1 de março de 2013

.

Colágeno e Elastina, proteínas amigas dos cabelos cacheados e lisos.


Buenos Días Niños e Niñas como vocês estão? Gostaria de pedir umas orações para vocês porque ainda estou dodói e tenho que ficar de repouso e como já tinha umas postagens programadas e preciso ocupar a mente, estou aqui com vocês para distrair, brincar e trazer aquele conhecimento que vocês gostam com muito bom humor e diversão, porque se erguer é o bom da vida.


Hoje venho trazer uma postagem que gostaria que as pessoas que possuem cabelos cacheados ou não pudessem me responder.

Vocês sabem, dentro de uma composiçao, o que torna aquele produto capilar especialmente voltado para cabelos cacheados? Dou uns segundinhos pra pensar, estou bonzinho hahahahahaha

Não acharam a resposta não foi? "Dou uma dica, está escrito na foto inicial da postagem rs"

Sim meus amigos leitores e leitoras, os componentes especiais nos produtos de cabelos cacheados são exatamente a Elastina e o Colágeno, duas proteínas essenciais para a saúde, resistência, elasticidade e definição e selamento dos fios.

E essas proteínas também são importantes para revitalizar os cabelos lisos que sofreram problemas com a elasticidade por causa de processos químicos mal feitos, e se você está com os cabelos lisos elástico e já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer, está na hora de olhar carinhosamente para o Colágeno e a Elastina, composições encontradas na maioria dos produtos para cabelos cacheados e no final da postagem falo disso com mais carinho.

Voltando as proteínas amigas dos cabelos cacheados, faz exatamente 1 ano que tenho pesquisado que os produtos voltados especialmente para cabelos cacheados SEMPRE possuíam colágeno ou elastina em suas composições. As vezes as duas proteínas estavam presente fortalecendo ainda mais os resultados do produto, foi aí que me veio a curiosidade a me perguntar o que essas proteínas tanto auxiliam os fios cacheados.

Reflexão essa que veio após o uso da Hidramax Colágeno da Elseve que fazia meus cachos ficarem tão definidos e blindados e depois observar que todo produto com colágeno e elastina que eu usava o meu cabelo gostava, então fui a fundo nessa reflexão e pesquisei sobre essas proteínas nos cabelos cacheados, bora conferir?


Primeiramente vamos descobrir juntos qual a função dessa duas Proteínas e porque ela auxilia tanto os cabelos cacheados a ponto da maioria dos produtos voltados para cachos possuírem elas na sua composição. Alguns exemplos como Seda, AltaModa, Tresemme, SalvaFios, Capicilin, Bonacure que possuem colágeno ou elastina em sua composição e são todas linhas voltadas para os cabelos cacheados. Colágeno e Elastina possuem funções parecidas então colocarei a explicação das duas em uma só explicação

Colágeno e Elastina: É rico em aminoácidos essenciais à manutenção do equilíbrio fisiológico dos cabelos, e portanto, é indicado como agente de performance em condicionamento, maciez e suavidade, principalmente os cabelos danificados por processos químicos, como tingimento, descoloração, permanentes, sol ou poluição em excesso. Age aumentando a resistência dos fios de cabelo e estas agressões e dá elasticidade ao mesmo.

O colágeno é uma proteína importante, assim como a elastina e a queratina. Apesar dos cabelos serem formados no bulbo capilar quase que completamente por proteína queratina, seu corpo usará os aminoácidos do colágeno para formar fios saudáveis.

A Elastina se encarrega de reestruturar a Elasticidade dos Fios trazendo vitalidade e um fio mais resistente as agressões futuras. Possuí capacidade de reter melhor a umidade nos fios  condicionando e fortalecendo o mesmo.

Quando usamos remédios capilares de via oral como base no Colágeno, o organismo quebrará esse Colágeno em uma imensa gama de aminoácidos e seu corpo usará exatamente esses aminoácidos para formar a queratina no bulbo capilar, interessante não acha?

Por isso que quando usamos Colágeno ou Elastina  nos cabelos cacheados sentimentos nossos cachos mais definidos, resistentes e mantendo a umidade e hidratação, exatamente porque essa dupla está fortalecendo e dando elasticidade aos fios, tudo isso sem perder as propriedades de condicionamento e hidratação dos fios.

É natural quando usamos produtos focados nessas proteína vermos nossos cachos mais definidos e soltinhos, tudo isso por causa da capacidade delas deixarem os fios selados, unidos, resistentes e com uma elasticidade natural que define a estrutura de nossos cabelos cacheados.

Ixi ronaldo será que isso é verdade? Será que não é jogada de marketing?

Vou dar um exemplo de alguns produtinhos que possuem colágeno ou elastina em suas composições e os resultados garantidos nos fios cacheados.



