fazer seu clássico desabafo capilar.

A sintonia que têm que surgir é que o profissional te acolha com uma palavra amiga e pense em você, não como uma cliente a mais que irá pagar no final do tratamento, e sim uma amiga que precisa de ajuda para ter seus cabelos saudáveis e sua autoestima de volta.

Essa relação é a mais importante das dicas, é aqui que você vai poder sentir segurança máxima no profissional e conhecer seu trabalho e sua paciência.

Se você for fazer procedimento químico observe se ele vai se prontificar a fazer um teste de mecha

Teste de Mecha é o procedimento único que serve para salvar seus fios de uma mega cagada do profissional. É esse procedimento que irá avaliar se a estrutura dos seus fios está apta ao procedimento que você deseja fazer. É função PRIMORDIAL do cabeleireiro realizar o teste de mecha para garantir sua segurança. Se vocês dois começarem a conversar e ele em nenhum momento sequer falar do teste de mecha pode fugir desse profissional, ele está nem um pouco preocupado com o que vai acontecer com seu cabelo.
Isso acontece com tanta frequência e como eu não sou usuário de química esses acontecimentos acabam acontecendo com minha namorada e quando acompanho ela nos salões frequentemente vejo os profissionais sem perguntar sobre o teste de mecha. Uma vez a cabeleireira tentou se esquivar e disse que não citou do teste de mecha porque iria realizar no dia da marcação.

Mas você marca o teste de mecha ao invés de fazer na hora? E no dia se o cabelo recusar o teste de mecha o cliente e você vão perder tempo? Não caiam nessa galera, sem teste de mecha diga tchau ao salão com muito orgulho.

Observe quais os produtos utilizados por ele e seu conhecimento sobre os produtos que irá aplicar em seus cabelos

Os produtos do cabeleireiro tem uma relação muito importante com sua analise se aquele profissional é bom ou não, porque é obrigação dele ter conhecimento sobre todos os produtos que ele está utilizando.

Seja aquela cliente chata e pergunte tudo sobre os produtos, manutenção e como você pode cuidar dos seus cabelos em casa, se ele recomenda alguma linha de manutenção para ser usado junto com seus procedimentos. Alguns cabeleireiros fazem um mini cronograma capilar com manutenções no salão e também indica produtos para você utilizar em casa, isso é bom e mostra comprometimento com a saúde dos seus fios. Afinal de contas todos sabemos que apesar do cabelo sair lindo depois de um procedimento químico, é preciso redobrar os cuidados em casa.

Se o profissional se enrola para falar dos próprios produtos que irá utilizar já fique com os olhos abertos para sair do salão. Faça perguntinhas chatas e pertinentes como "Qual o principal ativo dessa composição?" 

Sinceridade acima de tudo

Profissional sincero vale por dois e sinta se ele está sendo honesto e sincero principalmente quando vai usar os produtos nos seus cabelos.

Quem nunca viu aquela cena clássica do cabeleireiro indo pra um quartinho ou cantinho e misturar alguma coisa que a gente não sabe o que é?

E depois volta e você pergunta o que ela adicionou e ela fala "É o meu segredinho, meu diferencial"

Diferencial sei hahahaahahahahh isso já aconteceu tanto comigo que já cansei de passar por essa situação e quem faz um bom trabalho não precisa esconder nada de você. Diferencia ou segredinho tudo deve ser compartilhado com o cliente, afinal de contas quem paga é você e o resultado daquela misturinha milagrosa é nos seus fios que vai agir. Então se isso acontecer mantenha sua postura e engrosse pro lado do profissional e pergunte o que ele passou, se a conversa não ter solução sinta-se no direito de levantar e ir embora. É por essas misturinhas que já vi muita quebra capilar por causa desses batismos de procedimentos com química, fiquem ligados.



Última mega dica é O marketing boca a boca te leva ao melhor salão

Não conheço nenhuma cliente de salão que não seja chata hahahahahahaha chata no bom sentido, mas confesso que mulher é muito exigente que para elas dizerem que um salão É BOM pode ter certeza que algum bom diferencial aquele salão tem e vale a pena investir analisando todas as dicas que dei.

Então quando começa aquele boca a boca falando de tal salão e que os profissionais são bons, lembre-se que muita gente  tão exigente como você já passou naquele salão e gostou, então vale a pena testar esse salão para ver se ele enquadra-se nas suas expectativas. Claro que o salão pode não ficar dentro das suas expectativas, mas pelo menos você terá uma chance maior de escolher um bom salão.

Chegamos ao fim da postagem, gostaria do comentário de vocês sobre suas experiências profissionais em salão e como vocês escolhem o cabeleireiro certo para cuidar do sonho de ter fios saudáveis e sempre bonitos.

Muito obrigado pela leitura e se gostaram da matéria divulguem curtam e comentem.