11 de março de 2013

.

Qual máscara para cada tipo de cabelo? Bora conhecer?


Buenos Días my friends, como vocês estão? Eu estou bem, a vida está uma corrida demais, confesso que estou em débito com vocês porque não estou conseguindo responder todos os comentários e postar, mas prometo que final de semana normalizo a situação dos comentários e dos emails com dúvidas, pode ser meus amigos?

Dessa vez venho trazer uma dúvida muita frequente que recebo nos meus comentários e também nos emails que eu recebo com  as dúvidas do leitor. Então a postagem de hoje terá um foco para a máscara para cada tipo de cabelo, analisando sua utilização dentro do cronograma capilar, ao qual já falei aqui e aqui.

Mas ronaldo cada máscara existe para cada perfil de cabelo? A resposta conclusiva é sim, cada máscara criada pela indústria de cosméticos visa um perfil de cabelo diferente. Podemos observar isso em quatro tipo de cabelos que mais as indústrias de cosméticos se inspiram para criar suas máscaras de tratamento.

Cabelos Quimicamente Tratados: Esse é o maior foco da indústria de cosméticos principalmente porque uma coisa acaba puxando a outra. No brasil a taxa de venda sobre químicas de transformação da estrutura capilar ainda é grande, o que acaba puxando um outro lado da moeda muito interessante, porque as químicas de transformação são as que mais causam danos severos a fibra capilar, e o que  podemos fazer depois da opção de usar uma química e saber que os cabelos ficaram danificados?

A opção viável para continuar a ter cabelos saudáveis é exatamente utilizar produtos com potencial para reparar esses danos causados por essas químicas, é exatamente aí que uma coisa puxa a outra, a química causa os danos e a indústria capilar formula os produtos para reparar esses danos,  e como a venda de químicas é a maior taxa no brasil, o que não falta é produtos visando a reconstrução capilar para cabelos danificados.

Sabemos que a fibra "Cabelo" capilar consiste e se compõem-se de:

90% da proteína queratina que contém, na sua estrutura, 18 aminoácidos.
8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico. 
2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Então levamos pelo dado técnico de que os cabelos têm 80% a 90% de sua composição na forma de proteínas, estas por sua vez são produzidas por nossas células do couro cabeludo usando como matéria-prima os aminoácidos.

Mas existem fatores como químicas, escova, chapinha, que mexem nessa cadeia de aminoácidos e proteínas totalmente essencias aos cabelos, que acabam por enfraquece-los, deixando quebradiços, finos e com queda. Para saber mais leiam essa matéria sobre reconstrução capilar aqui


Então cabelos quimicamente tratados precisam exatamente do que? Das proteínas que foram perdidas por esse processo químico. Claro que você não pode ir direto para a etapa reconstrutora sem antes seguir o cronograma capilar, mas essa etapa é a mais importante para esse perfil de cabelo.




Dando um exemplo temos a Máscara da Amend Gold Black Azul que é considerada uma repositora de massa capilar.

Quando ouvimos o termo "Repositor de Massa Capilar" já nos vem a mente uma composição focada nas proteínas essenciais aos fios, especialmente a Queratina, para dar o efeito e resultados reconstrutores nos fios.

Particularmente até eu que tenho cabelos sem muitos processos químicos utilizo essa Máscara como minha reconstrutora. Ela repõe todas as proteínas necessárias aos fios sem pesar e trazer aquele aspecto enrijecido. Sua composição é focada em Queratina e outras proteínas essenciais, como a Creatina, Lisina e afins. 



Vemos mais um exemplo de reconstrução capilar também repositora de massa capilar, mas essa não têm queratina em sua composição.

Como assim ronaldo ela é repõem massa capilar mas não tem é queratina? Exatamente isso galera, ela é uma excelente máscara por causa disso. Ela não têm queratina porque é formulada por uma empresa de cabelos cacheados, aonde o foco dessa reconstrução é repor as proteínas essenciais sem precisar enrijecer ou pesar os fios.

Quem faz processos químicos e quer tentar realizar duas reconstruções por semana para repor as proteínas que o cabelo perdeu essa máscara é uma boa pedida. Suas proteínas arginina , creatina e lisina vão formar a reposição da massa capilar enquanto a manteiga de manga irá nutrir carinhosamente os fios. Uma opção para quem quer reconstruir os fios sem precisar se arriscar no excesso de queratina =p

Cabelos Ressecados: Lembra daquela tabelinha que mostrei em outras postagens antigas sobre como se compõe nosso cabelo? Nesta fase os  8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico é que estão sofrendo os danos causados por ressecamento, e a maioria das pessoas não sabem porque a Hidratação é tão importante, e depois a Nutrição.