AltaModa Cabelos Cacheados: Tratamento Noturno a Base de Colágeno e Óleo de Jojoba que une a perfeição de uma composição sem silicones, parafinas e afins. Tenho esse produto e digo que ele salvou meus cachos no momento da minha primeira transição há quase 3 anos atrás e até hoje uso ele. Eu particularmente gosto muito do Óleo de Jojoba porque ele é umectante mas principalmente porque ele é um sebo regulador e que nutre o bulbo capilar controlando toda aquela oleosidade indesejada.

Por causa disso eu uso esse Tratamento Noturno como creme de pentear. Isso mesmo pessoal, eu uso ele para estilizar meus cachos e a definição dele é extremamente rica, eu sinto o colágeno unindo meus cachos e mantendo a hidratação, definindo e formando cachos mais soltos e hidratados. O óleo de jojoba protege meu couro cabeludo por isso aplico ele como creme de pentear, além de sentir toda a umectação desse óleo perfeito.

A promessa do produto é uma linha especial para cachos e olha o Colágeno, proteína amiga, fazendo a cabeça dos fios cacheados.




Seda Cachos Comportados Nutri Seladora: Eu sei que muita gente me bate porque esse produto só tem coisinha tranqueira nele como parafina líquida desde o shampoo até o creme de pentear mas eu não consigo ficar sem ele, so sorry rs.
Esse creme de pentear sempre me salva quando meus fios ficam totalmente indomáveis e não têm óleo ou creme que segure, eu passo ele tudo fica comportadinho, hidratado e no lugar. A composição dele possuí Elastina, que é a proteína amiga dos cabelos cacheados, e o que eu sinto quando faço a aplicação desse creme de pentear é que os cachos se soltam e ficam hidratados possibilitando que eu consiga concluir a estilização com cachos bem soltinhos e definidos que é como eu gosto.

O PH dele pra mim é um diferencial, a maioria dos produtos da Seda mudaram da água pro vinho e a maioria dos seus produtos possuem uma atenção a mais com PH selador da cutícula do fio, o que acho uma tendência interessante que outras empresas renomadas deveriam também prestar atenção, em mostrar o PH e se empenhar em fazer produtos com PH baixos que possam selar e danificar menos os fios, principalmente os shampoos.




Salva Fios Cachos Control: Primeiro leite de pentear que tem consistência de creme de pentear então acabo usando ele como finalidade de creme de pentear. A consistência dele é bem grossinha e não compensa usar como leite de pentear porque se você for passar um creme de pentear por cima vai ensebar porque  o salva fios cachos control já é consistente e bem oleoso.
Gosto dele porque deixa os cachinhos bem definidos e hidratado mantendo a elasticidade dos fios cacheados e quando olhamos a composição podemos ver o Colágeno e a Elastina juntas fazendo a função de maciez e suavidade dos cachos com alta definição dos cachos.




Elseve HidraMax Colágeno: Foi o primeiro Produto a Base de Colágeno que utilizei e meus cachos sentiram a diferença na hora, uma mega hidratação que definia os meus cachos, com essa Máscara é que iniciei os cuidados com meus cabelos cacheados e até hoje utilizo ela no meu cronograma capilar.
Uma infelicidade a Elseve ter colocado parafina líquida na atualização dessa Máscara de Tratamento, considerava ela uma das melhores máscara de hidratação liberadas para a técnica low no poo e agora ela se foi =x mas não posso descontinuar o uso dela porque meus cachos gostam demais, sinto todo o efeito de definição e hidratação dos meus cachos.

O PH dela é seladora e isso auxilia muito o tratamento dos fios fazendo com que eles possam manter os nutrientes por muito mais tempo.

Agora uma dica para os cabelos elásticos lisos: Quando temos problemas de elasticidade dos fios por causa de processos químicos já logo lembramos de processos de reconstrução "Queratina" para reconstruir os fios trazendo vitalidade a fibra capilar danificada.

Neste caso o colágeno e a elastina são muito importantes para tentar reverter o processo de elasticidade dos fios que muitas pessoas acabam possuindo em maus procedimentos químicos. O que eu aconselho é utilizar não só produtos reconstrutores e sim produtos que irão auxiliar o bulbo capilar na vitalidade dos fios elásticos que necessitam de tratamento.

Por isso indico Ceramidas, Elastina e Colágeno para reverter o processo de elasticidade dos fios, já que o Colágeno que auxilia o bulbo a formar queratina para a fibra capilar, nascendo fios fortes e saudáveis enquanto a elastina tratará de fortalecer esses fios elásticos tentando reverter sua situação.

Foque-se em nutrir e auxiliar o bulbo capilar a reverter essa elasticidade, unindo proteínas, vitaminas e reconstruções.

Desculpem pessoal se a postagem não ficou muito boa, prometo manter sempre o mesmo nível das postagem, hoje estou meio desanimado por causa da saúde, mas final de semana estarei com força total.

Muito obrigado a todos que acompanharam a postagem, peço aquela ajuda básica de curtir a postagem para divulgar ela nas redes sociais e comentem suas dúvidas sobre a Elastina e o Colágeno, e se os cabelos cacheados gostam dessa proteína que está na maioria dos produtos para cabelos cacheados.