A hidratação é tão importante porque se temos somente 8% de água em nossos fios, imagine o que irá acontecer se tivermos apenas 4% de água nos fios? Cabelos ressecados e embolados, difíceis de pentear e secos são falta dessa reposição hídrica dos fios. É exatamente aí que entra as hidratações e os produtos voltados para cabelos ressecados.


Uma hidratação potente é boa para reter a umidade nos fios, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade. A função da máscara hidratante é exatamente repor a água que foi perdida e manter essa umidade por mais tempo fazendo com que os cabelos percam o aspecto ressecado. 

Um dos componentes mais utilizados para essa função é exatamente os Silicones "Que blindam os fios" fazendo com que eles mantenha os nutrientes que foram absorvidos na etapa de Hidratação. Também é muito comum vermos em máscaras hidratantes componentes umectantes que iram fazer essa ligação da água se depositando nos fios e devolvendo seu aspecto Hidratado.



Os óleos orgânicos também são excelentes agentes que retém a hidratação dos fios por muito mais tempo, porque eles envolvem os fios com uma película lipídica que fará com que a hidratação fixe por mais e mais tempo.

Mas ronaldo, a Máscara da Surya têm óleos, ela não seria Nutrição? Como sempre digo, não são somente os óleos que podem nutrir o fio, na verdade todo segredo está no bulbo capilar, que é ele que absorve os nutrientes. Ceramidas por exemplo, possuem mais poder nutritivo do que uma gama de óleos, porque as ceramidas nutrem diretamente o bulbo capilar.


Nesse caso os óleos contidos na Máscara somente auxiliam na retenção da água nos fios o que acaba caracterizando a etapa de Hidratação.

Cabelos Severamente Ressecados: Cabelos extremamente ressecados estão passando por uma fase que precisam de uma alta reposição lipídica nos fios. Indo pela porcentagem que compõe nossos fios,8% de água, lipídeos é o estado natural, um cabelo extremamente ressecado está passando pela margem de 3% a 2% de lipídeos, o que é uma queda absurda na textura dos fios, no qual precisa repor essa gordura para ter a vitalidade e sedosidade dos fios.

Sabiam que quanto mais os cabelos estão ressecados mais fios perdemos no ato de desembaraçar? A explicação é conclusiva porque como os cabelos não têm uma gordura suficiente para deslizar, eles secos e opacos acabam criando uma força de resistência ao desembaraçar, fazendo com que você perca mais e mais fios que não deveria estar perdendo.


Na fase da nutrição a composição e o resultado nos fios precisam se manter unidos, porque uma é tão importante e determinante como a outra, não adianta ter uma composição nutritiva e ter um efeito hidratante nos fios, e vice e versa, o importante é sentir como seu cabelo se adaptou a etapa do cronograma capilar.

Porém uma boa escolha na nutrição é uma máscara que possa trazer mais de 1 componente nutritivo, fazendo com que seus cabelos aceitem bem essa etapa do cronograma capilar. No caso dessa Máscara a composição possuí uma rica gama nutritiva, como Manteiga de Cupuaçu, óleo de argan, óleo vegetal hidrolizado, castanha de cavalo "Na resenha eu explico hohohohoho" Camomila, Arnica Montana, Extrato de Alecrim ainda são o restante que enriquece essa composição. E o resultado nos fios é aquela nutrição de deixar os cabelos molinhos e nutridos, devolvendo toda a camada lipídica dos fios.



Eu sempre digo que a Nutrição deve abranger vários componentes nutritivos, não somente se focando em óleos e manteigas. Uma das melhores formas de nutrir  os cabelos é com auxilio da ceramidas, que também auxiliam na porosidade dos fios.

Para quem não sabe a porosidade e o ressecamento excessivo andam de mãos dadas. A diferença da porosidade é que os fios param de responder aos processos de hidratação e nutrição e ficam com aspectos de fios sem vida e opacos. As vezes confundimos ressecamento com porosidade e não sabemos afinal o que nosso cabelo necessita. Exatamente por isso que a nutrição com ceramidas irá nutrir o bulbo capilar e se caso você também tenha porosidade os cabelos voltaram a ter vida e sedosidade.

Essa máscara da loreal absolut repair é uma das melhores nutrições que já utilizei e uso até hoje. O preço é salgado, mas ela vale a pena todo o investimento porque os resultados são acima da média, são magníficos.

Em breve trarei para vocês o perfil das Máscara para cabelos loiros, com mechas ou com colorações.

Espero que tenham gostado, peço aquela ajudinha básica para curtirem  a postagem e comentem qual sua máscara preferida para seu perfil de cabelos.

Muito obrigado, agora vou lá responder os comentários das outras postagens